7 de mai. de 2011

O TRANSPORTE DE CONTÊINERES NO BRASIL

   A presença do contêiner no mundo subdesenvolvido  e no Brasil, em particular, é um fenômeno de recente  aparição.
   O porto de Santos foi o que recebeu os primeiros contêineres desembarcados por navios de bandeira norte-americana.
   Em 1970 o porto de Santos  não alcançou o movimento de 4.000 TEU [ twent foot equivalent unit ( unidade equivalente a 20 pés) ], uma década depois presenciamos um movimento no mesmo porto de 100.000 TEU.
   Para acompanhar esta revolução tecnológica, os principais armadores  do mundo vêm  adaptando  suas frotas. O Brasil, no que pese o seu subdesenvolvimento, não poderia  ficar alheio ao desenvolvimento dos transportes de contêineres. Portanto,  desde 1981 vem modificando seus navios para atender a esta nova modalidade de transporte internacional.
   É mister assinalar o trabalho da extinta PORTOBRÁS, que para fazer frente ao novo desafio, projetou e construiu o primeiro terminal para contêineres da America do Sul, na margem esquerda do porto de Santos, que entrou em funcionamento em meados de 1981.
   Como elemento unitizador de cargas , o contêiner impulsiona o multimodalismo. Esta nova abordagem institucional do transporte beneficia sem  dúvida a operadores, transportadores e usuários, na medda  em que torna eficaz e eficiente a intercambialidade de mercadorias.
   Ao falarmos em multimodalismo, não podemos deixar de considerar a importante participação dos sistemas rodoviários e ferroviários, ao operar o seguimnto terrestre no transporte de mercadorias unitizadas em contêineres.
   Da mesma forma  que os armadores e os portos atendem às exigências quanto ao uso de contêiner, o transportador rodoviário e ferrovário devem adequar-se para operar eficientemente esta nova especialidade. Assim, o transporte rodoviário e ferroviário de carga devem se utilizar do "chassi porta-contêiner" que é equipado com os mecanismos que permitem fixar o contêiner pela base, impedindo qualquer deslizamento durante o transporte. Os  vagões plataformas devem ser construidos ou adaptados com esses mecanismos. Esse dispositivo de travamento( "Twist lock") amarra o conteiner pelos dispositivos de canto("corner castings") fazendo com que durante o transporte terrestre( por rodovia ou ferrovia) o contêiner e o chassi trabalhem solidariamente, frente às forças dinâmicas que atuam sobre o veículo.
   A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT,  vem constantemente trabalhando na elaboração de normas que definem as características dos veículos rodoviários transportadores de contêineres , estabelecendo como princípio básico que, a fixação  do contêiner  deverá ser realizada  pelo "corner casting" através dos "Twist lock".
   Dentro deste contexto, o Governo brasileiro, em vista da importância da conteinerização  no transporte intermodal, legislou sobre o assunto, através da Lei 6288/75, dos decretos 80107/77 e 80145/77 e da portaria  do então Ministério dos Transportes nº 890/77.
   É óbvio que,face a grande evolução do transporte unitizado de carga, com modificações inclusive, de normas internacionais de Direito Marítimo, o nosso país terá, constantemente, de se adequar ás mesmas, aprimorando a sua legislação. Portanto, competirá ao estudioso ou profissional do ramo, se atualizar  sobre normas e regulamentos existentes no Brasil e no mundo, no que tange ao transporte de contêineres.

16 comentários:

Tatiane disse...

Na empresa que trabalho em SLM-PE, utilizamos pelo menos 2 vezes por mês o serviço multimodal no transporte de nossos produtos até Manaus, em container de carga seca 40', serviço muito eficaz e necessário para região atendida. Em parceria com as empresas União multimodal Transporte e logística e Aliança Transporte Multimodal LTDA, empresas competentes e especializadas neste serviço.

DINAR ALVES disse...

O TRANSPORTE DE CONTÊINERES VEM AUMENTANDO CADA VEZ MAIS,E OS NOSSO ADMINISTRADORES DEVEM DAR UMA ATENÇÃO A MAIS A ESTE TRANSPORTE.

Marcos Paulo Correia disse...

O transporte de contêineres é uma realidade que não tem volta,cada vez mais os portos estão tendo uma estrutura mais apropriada para esse tipo de transporte. Em Pernambuco a TECON SUAPE vem fazendo um excelente trabalho e já visa a expansão de suas instalações.

Anônimo disse...

Esta ferramenta do transporte de cargas no Brasil – os contêineres - catalisa os objetivos das empresas do ramo logístico: transportar mais e de forma ágil. Se houvesse no país investimentos pesados no intermodalismo, com certeza estes objetivos seriam ainda mais viabilizados, haja vista que este mecanismo pode ser utilizado em quaisquer dos modais existentes - terrestre, marítimo e aéreo. [Luciana N7]

Heber JUDSON disse...

