28 de abr. de 2011

O QUE É DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - D.O.

   O desenvolvimento da organização é um processo planejado objetivando institucionalizar uma série de tecnologias sociais de forma que  a organização fique habilitada a diagnosticar,planejar e implementar rnodificações com ou sem assistência externa.
   O D.O.é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportmentos e a estrutura de organização, de tal maneira que esta possa se adaptar às  novas  conjunturas, mercados,tecnologias,problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão. Geralmente,o D.O.  inclui mudanças estruturais e técnicas, mas o seu foco principal está em mudar as pessoas, natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase principal está na mudança da cultura da organização. Em princípio, o D.O. é uma mudança organizacional planejada.
   French e Bell definem o D.O.como "um esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação organizacional,particularmente com base em um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria  e tecnologia  da ciência  aplicada ao comportamento, inluindo ação  e pesquisa".
   O D.O. baseia-se nas ciências do comportamento.Procura aplicar a dinâmica de grupo nos processos de mudança planejada da organização e, portanto, a utilizaação de técnicas de laboratório( como o treinamento da sensitividade) para o desenvolvimento da organização como um todo, em direção a determinadas metas.Parte do princípio de que  a mudança planejada é uma técnica especializada , cujo propósito é criar ação e mudança conscientes e racionais
Obs.: este assunto foi retirado do livro de Teoria Geral da Administração-volume 2 Chiavenato.( destinado aos alunos de Administração, de Gestão Comercial e todos aqueles  interessados  no assunto)._

26 de abr. de 2011

ALMOXARIFADOS/CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

   Podemos dizer que, a existência dos almoxarifados vem de tempos remotos; podemos afirmar que os mesmos nasceram com as antigas pirâmides do Egito. Segundo a História, milhares de homens trabalharam para erguer as pirâmides.Para essa empreitada seriam necessárias ferramentas, como também diversos materiais e utensílios para o levantamento das gigantescas construções.  A guarda, conservação , distribuição e controle deveriam ser de responsabilidade de um feitor, portanto, um antepassado do almoxarife de hoje, e, evoluindo na atualidade, com outras denominações como: gestor de suprimento; gestor de Logística, etc..
   Ao aquilatar a importância de um almoxarifado ou de um centro de distribuição(CD) numa empresa pública ou privada, encontramos exemplos desta afirmativa na atividade militar, onde o apoio logístico é considerado crucial para o desenvolvimento das melhores estratégias, táticas e operacionalidades dos exercítos, tanto na paz como na guerra. Como ilustração desta assertiva, citaremos algumas passagens na história militar que demonstram a importâcia do armazenamento, movimentação e distribuição de suprimentos às tropas.Assim, na 2ª Guerra Mundial, no teatro de operações do Norte da África, o África-Korps de Rommel teve a sua capitulação atribuida, principalmente, a falta  de apoio logístico o que, em contrapartida, não ocorreu com o exercíto inglês, que recebia carburante para os seus carros-de-combate e viaturas, através dos tanques da Standoil de Fort-Lamy, no então Tchad francês, além dos suprimentos do Oriente Médio.
   O desembarque da Normandia, o chamado dia D, onde os exercítos aliados invadiram a Europa pelo oeste, obteve o sucesso militar esperado graças ao processo de estocagem em larga escala efetuado na Inglaterra, que deram sustentação logística a grande ofensiva aliada que redundou na rendição da Alemanha Nazista.
   Outro exemplo, ainda da 2ª Guerra Mundial, temos dos  norte americanos no Pacífico, onde  a supremacia de equipamentos e suprimentos eficientes da força-tarefa americana sobrepujaram a marinha japonesa , no que pese  a sua capacidade combativa.
   Mais recentemente,temos exemplo da Guerra das Malvinas, onde os inglêses demonstraram uma capacidade de organização e de apoio logístico digna dos melhores compêndios militares.
   E,não poderiamos deixar de citar a Guerra do Golfo Pérsico, onde foi demonstrado para o Mundo a eficiência de um sistema logístico, onde os soldados americanos e  dos países da coligação, tiveram a tempo e a hora todos os ítens necessários e suficientes para suas ações e sobrevivências naquele teatro de operações.
   Na atividade empresarial,com o desenvolvimento de produtos e aumento da competitividade, condicionam as empresas a produzirem pelo menor custo e venderem pelo menor preço. Esta realidade vem refletir-se num setor que atualmernte, consideramos de fundamental importância na estrutura das organizações industriais e comerciais- o Almoxarifado  e/ou o Centro de Distribuição ( C.D.). Portanto, o desenvolvimento industrial e a modernização dos portos, terminais aéreos.ferroviários e rodoviários, vem provocando grandes mudanças na estruturação e atribuições dos almoxarifados e centros de distribuição, fazendo o seu pessoal ser altamente qualificado.