25 de out. de 2011

Um pouco da VARIG e VASP em 1998


     Um vídeo como este, deve deixar sensiblizados todos os funcionários que trabalharam nessas empresas. As organizações que tiveram atuações importantes para a sociedade, deixam saudade e um vázio indescrítivel para  todos os ex-funcionários. Este sentimento é real, pois aconteceu comigo, quando a RFFSA-Rede Ferroviária Federal S/A. deixou de existir como empresa ferroviária. A mesma lacuna deixada pelas empresas aéreas no coração dos aeroviários foi a mesma no  dos ferroviários.
     A  tecnologia dos computadores, a internet, a globalização da economia e a competição predatória, vem transformando o comportamento dos profissionais da atualidade, tornado-os insensíveis. Convém salientar que,  o maior tempo de nossas vidas passamos nas organizações e como tal, devemos exercer nossas atividades com amor e dedicação, pois,   " a organização somos todos nós; nós somos a organização." Bennis.

20 comentários:

Anônimo disse...

Passamos a maior parte de nosso dia na organização em que atuamos o que nos faz parte dela, e conseqüentemente ela também faz parte cada um de nós. Para aqueles que fizeram parte dessas duas empresas este vídeo traz saudades, e a certeza de cada um (ou pelo menos a maioria) tem certeza de que deu o seu melhor, o que contribuiu para o grande sucesso que foram a Vasp e Varig.

Erivonaldo Lima, GC 1 Noite

Anônimo disse...

Durante uma nova conjuntura de mercado extremamente competitivo,tornou-se necessário buscar uma eficiência operacional e um bom planejamento,pois, tanto a Varig como a Vasp tinham um objetivo de sustentar esse padrão e manter-se como símbolo da modernidade do país,com destaque para o excepcional serviço de bordo e atendimento ao passageiro. O mundo de hoje,caracteriza-se em constante mudança organizacional,com vários aparecimentos de forças que chegam de fora,como as novas tecnologias,novas oportunidades ou limitações do ambiente(econômico,político,e social),com isso as duas empresas aéreas tiveram uma ausência de transformação na aréa estrutural e comportamental,que provêm da tensão organizacional : Tensão nas atividades,interações,sentimentos ou resultado de desempenho no trabalho.

CLÁUDIA BORGES GC1N

Anônimo disse...

De fato Garrett tem razão quando diz que deixa saudades e ao mesmo tempo deixa tristeza em quem participou do crescimento de uma companhia como a VASP e VARIG.Essas empresa tinham além de atender o mercado com excelencia tinham que preparar para atuarem em seus hangares para realizar manutenção nas aeronaves o que eram bastante dispendioso e com isso encarecia toda sua operação. Na decada de 80 á 90 não existia em nosso país uma escola técnica que preparassem pessoas com objetivo de dá manutenção em aeronaves, as proprias empresas tinham que preparar seu quadro de funcionario cada um com sua expecialidade, a Vasp possuia em seus quadros de funcionários 2.200 para atender apenas 46 aeronaves.
Nos aeroportos maiores como guarulhos existia a divisão do trabalho entre os funcionarios uns cuidavam dos check-in, outros dos transportes de cargas, outros nas manutenções em solo e assim sucessivamente.
Nesta época existe uma procura maior por partes das mulheres em fazer cursos técnicos para dá manunteção nas aeronaves.
podemos observar que essas grandes empresas tinham tudo para ter dado certo se tivessem tido a compreensão das mudanças do mercado, se não tivessem feitos investimentos grandiosos como eram feitos, podendo em fim tercerizar algumas funções e com isso diminuir seus custos tornando mais competitivas as empresas para sobreviver a uma nova era.
Contudo essas renomadas empresas deixará saudades para quem teve a oportunidade de VOAR VARIG / VASP.

Alexander Rodrigues
GC1 - NOITE

Anônimo disse...

