O desenvolvimento da organização é um processo planejado objetivando institucionalizar uma série de tecnologias sociais de forma que a organização fique habilitada a diagnosticar,planejar e implementar rnodificações com ou sem assistência externa.
O D.O.é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportmentos e a estrutura de organização, de tal maneira que esta possa se adaptar às novas conjunturas, mercados,tecnologias,problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão. Geralmente,o D.O. inclui mudanças estruturais e técnicas, mas o seu foco principal está em mudar as pessoas, natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase principal está na mudança da cultura da organização. Em princípio, o D.O. é uma mudança organizacional planejada.
French e Bell definem o D.O.como "um esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação organizacional,particularmente com base em um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e tecnologia da ciência aplicada ao comportamento, inluindo ação e pesquisa".
O D.O. baseia-se nas ciências do comportamento.Procura aplicar a dinâmica de grupo nos processos de mudança planejada da organização e, portanto, a utilizaação de técnicas de laboratório( como o treinamento da sensitividade) para o desenvolvimento da organização como um todo, em direção a determinadas metas.Parte do princípio de que a mudança planejada é uma técnica especializada , cujo propósito é criar ação e mudança conscientes e racionais
Obs.: este assunto foi retirado do livro de Teoria Geral da Administração-volume 2 Chiavenato.( destinado aos alunos de Administração, de Gestão Comercial e todos aqueles interessados no assunto)._
O D.O.é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportmentos e a estrutura de organização, de tal maneira que esta possa se adaptar às novas conjunturas, mercados,tecnologias,problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão. Geralmente,o D.O. inclui mudanças estruturais e técnicas, mas o seu foco principal está em mudar as pessoas, natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase principal está na mudança da cultura da organização. Em princípio, o D.O. é uma mudança organizacional planejada.
French e Bell definem o D.O.como "um esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação organizacional,particularmente com base em um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e tecnologia da ciência aplicada ao comportamento, inluindo ação e pesquisa".
O D.O. baseia-se nas ciências do comportamento.Procura aplicar a dinâmica de grupo nos processos de mudança planejada da organização e, portanto, a utilizaação de técnicas de laboratório( como o treinamento da sensitividade) para o desenvolvimento da organização como um todo, em direção a determinadas metas.Parte do princípio de que a mudança planejada é uma técnica especializada , cujo propósito é criar ação e mudança conscientes e racionais
Obs.: este assunto foi retirado do livro de Teoria Geral da Administração-volume 2 Chiavenato.( destinado aos alunos de Administração, de Gestão Comercial e todos aqueles interessados no assunto)._