2 de mai. de 2011

MUDANÇA, UMA REALIDADE PARA AS ORGANIZAÇÕES.

   Uma organização é um sistema social. Então.  as organizações públicas ou privadas, comerciais, industriais e prestadoras de serviços, constituem um sistema social. É nesse contexto que o Desenvolvimento da Organização se situa. D.O. se fundamenta em uma nova concepção do homem, da organização e do ambiene, enfocado na abordagem sistêmica da Administração.
   Quando falamos em mudanças, não devemos confundí-las com mudanças de ordem tecnológica , transferências e/ou interligações de órgãos, construção de novas rodovias, malhas ferroviárias, campos de futebol, arenas,  etc..É sabido que no Brasil ocorreram "mudanças", impostas pelo próprio desenvolvimento tecnológico  na década de 70, isto é, quer queira quer não  as empresas/organizações, como todas as estatais brasileiras, implantaram alterações , principalmente com o advento dos computadores.
   Mas, a verdadeira mudança, a que envolve a consciência coletiva da comunidade de quaisquer organizações ou empresas, não se operou, fazendo com que a maioria das empresas( principalmente os òrgãos públicos e as estatais) exaurissem os atuais modelos organizacionais, levando,  em consequência , as organizações a um encruzilhada, onde os dirigentes estão como que perplexos com uma realidade inexorável: mudanças profundas em suas bases mormente, levando-se em consderação os problemas regionais.
   A mudança que o D.O. preconiza,  está em tornar produtivos os valores, as aspirações e as tradições do indivíduo, na comunidade e na sociedade, para atender a uma finalidade produtiva comum. Queremos dizer com isso que, devemos preocupar-nos muito mais com o desenvolvimento da organização ,ou seja, da adaptação das empresas às necessidades, aspirações e´potencialidades do indivíduo, tornando a inovação empresarial no cerne da Administração.
   Mudança consiste numa alteração comportamental  interna da organização , que se limita. no caso presente, às empresas brasileiras, e em particular, as empresas nordestinas. Exige-se, portanto,uma mudança de mentalidade.( Que não ocorreu na VARIG/VASP/TRANSBRASIL/RFFSA  e muitas outras empresas, públicas ou privadas).
  

14 comentários:

Mauro Aretakis disse...

Uma organização por ser um sistema cooperativo racional, somente pode alcançar seu objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais coseguiriam. A grande questão é desenvolver uma nova conscientização social dos participantes ds organizações, os quais ao lado de sua vivência particular, do seu passado pessoal e da sua autoconscientização, definem o papel qe eles imaginam tenha a organização em relação ao ambiente em que se inscreve. Se é difícil ilfluenciar a consciência pessoal de cada um, mais difícil ainda é influenciar a consciência social. E, hoje, a consciência social parece mais importante que a pessoal no mundo em que vivemos. A maneira mais viável de mudar as organizações é mudar sua cultura organizacional, significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típicos de determinada organização. Para que as organizações possam sobreviver e se desenvolver, e exista a revitalização e a renovação, deve-se mudar a respectiva cultura organizacional. Mauro "GC" 2011.1

Anônimo disse...

Com base nas reviravoltas sócio-econômicas do mundo contemporâneo,tais como: Globalização,luta contra o terrorismo,supremacia tecnólogicas,novos conceitos de gestão e concorrência acirrada constrói-se uma necessidade de adaptação a esta nova era,ou seja,mudar para sobreviver. As empresas são obrigadas a mudar: Mudar de conceitos,de tecnologia,de locais,inovar e,principalmente,para continuar a existir no mundo contemporâneo. A mudança organizacional em qualquer que seja o sentido,isto é,na implementação de um projeto de qualidade ou novo software de gestão,entre outros,nem sempre é interpretada como a melhor forma de solução dos problemas ou criação de novas oportunidades pelos colaboradores. Alguns deles consideram as mudanças ruins,em sequer terem pensado por um momento nas oportunidades de melhoria que estas representam suas carreiras.

CLÁUDIA GC1N

Anônimo disse...

As mudanças estão presentes em toda à parte: na tecnologia,na ciência,no ambiente de trabalho,nas estruturas organizacionais. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente as condições competitivas,exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas numa instituição. Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão. E é nesse ambiente que o estresse costuma aparecer entre os executivos que têm uma vida repleta de desafios e nem sempre podem responder adequadamente a estímulos. A mudança organizacional caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e consequentemente podem levar ao estresse, ou seja, implicam renúncias, perdas e adaptações. As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Cada vez mais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas.

ALEXANDER RODRIGUES GC1N

Anônimo disse...

O processo de mudança dentro de uma empresa, Devido a forças externa criam a necessidade de mudança interna dentro de uma organização. Esses processos requer uma resolução dos problemas que uma empresa diagnostica e toma decisões a respeito dos desafios de seu ambiente. Uma instituição precisa principalmente inovar,recuperar a vitalidade,criatividade,aprimorando a flexibilidade e adaptabilidade,estabelecendo condições de coragem para a motivação do individuo.


RONALDO PEREIRA GC1N

Paula Fernanda disse...

A administração das organizações dependem de um grupo de pessoas,que faze parte de um todo, onde esse todo precisa acompanhar as mudanças para não ficarem para trás. Esse trabalho fará com que as mudanças comportamentais aconteçam e contribua para o crescimento das organizações.

Anônimo disse...

subushficou claro que o D.O. não se refere a compra de aprelhos de informatica nem a construções de estradas e ferreovias e sim a conscientização das organizações na valorização e necessidade de mudanças cultural que precisam ser constante na busca pela motivação e satisfação.

ORLANDO GC1N

Anônimo disse...

Toda mudança traz com ela uma certa insegurança, mas as organizações devem estar preparadas para mudar, pois vivemos em um mercado competitivo e bastante inovador, onde todos devem estar preparados. A administração de uma organização depende das pessoas como todo e as mudanças trabalham diretamente com o comportamento destas pessoas dentro da organização contribuindo assim para o crescimento da mesma.Anderson Lessa GC1N

Anônimo disse...

Uma empresa não pode se estagnar diante do mercado, senão entra em falência. Desta mesma forma, não adianta investir “fundos e mundos” em estudos de mercado e suas tendências se, sua equipe e estrutura, não estiverem preparados e no mesmo ritmo. Explicar, ensinar, apresenta, dividir as necessidades e qualidades com a equipe é essencial, para que cada um saiba do que é responsável, em cada momento ruim e ou produtivo. Desta forma, estando preparado e motivado, o colaborador se mobilizará numa investida precisa e objetiva, buscando reparar seus erros e aumentar seus acertos, trazendo de volta assim, sua empresa ao patamar planejado.
Thiago Guimarães GC 1N

Unknown disse...

Acredito que as novas tecnologias vêm para melhorar nossas vidas e oferecer milhões de possibilidades para os seres humanos se dedicarem mais ao processo de desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento se souber fazer o bom uso delas. É uma realidade que tem ser vivida dentro e fora das organizações.

Anderson L. Barnabé
GCN1

Jessica Fani disse...

Cabe ressaltar as características, as organizações no mundo todo vêm enfrentando um clima constante de mudança nos negócios. Muitas empresas estão se reestruturando devido aos novos desafios, e as incapazes de se adaptar enfrentam sérios problemas de sobrevivência, de nada adianta um programa de desenvolvimento organizacional bem montado e melhor apresentado se, ao mesmo tempo, não existe uma consciência empresarial e individual voltada para aceitar as alterações substanciais necessárias para uma nova mentalidade de agir.

JERSSICA FANI GC1N FAMA

Unknown disse...

Como desenvolvimento tecnológico a qualidade de vida vem melhorando a cada dia.
Pois desta forma conseguiremos de forma racional nos proporcionar mudanças no âmbito organizacional, bem como profissional, pois o mundo está passando por constantes mudanças cabendo a nós inclusive nos atualizar e fazermos desta forma um bom uso delas tanto em ambiente interno como externo.

Kardyza Joana da Rocha
GC1N

Unknown disse...

Todo processo de atualização, em âmbito profissional,tecnológico, organizacional constante de forma humana e racional.

Luciana Quintino
GC1N

Unknown disse...

Pode-se afirmar, com toda a segurança, ser a mudança a coisa mais certa no instável mundo das relações empresariais. Principalmente numa era de transformações rápidas, irreversíveis e surpreendentes, envolvendo praticamente todos os campos do conhecimento humano.
Nesse sentido, a mudança organizacional planejada são parâmetros obrigatórios para que pessoas e instituições se adaptem às profundas alterações por que passa a humanidade neste final de século.
Por outro lado, ainda há um segmento muito grande de indivíduos, grupos e instituições que resistem o quanto podem a essa inovação permanente, ficando presos a padrões de desempenho ultrapassados, na contramão da modernidade administrativa.

Ligia Cardim
GCN1

Rubens Mesquita disse...

O Texto nos leva a crer , ser a mudança a coisa mais certa no instável mundo das relações empresariais. Principalmente numa era de transformações rápidas, irreversíveis e surpreendentes, envolvendo praticamente todos os campos do conhecimento humano.
Nesse sentido, a mudança organizacional planejada são parâmetros obrigatórios para que pessoas e instituições se adaptem às profundas alterações por que passa a humanidade neste final de século.
Por outro lado, ainda há um segmento muito grande de indivíduos, grupos e instituições que resistem o quanto podem a essa inovação permanente, ficando presos a padrões de desempenho ultrapassados, na contramão da modernidade administrativa.