Antes de mais nada é bom lembrar que no Brasil o transporte em contêiner desembarcou com força no final dos anos 90 depois da privatização dos portos e com isso os terminais foram se modernizando. Trocaram os antigos guindastes por equipamentos automatizados, proporcionando maior eficiência. Por fim, enfatizo a importância da adaptação dos transportadores rodoviários e ferroviários frente à esta modalidade.

http://gestorcritico.blogspot.com.br/

Unknown disse...

É de tamanha importância o transporte de contêineres.Cada dia vem crescendo mais este tipo de transporte,em função da agilidade e quantidade a ser transportada.

Unknown disse...

O Transporte de contêineres no Brasil,é um fato consumado,uma realidade que veio para ficar,pois é com esse tipo de transporte que as empresas vem exportando e importando mais e com muito mais agilidade que antigamente.E as grandes empresas percebendo isso,vem criando estruturas mais amplas e apropriadas para esse transporte,principalmente aquelas do ramo logístico.

Unknown disse...

Concordo com o comentário de Heber Judson! Essa proliferação só aconteceu com as privatizações. As empresas perceberam o quão é importante os contêineres para o transporte de cargas e é fundamental que se preocupem também com a segurança dos contêineres se adequando as normas de segurança.
Com a evolução da qualidade de servi;cos vamos poder evoluir na produção!!

fabian felix disse...

Os terminais passaram por grandes avanços automatizando os fluxos dos contêineres facilitando o transporte e tempo de entrega. O tempo de entrega pode ser considerado diferencial para empresas.
aluno fabian felix

turma n6

Unknown disse...

É fundamental a adaptação dos terminais de contêineres, cujo devem buscar sempre as melhorias de armazenagem e mobilidade, no qual possa fornecer um serviço de qualidade e segurança.

Francielly Braga n6 disse...

O transporte de contêineres é de extrema importância e a tendencia é aumentar cada vez mais, já que os portos vem crescendo gradativamente.

Unknown disse...

Transformamos os containers marítimos em módulos especiais de acordo com a as necessidade,de cada um e atendemos diferentes aplicações tais como: Moradia, Alojamento, Escritório, Banheiro, Lanchonete, Vestiário, Camarim, Bancas de Jornal, Almoxarifado, Estoque (seco e/ou congelado), estoques líquidos, Transporte de granéis, Caçamba de Roll-on- Roll-off, sem substituição de baús de carga geral, módulos refrigerados para armazenamento e transporte de produtos congelados ou refrigerados. Atendemos todas a situações cuja necessidade seja uma caixa metálica fechada e segura, como opcional a cobertura (móvel ou fixa).
Um sistema modular pode ser instalado individualmente ou acoplado agregando valor e solução ao criar ambientes variados em dimensões e aplicabilidade, na segurança em forma de guarita, em locais distantes como canteiros de obras, permitindo que tais soluções sejam móveis, temporárias ou permanentes otimizando o espaço, podendo ser utilizado em: Bilheterias; Depósitos ; Escritórios temporários ou permanentes; Refeitórios; Recepção; Guarita; Ambulatórios; Pequenos Galpões; Escolas; Postos de Saúde; Hotéis; Módulos habitacionais; Acampamentos e o que mais a sua imaginação permitir, virou febre nos não vivemos mais sem eles.

Unknown disse...

O maior sistema de transporte terrestre, no Brasil, ainda se faz por meio de caminhões, porém a qualidade das estradas e o custo desse transporte tem direcionado o mercado para as ferrovias. Sendo necessário aprimorarmos o mercado para o mundo dos CONTÊINERES.

Unknown disse...

O Contêiner foi criado com o propósito tanto de guardar como de proteger a carga que será transportada, foi graças ao seu surgimento que diversas operações de importação e exportação tornou-se possível. Com o seu aparecimento foi possível otimizar o tempo de entrega de mercadorias e consequentemente o aumento da demanda. sem sombra de dúvida o transporte de contêiner evoluiu e se tornou ainda mais necessário para as empresas do mundo todo.

Anônimo disse...

É de grande importância o transporte de contêineres, pois é um tipo de transporte que cresce a cada dia mais. Na troca de antigos guindastes por equipamentos automizados e modernos, proporcionou uma grande eficiência em função de agilidade e qualidade na transportação.

Gabriela Regina
N6

Unknown disse...

No momento atual estou vivenciando esse tipo de transporte no recebimento de matéria-prima vindo da Argentina. É uma ferramenta eficaz e de bastante eficiência no transbordo.