6 de mar. de 2015

Tracks Of The Old Santa Fe - Volume Six - The Surf Line

Tracks of the Old Santa Fe-Vol5-Cajon Pass

The Longest Union Pacific Train - 1/10/10


 Este vídeo demonstra que os Estados Unidos valorizam suas ferrovias. Observem a conservação da via permanente, bem como a infraestrutura.Observamos ainda, que os vagões plataforma carregam dois contêineres de 40 pés, pesando cada um aproximadamente 30 toneladas; daí concluímos que, as linhas férreas são construídas para suportarem maior peso por eixo. Não é sem razão que os Estados Unidos tem a economia mais desenvolvida do planeta, com uma logística de primeira linha.

Santa Fe 3751 - Return to the Grand Canyon

Santa Fe GP60M leading the BNSF Trains on Pasadena Sub


  Este vídeo mostra a ferrovia Santa Fé, nos Estados Unidos-Estado da Califórnia. Observa-se que a via permanente( a linha férrea ) está em bom estado de conservação; área campinada, bueiros bem estruturados e conservados.
     Os norte-americanos consideram o modal ferroviário como um dos principais meios de transporte de carga e passageiros do país, sendo , inclusive, um dos pilares fundamentais da logística integrada. E, não poderia ser de outra forma, haja vista, que os Estados Unidos têm uma área geografica se estendendo de lesta a oeste, desde o Atlântico até o Pacífico. Além do mais, os norte-americanos, ao contrário dos brasileiros, preservaram e ampliaram a malha ferroviária, como podemos citar a ferrovia Santa Fé ( neste vídeo ) e a Union Pacific.( o Governo Federal erradicou vários ramais ferroviários, alegando serem deficitários).
     Ao leitor desta matéria, sugiro observar os vídeos das nossas ferrovias, hoje exploradas economicamente por várias empresas privadas, e observem a nossa via permanente( linha férrea ), bem como os nossos vagões e vagões-plataforma, e concluirá que existe pouco investimento nessa área.
     Torno a afirmar categoricamente: Enquanto o Governo Federal não definir uma política realista para o transporte  de carga no Brasil, colocando a ferrovia como um dos principais modais para o desenvolvimento econômico e social do pais, passaremos muitos anos para  termos uma logística digna de país de primeiro mundo.

Union Pacific SD40 and CSX at Rock Hill Rd


  Enquanto os norte-americanos preservaram e aprimoraram os principais corredores ferroviários, os governantes brasileiros desenvolveram uma política de erradicação de várias malhas ferroviárias existentes, e, erradamente, deram prioridade ao transporte rodoviário de carga.
     Ultimamente, o Governo Federal vem investindo nas ferrovias mas, com ações  pontuais e não como uma política global, que enquadrasse a nossa ferrovia no Sistema Logístico Nacional. É necessário um planejamento estratégico de transporte de cargas no país, estabelecendo planos de médio e longo prazos, que contemplem o sistema ferroviário em nível equânime com os outros modais. Com isso poderemos colocar a logística nacional  nos patamares dos países de primeiro mundo.

Norfolk Southern 20W Through Double Crossing


Observem a qualidade dessa Passagem de Nível-PN; o bom acabamento dos bueiros e da capinação, bem como, a qualidade dos vagões, dos vagões-prancha, e vagões-tanque, como também a estrutura da via permanente, que favorece a formação de grandes composições e de maior velocidade. Isso demonstra que os norte-americanos valorizam suas ferrovias, pois as mesmas se  constituem num dos pilares fundamentais do Sistema de Transporte da Carga do país, integrado com o transporte rodoviário, marítimo e aéreo. Então, afirmamos com razão que, a Logística norte-americana é a melhor do planeta.

Trem FCA na rampa do Terminal de Campo Grande, G12 acelerando forte


     Convém observar, que o transporte ferroviário de carga no Brasil está muito aquém da realidade territorial, com uma malha ferroviária  em torno de 28 mil quilômetros de linhas. Enquanto não se estabelecer uma politica colocando o modal ferroviário como um dos  pilares do transporte de cargas no país, a logística  brasileira ficará sempre à reboque das logísticas do primeiro  mundo. Para comprovar esta minha assertiva, basta  observar neste vídeo o estado precário da via permanente( linha férrea) nas imediações de uma estação; calcule o estado de conservação dessa via no interior. A falta de investimento no setor ferroviário é patente. Observe a falta de sinalização e vigilância na passagem de nível. Eu duvido que  esse fato ocorra em uma PN ( Passagem de Nível ) na ferrovia norte-americana ou em ferrovias de países de primeiro mundo.