A competição na aviação comercial brasileira no ano de 1998,fez com que a Varig neste ano tomasse duas medidas drasticas,que resultou no balanço o mercado de vôo doméstico,reduzindo os preços em 60% das passagens,cancelando também o acordo de divisão de rotas com as outras duas maiores empresas de aviação do Brasil,entre elas a Vasp,passando a ser um concorrente direto. A Varig chegou a atingir um patamar mais elevado do reconhecimento público dentro e fora do Brasil,com destaque para o excepcional serviço de bordo e atendimento ao passageiro,já a Vasp se orgulhava de ser dona de sua própria frota e não ter despesas com leasing,chegando a fazer manutensão de aeronaves para outras companhias áereas,com a Variglog e a Bras,tendo também como ponto forte a Vaspex uma subsidiária da empresa Vasp tendo despacho imediato de correspondências,documentos e objetos. mesmo com todos esse oferecimnentos que a empresa dava em serviços,infelizmente a organização não buscou inovar,fazer um planejamento de mudanças, pois,o mercado crescia junto com as novas técnologias estruturais como também operacionais.
ESTAMOS DIANTE DE DUAS EMPRESAS QUE TIVERAM MISSÕES BRILHANTES PERANTE TODA A SOCIEDADE.

ALEXANDER RODRIGUES GC1N.

Anônimo disse...

As duas empresas aéreas foram durante muito tempo conhecidas mundialmente,devido as suas qualidades ,tanto no setor de relacionamento direto com seus clientes,como indiretamente. A Varig com todo o seu excelente atendimento de bordo,sitando como um dos principais os pilotos com suas experiências extraordinárias,tendo também a Vasp com sua praticidade e qualidade nos setores de transporte de correspondências e técnico. As duas companhias tiveram um sério problema,tendo uma ausencia em buscar inovação,planejamento,diante do crescimento da técnologia no mundo,com isso elas tiveram uma queda drástica ,surgindo assim novas companhias e com bastante inovações,deixando-as para traz. Hoje tanto a Varig como a Vasp estão de alguma forma participando mesmo que seja na lembrança na vida das pessoas,que um dia as prestigiaram.

Ronaldo Pereira GC1N

Anônimo disse...

Este video demonstra que além de saudade para aqueles que acompanharam o crescimento destas duas grandes empresas, o mesmo também quer mostar que o crsciemnto da globalização, as novas tecnologias e o mercado capitalismo exigiram que as organizações montassem um planejamento buscando uma eficiência maior, com o objetivo de sustentar o seu padrão de atendimento acompnhando as inovações do mercado.Com isso verificamos que tanto a Vasp como a Varig tiveram uma certa dificuldade em acompanhar este crescimento do mercado de aviação, mas com certeza continuam contribuindo de forma indireta, pois ficarm na lembrança daqueles que um dia foram previlegiados em utilizar o serviço das mesmas. Anderson Lessa GC1N

Unknown disse...

O documentário comprova que a Varig era muito empenhada em seu trabalho e se preocupava com o futuro profissional do funcionário. Ela sempre teve visão no futuro e sabia que um bom profissional é aquele que se qualifica, então, eles trabalharam muito para manter os funcionários sempre atualizados com o mercado e com as necessidades da empresa. Sendo assim, o colaborador não iria ficar desempregado durante toda a crise financeira que ocorria durante o funcionamento da empresa. A qualidade e garantia de uma viagem tranquila era o seu forte. Identificar e valorizar o futuro profissional do colaborador é o necessário para o crescimento da empresa.
Laryssa Millena N5

Unknown disse...

A Varig era uma empresa com excelência em atendimento, qualidade nas refeições a bordo, limpeza, segurança, garantido o sorriso dos tripulantes, sendo marcada por diversos reconhecimentos e expansões. Mobilizando seu público interno, através das qualificações e cursos, visando aprimorar a cultura externa para prestar um bom serviço, além de, contribuir para o senso de pertencer e para a realização das pessoas. Att: RosÂngela Atroch / Fama N5 / 02.03.16

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vendo todo funcionamento destas empresas, fico a pensar na grande perda do Brasil, era uma exelente empresa em toda sua expansão, e com grandes chances de maior crescimento. O padrão da varig era exelente, sem falar em todo o atendimento e conforto nos vôos. Fica um enlutado sentimento aos que dedicaram maior parte do tempo dentro da Varig e Vasp.
Flávio Teixeira N5

Unknown disse...

