11 de mar. de 2017

USS George H. W. Bush (CVN-77)


    Um dos fatores mais decisivos para o resultado de uma guerra foi, é e será a Logística, Assim, essa ferramenta utilizada pelas grandes empresas mundiais,é de fundamental para o sucesso em qualquer ramo industrial.
     Em uma guerra, a eficiência das áreas de apoio, isto é, da logística, depende o desempenho das frentes de combate. O planejamento logístico permite a perfeita e eficiente administração das remessas de suprimentos, equipamentos e tropas as regiões conflagradas, através dos meios de transporte: rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo.
     Os porta-aviões se constituem num dos pilares fundamentais para a eficiência e eficácia logística em um campo de batalha pois, coloca equipamentos de última geração ( os aviões ) em apoio sistemático no front.
     Na Guerra do Golfo Pérsico, o general William "Gus" Pagonis chefiou toda a logística das forças armadas norte-americanas. Com a tecnologia do sistema de localização GPS( Global Positioning System ), Pagonis coordenou a movimentação de suprimentos, garantindo que cada soldado estivesse adequadamente alimentado e equipado para os combates no deserto. Além do mais, com esse sistema orientou os lançamentos de mísseis e aviões baseados em terra e nos porta-aviões.
     Em analogia a isso, as grandes empresas trasnportadoras brasileiras utilizam o sistema "GPS" para efetuarem as entregas da indústria e do varejo por todo território nacional.
     Assim. a finalidade do sistema logístico é controlar e compatibilizar os fluxos de entrada e saída nas áreas de distribuição, suprimentos e produção, referentes as informações ou materiais. Com isso, se obtém o máximo de eficiência dos serviços ao menor custo.
     Voltando ao cenário militar, podemos concluir que, os porta-aviões são de fundamental importância para a eficácia e eficiência da logística no campo de batalha, como também na paz para a segurança das fronteiras marítimas de uma nação. Portanto, é compreensível o investimento que os Estados Unidos fazem na sua força naval, haja vista as suas fronteiras marítimas, no Atlântico e no Pacífico, bem como seu status de nação mais desenvolvida do planeta.