9 de dez. de 2011

LOGÍSTICA A REBOQUE - PARTE 2

          A grande ferramenta administrativa para o desenvolvimento de uma Logística eficaz e eficiente, em qualquer situação, é o Planejamento em todos os seus níveis: estratégico, tático e operacional. Entretanto,pelos últimos noticiários da imprensa, os governantes brasileiros negligenciaram a elaboração de um Planejamento Estratégico visando a realização da Copa do Mundo de 2014, objetivando um apoio logístico a esse evento de caráter internacional. Essa negligência tornou-se evidente com o anúncio do Governo Federal de utilizar aeroportos militares para fazer frente a demanda de turistas e jornalistas, bem como dos deslocamentos das seleções de uma sede para outra.
          Em vista disso, está provado,cabalmente, que no Brasil a Logística está a reboque dos grandes empreendimentos. Como prova disto, podemos citar o empreendimento de SUAPE que, apesar de sua importância econômica, não vem contemplando a infra-estrutura viária nos mesmos moldes do desenvolvimento do Porto;  para comprovar essa minha assertiva,basta cronometrar o tempo utilizado para se deslocar de carro de Suape ao centro da cidade de Recife e vice-versa.
          Em resumo: Não temos estrutura logística para realizar com eficácia e eficiência a Copa do Mundo de 2014. Para aqueles desavisados e enganadores, um simples exemplo: um exércíto para realizar uma operação de ataque, seus generais estudam as vias de acesso existentes para saberem quantas divisões de infantaria poderão ser utilizadas no seu avanço contra o inimigo, evitando o congestionamento de suas tropas. É o exemplo simples e elementar de uma logística: As vias de escoamento têm que ser compatíveis com o movimento de veículos, pessoas e cargas.
           Sendo assim,esse Governo petista, com seu objetivo populista vem, irresponsavelmente, agindo no imediatismo, com ações e programas que visam "encantar" a massa populosa de pouca instrução.A realização da Copa do Mundo de 2014 é um exemplo disso.