A Varig alem de ser uma empresa que prezava pela qualidade nos serviços prestados aos passageiros, investia também na formação de seus funcionários, fato que nem todas as 51 empresas da época faziam. Alem de contar que todas as vezes que o avião pousava, era realizada uma vistoria na aeronave, para que a segurança continuasse nas mais de 50 aeronaves da companhia. Era perceptível a maneira como ela contribuía para sociedade, gerando empregos e valorizando cada um. O Brasil perdeu uma empresa de prestigio, perdeu a capacidade de mostrar ao mundo que tínhamos nas mãos serviços de qualidade. At.: Patrícia Muniz / Fama N5.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O profissional ingressado para trabalhar em uma empresa como foi a Varig,pode-se dizer que teve uma qualificação de qualidade.Ela oferecia treinamento para uma maior especialização na área que ira exercer sua função.A mesma veio para o mercado e abriu portas para varias pessoas,onde muitas mulheres tiveram a oportunidade de emprego.O padrão criado pela empresa ainda é lembrado e ficara marcado para sempre.
Thaís Barros N/5 FAMA.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eram empresas que se preocupavam com seus funcionários com treinamentos e qualificações de acordo com as necessidades existentes. Com certeza essas empresas foram um grande marco na história da aviação brasileira, na geração de empregos e na valorização do ser humano. Josiane N5

Unknown disse...

Quando se fala dessas duas empresas podemos ver que ela não se preocupa com o bem esta dos seus clientes, não é só isso que vem a mente deles mais sim da a importância e valor a seus funcionários. Eles não só querem um funcionário que chegue e se estabilize, da a oportunidade ele crescer profissionalmente e se qualificar cada vez mais. É tão bom ver a forma que ele se preocupa com a qualidade de seus serviços de ver as aeronaves a cada pouso, antes de sair também para alguma viagem de ter funcionários que possam entender o que seus clientes venham a falar. O Brasil perdeu grandes empresas, empresas que não só está focada em suas economias e seu capital mais que vai mais alem disso, vai em busca de qualidade em seus serviços tanto para seus profissionais quanto para seus clientes.
Artur Gomes - N5

Unknown disse...

Infelizmente, perdemos duas grandes empresas de aviação, empresas que se preocupavam com os passageiros, desde o conforto, qualidade e segurança, nesse vídeo fica bem transparente o investimento que elas faziam em tecnologia e capacitação dos funcionários. Perda lastimável para nós passageiros.

Thiago Lima/ N5

Unknown disse...

Quem teve o prazer de acompanhar o surgimento e o crescimento dessas duas companhias, como a Varig e Vasp, sente saudade. Saudades do atendimento, das aeronaves confortáveis, do prazer de voar.
A Varig tinha um reconhecimento maior no mercado, o publico escolhia na maioria das vezes em viajar por essa companhia e eles focavam também no marketing da marca.
Do outro lado a Vasp, que tinha sua própria frota, e isso era orgulho para eles, não procuravam inovar e cativar seus clientes e acabavam perdendo para a Varig.
Infelizmente essas duas companhias não fazem mais parte do mercado.

Carolina Mello N5

Unknown disse...

Bom, esse vídeo fica bem visível de como que eles gastaram na época, a respeito de investimentos para sua própria melhoria. Essas duas empresas era bem respeitadas no mercado, pois elas se preocupavam com tudo que se tratava do bem estar dos passageiros. Uma lamentável perda, pois agora só restara saudades.

Jaqueline Montenegro N5

Unknown disse...

Infelizmente duas de nossas maiores empresas de avião foram extintas, essas eram empresas que se preocupavam com seus clientes acima de tudo ofereciam boa qualidade e segurança e esse vídeo mostra o quanto foi investido em tecnologia e capacitação de seus empregados. Acredito que nós passageiros também perdemos muito com a extinção dessas duas empresas.