3 de mai. de 2011

LOGÍSTICA A REBOQUE - PARTE 1

   Apesar da Logística ter sido utilizada desde tempos remotos - Anibal, rei de Cartago, na África do Norte, com seu exército de 150 mil soldados e catorze elefantes, atravessou o estreito de Gibraltar, os Montes Pirineus e cercou Roma - no Estado Brasileiro, a logística está à reboque dos grandes empreendimentos governamentais.Para reforçar esta assertiva, basta rememorar a época da construção de Brasília,  que foi iniciada através de suprimentos aéreos e posterior abertura de estradas para aquele canteiro de obras.
   Atualmente, estamos assistindo a uma verdadeira negligência nas construções das arenas para a Copa do Mundo de 2014. Não se concebe elaborar projetos de construção dessas arenas, sem levar em consideração as vias de transporte com dimensões e estruturas modernas.
   Na ótica da Logística, caso não haja um redirecionamento dos projetos, a Copa de 2014 em diversas sedes( inclusive em Pernambuco), será um verdadeiro caos. Os transportes e as vias de acesso rápidas para o escoamento de torcedores, jornalistas e turistas, devem ser consideradas  à priori de quaisquer projetos  de construção de arenas.
   Esta é a nossa visão, como profissional de Administração e, especificamente, de Materiais e Logística; área da Ciência da Administração fundamental para a eficiência e produtividade de uma organização, seja ela pública ou privada, comercial, industrial ou prestadora de serviços.

46 comentários:

Wanderson disse...

A logística para o crescimento do Brasil é fundamental, tanto para a infraestrutura quanto para a economia, se toda a logística for analisada com antecedência todos os projetos tendem a darem certos, mas da forma que esta, os trabalhos realizados para a realização da copa do mundo, com obras paradas, com tempo de finalização curtíssimo, assim chegaremos 2014 com obras em todos os locais de competição.
Se os governos intervirem de maneira forte, trazendo outros profissionais para compartilhar os projetos e melhorar a infraestrutura do Brasil para a copa de 2014, podemos ter um outro resultado, ou seja, melhor do que esperamos.
“ A melhor maneira de se prever o futuro é analisar o passado” é com esta frase do professor Fernando Guiraud, que podemos analisar os jogos Pan-americanos de 2007 realizados no Rio de Janeiro, para prevermos um pouco da copa de 2014.

Wanderson Nunes
Fama - Adm. - N6

srta aylka disse...

Para obtenção da copa aqui no Brasil infra - estrutura boa e grande o que não temos por isso que quem sabe o que é realmente a logistica e suas atribuições sabe desenvolver de maneira benefica para o nosso país que eu acho que nao fazermos de maneira correta.


AYLKA MELO
FAMA - ADMINISTRAÇÃO - N6 (NOITE)

Anônimo disse...

se falarmos de logística a nível Brasil, associado a Copa do Mundo em 2014, temos um grave problema, para início, como iremos promover uma copa do mundo sem termos o mínimo de saneamento básico, o brasil não tem logística de saneamento, escoamento de água, imagine uma grande demanda de turistas, não teremos vias e canais de deslocamento suficiente para todo este público, não posso imaginar um jogo em um dia de chuva, sem citar a falta de capacitação no atendimento ao turista em todos os níveis de mercado em Pernambuco, elogio Apenas os Policiais Federais, precisamos de bagagem de informações estruturas externas e não só estádios de futebol.

Manoella Silva disse...

Concordo com Ênio. Não podemos pensar em obra grandiosa que requer investimentos altos, como a Arena da Copa de 2014, sem pensar na Urbanização da cidade.
O que pode acontecer é de não termos recursos suficiente depois que acontecer a reforma da Arena (CEDE), para melhorar as vias da cidade que darão acesso ao estádio. Ou até mesmo, deixar pra fazer em cima da hora, onde irão perder o foco e que possívelmente também, não levaria a eficácia da estrutura externa.

Brunna Samara N6 disse...

Acredito ser um pouco dificil que as construções para a copa de 2014 terminem da forma esperada, pois o sistema de logistica do Brasil ainda é muito falho, sendo este o principalmente instrumento para a construção.
O problema é que o Brasil só para para pensar em questões como esta em momentos de eventos e festas no Brasil. Só que então, passa a ser tarde demais.
O nosso governo tem que entender que o Brasil precisa de uma boa estrutura não só para receber eventos e festas, mais sim para crescimento próprio a cada dia.
Não temos que esperar que eventos venham a acontecer para melhorar nosso país !

Gabrielly disse...