Trens de carga enfrentam dificuldades para cruzar SP

Trem ALL em Pinhais cruzando passagem de nivel PN

Trens cargueiros - ALL - Bauru/SP


Observem que a via permanente está totalmente encoberta com matos, demonstrando uma total falta de manutenção.As vias permanentes( a linha férrea ) devem ter um tratamento continuado:  seu lastro deve ser bem estruturado com britas e capinação ao longo da via. Observem ainda, a precária PN (passagem de nível).
Sendo assim, como poderemos ter uma Logística competitiva com países de primeiro mundo? O Brasil precisa, urgentemente, de um Planejamento estratégico para o  Sistema de transporte de Cargas e passageiros , com enfoque principal no modal ferroviário, haja vista,as nossas dimensões territoriais;

[HD] Trem ALL cruzando PN no Tronco Sul

[HD] - Trem ALL com 6 locomotivas

4 de mar. de 2015

Crew Interviews from F-35C Sea Trials


Este vídeo demonstra que a Logística é uma das ferramentas principais para o desenvolvimento e implementação das táticas de combates, baseadas no planejamento estratégico das forças armadas norte-americanas. O F-35 é um  caça-bombardeiro multifuncional, isto é, um caça eclético, pois desempenha funções de caça puro,  de bombardeiro e de apoio às tropas terrestres a baixa altitude, inclusive, aterrizando e decolando na vertical.
Sendo assim, esse avião atende aos postulados fundamentais de um logística que é: a eficiência, a eficácia e efetividade nas tarefas de combate numa guerra moderna, com custos reduzidos. Para exemplificar, basta lembrar o desenvolvimento da logística na Guerra do Golfo- a chamada Tempestade no Deserto- comandada pelo General William Pagonis, que foi considerada a maior operação logística de todas as guerras. Caso existisse, na época,  o F-35 em atividade, o aparato logístico e os custos operacionais seriam tremendamente reduzidos e, talvez, o tempo de duração daquela Guerra teria sido menor e com menos desgaste emocional.

US Air Force F-35 ADVANCED TECHNOLOGY reveiled


Este vídeo demonstra que a Logística é uma das ferramentas principais para o desenvolvimento e implementação das táticas de combates, baseadas no planejamento estratégico das forças armadas norte-americanas. O F-35 é um  caça-bombardeiro multifuncional, isto é, um caça eclético, pois desempenha funções de caça puro,  de bombardeiro e de apoio às tropas terrestres a baixa altitude, inclusive, aterrizando e decolando na vertical.
Sendo assim, esse avião atende aos postulados fundamentais de um logística que é: a eficiência, a eficácia e efetividade nas tarefas de combate numa guerra moderna, com custos reduzidos. Para exemplificar, basta lembrar o desenvolvimento da logística na Guerra do Golfo- a chamada Tempestade no Deserto- comandada pelo General William Pagonis, que foi considerada a maior operação logística de todas as guerras. Caso existisse, na época,  o F-35 em atividade, o aparato logístico e os custos operacionais seriam tremendamente reduzidos e, talvez, o tempo de duração daquela Guerra teria sido menor e com menos desgaste emocional.
Convém observar que este exemplo militar tem plena abrangência na área de Administração de Materiais e Logística pois, o fundamental de quaisquer empreendimentos  públicos ou privados têm que levar em consideração a Logística, haja vista esse atual modismo que os governantes públicos brasileiros chamam de "mobilidade urbana." Isso é simplesmente, um Logística Urbana que sempre foi postergada pelos governantes e políticos do nosso país e que , só agora estão preocupados por causa da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. As construções desregradas de prédios em Recife e Região Metropolitana vem causando,sistematicamente, problemas ambientais e de logística urbana( a chamada mobilidade urbana ). Medidas paliativas não terão resultados satisfatórios pois,as construções de prédios continuarão, bem como as propinas para a aprovação dos projetos.