26 de abr. de 2011

ALMOXARIFADOS/CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

   Podemos dizer que, a existência dos almoxarifados vem de tempos remotos; podemos afirmar que os mesmos nasceram com as antigas pirâmides do Egito. Segundo a História, milhares de homens trabalharam para erguer as pirâmides.Para essa empreitada seriam necessárias ferramentas, como também diversos materiais e utensílios para o levantamento das gigantescas construções.  A guarda, conservação , distribuição e controle deveriam ser de responsabilidade de um feitor, portanto, um antepassado do almoxarife de hoje, e, evoluindo na atualidade, com outras denominações como: gestor de suprimento; gestor de Logística, etc..
   Ao aquilatar a importância de um almoxarifado ou de um centro de distribuição(CD) numa empresa pública ou privada, encontramos exemplos desta afirmativa na atividade militar, onde o apoio logístico é considerado crucial para o desenvolvimento das melhores estratégias, táticas e operacionalidades dos exercítos, tanto na paz como na guerra. Como ilustração desta assertiva, citaremos algumas passagens na história militar que demonstram a importâcia do armazenamento, movimentação e distribuição de suprimentos às tropas.Assim, na 2ª Guerra Mundial, no teatro de operações do Norte da África, o África-Korps de Rommel teve a sua capitulação atribuida, principalmente, a falta  de apoio logístico o que, em contrapartida, não ocorreu com o exercíto inglês, que recebia carburante para os seus carros-de-combate e viaturas, através dos tanques da Standoil de Fort-Lamy, no então Tchad francês, além dos suprimentos do Oriente Médio.
   O desembarque da Normandia, o chamado dia D, onde os exercítos aliados invadiram a Europa pelo oeste, obteve o sucesso militar esperado graças ao processo de estocagem em larga escala efetuado na Inglaterra, que deram sustentação logística a grande ofensiva aliada que redundou na rendição da Alemanha Nazista.
   Outro exemplo, ainda da 2ª Guerra Mundial, temos dos  norte americanos no Pacífico, onde  a supremacia de equipamentos e suprimentos eficientes da força-tarefa americana sobrepujaram a marinha japonesa , no que pese  a sua capacidade combativa.
   Mais recentemente,temos exemplo da Guerra das Malvinas, onde os inglêses demonstraram uma capacidade de organização e de apoio logístico digna dos melhores compêndios militares.
   E,não poderiamos deixar de citar a Guerra do Golfo Pérsico, onde foi demonstrado para o Mundo a eficiência de um sistema logístico, onde os soldados americanos e  dos países da coligação, tiveram a tempo e a hora todos os ítens necessários e suficientes para suas ações e sobrevivências naquele teatro de operações.
   Na atividade empresarial,com o desenvolvimento de produtos e aumento da competitividade, condicionam as empresas a produzirem pelo menor custo e venderem pelo menor preço. Esta realidade vem refletir-se num setor que atualmernte, consideramos de fundamental importância na estrutura das organizações industriais e comerciais- o Almoxarifado  e/ou o Centro de Distribuição ( C.D.). Portanto, o desenvolvimento industrial e a modernização dos portos, terminais aéreos.ferroviários e rodoviários, vem provocando grandes mudanças na estruturação e atribuições dos almoxarifados e centros de distribuição, fazendo o seu pessoal ser altamente qualificado.

27 comentários:

Wanderson disse...

Desde as guerras, os almoxarifados são super importantes para as batalhas, pois, quem tinha a melhor logística tinha a chance maior de vencer o conflito, nos dias de hoje vemos batalhas de gigantes, sendo estas batalhas no mundo corporativo, como são postados neste blog, empresas que procuram produzir com o menor custo e vender com o menor preço, para isto são instalados almoxarifados em locais totalmente estratégicos para suprir as necessidades das empresas, diante da tecnologia atual à armazenagem se torna maior e o abastecimento é imediato, Pois, existem robores que controlado por profissionais localizam a caixa correta diante milhares de outras caixas, com essa tecnologia dos almoxarifados e dos centros de distribuição a favor das empresas, favorece ainda mais a competitividade entre elas, desta maneira todos saem ganhado incluindo o consumidor final.

Wanderson Nunes
Fama - Adm. - N6

Anônimo disse...

a importãncia do almoxarifado e crucial para os centros de distribuição, quanto mais os almoxarifados estiverem em locais extratégicos, melhor o lucro e menor o preço a ser vendido dos produtos, como também os melhores meios de conpetitividade para as empresas, os centros de distribuição, são considerados como importantes elementos associados a sua utilização no sistema lógico, a armazenagem de cargas onde são recebidas de diversos fornecedores, afim de agrupar os produtos em quantidade e sortimento corretos para que seja emcaminhada para seus devidos pontos de vendas (PDV), com esta ferramenta pode-se trabalhar com preços, qualidade, rapidez e satisfação logística.

Maycon Fernandes

Baicharelando em Administração com ênfase em Marketing (FAMA) 6º Período.

Brunna Samara N6 disse...

Como podemos ver, os almoxarifados foram tão importantes que ajudaram muitos países a ganhar a Guerra.
Isso se deve ao fato de que com o almoxarifado bem montado a empresa terá seus suprimentos sempre a mão, melhorando a assim na sua produção e sendo mais rapido e agil em relação aos seus concorrentes.
Foi exatamente isso que levou muitos países a vencer a guerra, pois com seus almoxarifados eles conseguiram ser mais rapidos que seus inimigos e ainda mais bem equipados.

Gabrielly disse...

A guarda, conservação, distribuição e controle são de responsabilidade de um gestor de suprimento/logística. Onde na atividade empresarial, com o desenvolvimento de produtos e aumento de competitividade condicionaram as empresas a produzirem pelo menor custo e venderem pelo menor preço. O desenvolvimento industrial e a modernação dos pontos terminais aéreo, ferrovias e rodovias, vem provocando grandes mudanças na estruturação e atribuições dos almoxarifados e centros de distribuição, fazendo o seu pessoal altamente qualificado. Essa preocupação vem desde as guerras, onde mantiam o controle e administravam os transportes gerando resultados favoráveis.


Gabrielly Cavalcanti
Turma: n6
Fama

srta aylka disse...

O almoxarifes é de grande importancia tanto antigamente como hoje porque ele são utilizados para armazenagens.

AYLKA MELO
FAMA - ADMINISTRAÇÃO - N6 (NOITE)

Uziel Felix disse...

Os almoxarifados e os CD(Centro de Distribuição), vem ocupando, ou já esta ocupa, o seu espaça no ramo empresarial, pois devido a sua grande importância no passado como a história relata e seu destaque nas guerras citadas a cima, assumindo assim uma relevância importantíssima no meio militar, aponto de poder decidir o sucesso de uma batalha, não poderia de fato, ficar de fora do meio empresarial, que vive também uma guerra no sentido de competitividade, onde o que tiver uma melhor logística de armazenamento e distribuição esta em vantagens em relação aos demais e vencendo a guerra do mercado competitivo.

Uziel Felix
FAMA-ADM-N6

Fred Rosa e Silva disse...

Professor Ênio, lembras que em uma das suas aulas você falou do ponto de vista conceitual que a cadeia logística não deveria ter almoxarifados, ou seja, a matéria-prima, os materiais, peças,seriam agregados diretamente à linha produção, eliminado os custos de armazenagem na composição final do custo total das organizações? Pois é,isso não se adequa a todos os negócios no mundo empresarial, ainda existem muitas organizações que atuam no formato tradicional, ou seja, mantendo várias áreas de armazenagens, gerando os custos inerentes ao processo.

FAMA N6

Discurso Informal disse...

Levar a matéria-prima a máquina, ao artesão, ao criador, parece ser algo simples e irrelevante. Só parece!
É ou talvez seja a mais importante atividade corporativa, pois não estamos aqui para exaltar umas e humilhar ou esquecer outras áreas da empresa. Todas tem a sua devida importância.
No mercado, tudo pode ser um diferencial, uma equipe bem treinada, com benefícios procurados e uma cultura organizacional produtiva e flexível. Ou também um marketing que trabalhe com excelência e que trabalhe a marca com competência e integridade, transformando a empresa nas mentes dos consumidores, em algo próximo, familiar, sinônimo de qualidade. Ou ainda uma empresa que trabalhe sua logística de forma exemplar, modelo, que traga resultados otimizados e completos, com menores custos e maior rapidez. Porém não adianta uma andar separada da outra, todas tem que estar trabalhando em conjunto e de acordo com os objetivos da empresa.
Essa sim é uma bela mistura, que dá certo.
No artigo acima, é bem fácil entender a importância da Logística como um todo.
Meus parabéns professor.

Antônio Corrêa disse...

Desde os primórdios percebemos a Logística mostra o seu papel crucial para as organizações. É interessante saber que países ganham gerras por conta de uma estratégia de Logística bem aplicada e que grandes estruturas mundialmente conhecidas dependeram destes conceitos para a sua conclusão. Agora entendo que um dos principais departamentos de uma empresa é o de Logística!!!!!


Antônio Corrêa N-6

Zamir Medeiros disse...

A tarefa principal do administrador de material é ponderar os custos e os benefícios
de ter ou não ter o material e optar pela alternativa que dará à empresa maior
operacionalidade e lucro, e informar ao seu staff através de relatórios sejam eles os
mais diversos com um certa periodicidade, de acordo com as necessidades de
controle da empresa e onde todos os fatos relativos ao estoque de materiais
existentes e seu controle. estão mencionados de maneira clara e objetiva. Zamir Medeiros N-6. FAMA.

Robson Olímpio disse...

Os almoxarifados/centros de distribuição são de suma importância, e chegando a ser tão antigo quanto pensamos, pois é citado até na Bíblia no antigo testamento, quando o Egito conseguiu suportar de forma imperceptível os sete anos de miséria que estavam destinados a traçarem, isto mostra a importância de uma logística efetiva.

Robson Olímpio

Bacharelando em Administração com ênfase em Marketing (FAMA) 6º Período.

Gabrielle Sthefane disse...

O texto mostra o quanto é importante o almoxarifado e como pode se tornar uma ferramenta estratégica na logistica,com grande competitividade corporativa nos dias atuais.


Gabrielle Sthefane

FAMA-ADM N6

Eric Lima N6 disse...

De toda forma o mercado é uma guerra onde um fator decisivo são os suprimentos, sem ter os matérias necessários nada e possível fazer,
com isso temos a real importância dos cd e almoxarifados, e suas posições estratégicas.

Caroline disse...

Hoje os almoxarifados tem que ser instalados em locais altamente estratégicos para suprir as necessidades das empresas, para assim ajudar as empresas a produzir com menor custo e vender com o menor preço, e as empresas que estiverem com os melhores almoxarifados consequentemente deverão ter melhores êxitos em seus produtos.

Kate Caroline

Fama - Adm. - N6

Anônimo disse...

Jislaine Evans- N6 - FAMA

Os almoxarifados/centros de distribuição é de suma importância, desde nossos antepassados. Os CD's não só fez com que muitas batalhas fossem ganhas, como nos faz ganhar as batalhas dentro do mercado em nosso cotidiano.

Luiza Andrade N6 - FAMA disse...

Levando em conta que o almoxarifado de uma organização é onde há o armazenamento, movimentação e distribuição de suprimentos, onde existem critérios de racionalização, acondicionamento, padronização, indicadores e documentação, vê-se que é um setor importantíssimo e indispensável para uma empresa nos segmentos de atuação do mercado de hoje, que vive em constante desenvolvimento e é bastante competitivo.

Heber JUDSON disse...

Alguém já disse erradamente que o processo de almoxarifado é um ato administrativo recente e que está crescendo e na verdade não é. Desde os primórdio esse ato de armazenar é aplicado. No egito por exemplo, eles guardavam uma reserva muito grande de trigo para que no tempo da escassez podesse sobreviver. Assim foi também na 2ª guerra mundial, em que os soldados precisavam se alimentar em guerra, bem como o abastecimentos de combustível e munições. E onde guardavam todo esse material? É claro que no centro de armazenamento ou Cd (centro de distribuição). Então não é algo recente.

http://gestorcritico.blogspot.com.br/

Marcos Paulo Correia disse...