A logística esta a reboque dos grandes empreendimentos governamentais. Atualmente esta havendo uma negligência na construção de arenas para a copa do mundo de 2014. Em diversas sedes, será um caos onde no caso da preocupação da construção das sedes a prioridade deveria ser a construção de vias de acesso rápido para desembarque de torcedores e turistas.

Gabrielly Cavalcanti
turma: n6
Fama

Uziel Felix disse...

A copa de 2014 no nosso país, no momento, só esta servindo de uma coisa, mostrar o quanto estamos defasados em relação a toda uma infra-estrutura de logística e outras mais, ou seja, é preciso acontecer um evento de grande porte como a copa do mundo para fazer melhorias ou paliativos tentando resolver um problema antigo e que leva muito tempo para ser solucionado, mas que precisa ser resolvido, independente de eventos, pois penso que todas essas obras que hoje se faz deveriam esta focando o desenvolvimento do país e não um evento passageiro.

Uziel Felix
FAMA-ADM-N6

Fred Rosa e Silva disse...

Enfatizando o porto de Suape que por sinal está a caminho de um dos maiores da América Latina, e uma potência em Logística a Reboque, pois as empresas de navegação têm escolhido o nosso PORTO já há alguns anos para ser um porto de embarque e de desembarque de grandes quantidades de carga direcionadas a determinadas regiões do globo. A fabricação de navios está aumentando muito nesses últimos 10 anos e alguns estão em operação para transporte de 8.000 TEUs – Twenty Feet or Equivalent Unit container de 20 pés ou equivalente, que significam unidades de 6,1 m de comprimento.

Anônimo disse...

Angélica Costa N-6

Concordo com o que foi dito atualmente, estamos assistindo a uma verdadeira negligencia nas construções das arenas para a copa do mundo de 2014. Não se cômoda a elaborar projetos de construção dessas arenas, sem levar em consideração as vias de transporte com dimensões e estruturas modernas, espero que as empresas responsáveis se antecipe aos fatores que podem vim a ocorre e agilizem a solução dos problemas.

Discurso Informal disse...

Quando existe algo maior em jogo, tudo ou quase tudo dever ser redirecionado ao objetivo geral. Não só devemos estar preparados quanto a infra-estrutura. O pessoal deve estar capacitado para atender os turistas, a divulgação deve ser bem preparada e aliada a ela, a cobertura jornalística nacional e mundial.
Tudo deve estar alinhado com o objetivo de realizar uma copa do mundo excelente, com pessoas motivadas, capacitadas e organizadas, que com alegria poderão realizar a melhor copa que esse mundo já viu.

Antônio Corrêa disse...

É professor, tambem concordo com seu comentário e acredito que nosso país, por conta dos nosso governantes, não tem estrutura para sediar esta copa do mundo!!!!


Antônio Corrêa N-6

Zamir Medeiros disse...

A logística está sempre a reboque do desenvolvimento. Qualquer movimento importante de investimento aumenta o fluxo demateriais e consequentemente a demanda por serviços logísticos. É isso que está acontecendo agora em Suape.Não há profissionais suficientemente qualificados no mercado, muitas vezes é preciso ´adaptar` trabalhadores para atuar nas áreas técnica e gerencial. As empresas costumam contratar administradores de empresas e engenheiros, especialmente de produção, com pós-graduação na área de logística.
Zamir Medeiros N-6

Robson Olímpio disse...

A logística é fundamental para o crescimento de um Pais, más com a logística defeituosa que temos, faz vergonha até de falar, não temos estrutura para sediar uma copa e ainda assim o Brasil ainda pega mais essa bronca!!!

Robson Olímpio

Bacharelando em Administração com ênfase em Marketing (FAMA) 6º Período.

Gabrielle Sthefane disse...

Percebe-se o quanto estamos defasados e o quanto não temos infra-estrutura nenhuma pra essa copa do mundo de 2014.Não temos condições, estrutura, suporte pra assediar tal evento, uma vez que conforme foi dito não basta somente investir nas obras, nos projetos a serem cumpridos, em primeiro lugar de tudo a logistica de transporte desse país é totalmente falho, não só ferroviario(que comparado aos outros paises é uma vergonha), mas transporte urbano e principalmente aéreo.Dessa forma corremos um sério risco de passarmos vergonha diante do mundo inteiro, mostrando o quanto não temos investimento e estrutura pra isso.


Gabrielle Sthefane

FAMA-ADM N6

Eric Lima N6 disse...

o problema nao esta só na logística
e sim na negligencia e corrupção dos responsáveis por isso, claro que o brasil ainda nao tem condicoes de porta uma copa do mundo, porem de uma forma otimista temos que esperar pois de qualquer forma mesmo com os atrasos a teremos um grande numero de invistimentos

juca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caroline disse...

