4 de mar. de 2015

US Air Force F-35 ADVANCED TECHNOLOGY reveiled


Este vídeo demonstra que a Logística é uma das ferramentas principais para o desenvolvimento e implementação das táticas de combates, baseadas no planejamento estratégico das forças armadas norte-americanas. O F-35 é um  caça-bombardeiro multifuncional, isto é, um caça eclético, pois desempenha funções de caça puro,  de bombardeiro e de apoio às tropas terrestres a baixa altitude, inclusive, aterrizando e decolando na vertical.
Sendo assim, esse avião atende aos postulados fundamentais de um logística que é: a eficiência, a eficácia e efetividade nas tarefas de combate numa guerra moderna, com custos reduzidos. Para exemplificar, basta lembrar o desenvolvimento da logística na Guerra do Golfo- a chamada Tempestade no Deserto- comandada pelo General William Pagonis, que foi considerada a maior operação logística de todas as guerras. Caso existisse, na época,  o F-35 em atividade, o aparato logístico e os custos operacionais seriam tremendamente reduzidos e, talvez, o tempo de duração daquela Guerra teria sido menor e com menos desgaste emocional.
Convém observar que este exemplo militar tem plena abrangência na área de Administração de Materiais e Logística pois, o fundamental de quaisquer empreendimentos  públicos ou privados têm que levar em consideração a Logística, haja vista esse atual modismo que os governantes públicos brasileiros chamam de "mobilidade urbana." Isso é simplesmente, um Logística Urbana que sempre foi postergada pelos governantes e políticos do nosso país e que , só agora estão preocupados por causa da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. As construções desregradas de prédios em Recife e Região Metropolitana vem causando,sistematicamente, problemas ambientais e de logística urbana( a chamada mobilidade urbana ). Medidas paliativas não terão resultados satisfatórios pois,as construções de prédios continuarão, bem como as propinas para a aprovação dos projetos.

Nenhum comentário: