6 de mar. de 2015

Santa Fe GP60M leading the BNSF Trains on Pasadena Sub


  Este vídeo mostra a ferrovia Santa Fé, nos Estados Unidos-Estado da Califórnia. Observa-se que a via permanente( a linha férrea ) está em bom estado de conservação; área campinada, bueiros bem estruturados e conservados.
     Os norte-americanos consideram o modal ferroviário como um dos principais meios de transporte de carga e passageiros do país, sendo , inclusive, um dos pilares fundamentais da logística integrada. E, não poderia ser de outra forma, haja vista, que os Estados Unidos têm uma área geografica se estendendo de lesta a oeste, desde o Atlântico até o Pacífico. Além do mais, os norte-americanos, ao contrário dos brasileiros, preservaram e ampliaram a malha ferroviária, como podemos citar a ferrovia Santa Fé ( neste vídeo ) e a Union Pacific.( o Governo Federal erradicou vários ramais ferroviários, alegando serem deficitários).
     Ao leitor desta matéria, sugiro observar os vídeos das nossas ferrovias, hoje exploradas economicamente por várias empresas privadas, e observem a nossa via permanente( linha férrea ), bem como os nossos vagões e vagões-plataforma, e concluirá que existe pouco investimento nessa área.
     Torno a afirmar categoricamente: Enquanto o Governo Federal não definir uma política realista para o transporte  de carga no Brasil, colocando a ferrovia como um dos principais modais para o desenvolvimento econômico e social do pais, passaremos muitos anos para  termos uma logística digna de país de primeiro mundo.

Nenhum comentário: