24 de ago. de 2025

CCONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

               O efeito mais direto que os administradores exercem sobre nossa vida é através do seu impacto sobre nosso estilo de vida. A respeito das necessidades não satisfeitas da população, devem ser tomadas decisões sobre os bens e serviços que serão fornecidos a seus constituintes. Quer o administrador atue no governo, num hospital, prisão, escola, micro empresa ou numa corporação multinacional, deverá adotar decisões que afetam a vida de todos nós. Individualmente, estas decisões afetam apenas pequenos seguimentos da população - com exceção  das ações tomadas pelo governo federal e algumas multinacionais. Entretanto, em conjunto, estas decisões modelam nossa vida e nosso futuro destino. Na sua capacidade de tomada de decisão, requer-se dos administradores que examinem opiniões desorganizadas, analisem-nas e organizem-nas num sistema significativo, coerente e consistente.

                Alguns autores salientam que, talvés não haja  área de atividade humana tão importante quanto a Administração. Isto porque vivemos em uma civilização onde o esforço  cooperativo do homem é a base da sociedade. A tarefa  básica da Administração é a de fazer as coisas através das pessoas, seja nas indústrias, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano. A eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguirem objetivos comuns dependem, principalmente, da capacidade daqueles que exercem função administrativa.

                Peter Drucker, autor nitidamenter neoclássico, afirma que não existem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, mas sim países que sabem administrar a tecnologia existente e seus recursos disponíveis e potenciais, e países que ainda não o sabem. Em outros têrmos, países administrados e países subadministrados.