O ato de armazenar é realmente muito antigo e sempre fez muita diferença para quem tinha a possibilidade de fazê-lo. Os grandes impérios eram com certeza os que tinham um maior poder de armazenagem, foi assim com o Egito, no período bíblico. Hoje o desafio na logística empresarial é armazenar e distribuir com eficiência e a um menor custo possível. Quem faz isso melhor certamente ganha a "guerra" da competitividade e do bom atendimento ao cliente.

Thalita Rangel disse...

Com a evolução do homem, podemos perceber a importância da logística (organização) para que tudo funcione e chegue ao seu objetivos. Percebemos isso desde as guerras citadas no texto até os tempos atuais quando pensamos em uma empresa. Tudo tem que ter uma sincronicidade para dar ser!

Unknown disse...

Por mais que os almoxarifados tenha sido criados à décadas atrás, sua existência é de extrema importância para quem entende que Logística é o movimentação de pessoas e produtos.
Hoje chamados de Centros de Distribuição (C.D.) os almoxarifados tem que ter sempre levando em consideração quando se fala de logística.

Unknown disse...

Os almoxarifados tem sua utilização desde os tempos passados, na era das guerras e de grandes comercializações. Atualmente as empresas devem possuir seus C.D. cujo é uma área de grande importância para logística.

Francielly Braga n6 disse...

Sabemos que os centros de distribuições ja eram de extrema importância desde das épocas das gerras, saber onde posicionar um CD nas gerras era vital para o salvamento de soldados machucados.E hoje em dia não é muito diferente saber onde vai ser localizado um almoxarife é muito importante e para que não haja eventualidades como perca de produto por um mal armazenamento o ideal é se ter um planejamento antes de ser construído, pois um CD, bem localizado se tem agilidade em entregas e as chances de perda de insumos é baixo.

Unknown disse...

A função maior do almoxarifado é manter uma empresa sempre abastecidas de seus bens de consumo, ou seja, fornecer de forma contínua e sem interrupção materiais e matérias-primas para as diversas unidades produtivas e administrativas da empresa.

Unknown disse...

Os almoxarifados têm um papel importante em diferentes níveis da cadeia de
abastecimento. Podem ter várias funções, dependendo das suas características e níveis de
complexidade. Todos os tipos de almoxarifado executam os processos a seguir:
Recebimento e controle
• Armazenamento
• Reabastecimento
• Retirada
• Envio
já um almoxarifado de distribuição assume freqüentemente as funções de almoxarifado
central. Embora a estrutura do almoxarifado se torne complexa, o nível de eficiência do
almoxarifado aumenta drasticamente com níveis menores de estoque e sempre vão estar interligados

Unknown disse...

Quando se pensa em Almoxarifado, imagina-se logo um local muito grande e cheio de objetos, muito bem organizado e com gente treinada executando tarefas integradas e seguras. Mas nem sempre essa é a realidade, muitas vezes o Almoxarifado transforma-se num local onde as coisas e as pessoas se perdem, sem sequer darem conta do mal que estão fazendo a si e à organização.

Unknown disse...

No mundo que vivemos atualmente competitivo , a gestão de forma eficiente nos estoques, pode colocar qualquer empresa em destaque. Com esse novo conceito logístico, nos dias atuais a gestão de suprimentos passou a ser uma ferramenta indispensável para o bom desempenho da organização.

Unknown disse...

Sabemos que a Almoxarifados é de uma época bem antiga, mas hoje em dia, ainda utilizamos. pois é de fato muito importante, pois é através desse almoxarifados que iremos armazenar todos os materiais com organização, que hoje damos o nome de CD-Centro de Distribuição. Então com a utilização desses meios,favorecem as empresas em relação a competitividade entre elas.
(turma N7)