Como o sistema de logística no Brasil ainda é muito falho, acredito que a copa de 2014 será um caos, pois o Brasil é muito carente de infra-estrutura e outros requisitos básicos para o sucesso de um evento tão grandioso como uma copa do mundo.


Kate Caroline

Fama - Adm. - N6

Anônimo disse...

Jislaine Evans - N6 FAMA

A grande questão é que o presente caos logístico é fruto que ausência de política setorial, aparelhamento de postos técnicos e falta de visão. O resultado é maléfico para a sociedade como um todo, pois perde-se competitividade no exterior e majoram-se os preços para o mercado interno. E creiam, é praticamente impossível explicar aos estrangeiros como funciona a logística à brasileira.

George Wilson disse...

O Brasil precisa de uma boa estrutura não só para receber eventos e festas, mais sim para crescimento próprio a cada dia.
e preciso ter um evento desse porte para que o governo se prepare. a verdade é pura falta de politica sensorial.

Luiza Andrade N6 - FAMA disse...

O nome "Logística" já sobrepõe o que deve ser feito em algum projeto, principalmente em projetos tão grandes como a copa de 2014. É o uso da lógica junto com a necessidade do projeto. Creio que a falha dos governantes, em relação à logística no estado de PE, seja cometida porque eles apenas botam os projetos de logística pra frente, quando está próximo à algum evento do tipo: copa, show, eleição etc.
Voltando a falar sobre a Copa 2014, o grande problema é que as autoridades estão preocupadas em "maquiar" os estádios e os bairros próximos a eles e não estão levando em conta o resto da cidade/estado. Antes desse projeto "copa 2014", deveria ter sido feito outro projeto pra primeiro desafogar o transito e depois dar andamento à copa.

Erika Ekatherina N6- FAMA disse...

A Copa de 2014 especialmente analisando o evento no nosso Estado, na minha concepção a solução seria fechar o comércio nos dias que acontecerem os jogos na Arena PE, contudo as empresas e o comércio seriam prejudicados, seria uma medida brusca para maquiar a falta de infra- estrutura e planejamento por parte dos nossos governantes.

Roseli Laurentino N6 - FAMA disse...

De fato, nós ficamos a merce da má administração pública que usa a posição e influência que conquista ao o elegermos em beneficio próprio, com o objetivo único de se auto promover, por isso os projetos de curto prazo sem estrutura e sem visão, talvez falte mesmo é competência dos nossos dirigentes. A cada dia que passa se torna impossível transitar na cidade do Recife, não sei como eles não percebem que estamos ficando a cada dia sem estrutura para absorver a toda essa demanda.

Elizangela Maria N6 disse...

Com base nos conhecimentos em Administração, a Logística a reboque desconsiderou a primeira função da Administração, que é o Planejamento. Isso porque a mídia está mostrando as coisas bonitas que ainda não existem para ganhar prestígios e por interesses políticos. Essas construções que estão sendo realizadas, notoriamente trarão grandes consequências para a sociedade que tem outras carências e prioridades. Pois ao passar a copa 2014, essas construções serão como elefantes brancos (não terão serventias). Onde, na realidade, o plano de logística não foi utilizado corretamente.

Solange Maria - N6 disse...

Com base no texto, percebe-se que a copa de 2014 está muito longe de se tornar realidade. É muito fácil publicar maquetes de construções já prontas e vias desenhadas, onde na verdade a relação da Logística não está atrelada a realidade da sociedade. A exemplo disso, o grande engarrafamento de Recife, só piora a cada dia. Onde a sociedade não está sendo preparada para acompanhar um projeto tão grandioso como esse. Sociedade essa, que deveria estar sendo a mais beneficiada (em longo prazo) com os projetos do Governo. Então, um dos conselhos que eu posso dar, como uma estudante em Administração, é que haja um alicerce de utilização das ferramentas de Logística e um planejamento eficaz.

Enio Miguel disse...

Orgaização, Planejamento,etc., São palavras que estão implícitas dentro do conceito logistica.Temos sim capacidade e desenvoltura para fazer tudo funcionar de acordo com um planjamento.Mas não acordamos ainda pra esse conceito tão importante chamado Logistica que não se resume em apenas guardar ou trasportar cargas ou volumes.Quando nossa logistica melhorar tudo melhorará ao nosso redor.

Maria Josy Pedrosa disse...

É impressionante a falta de visão e preparo dos governos. A copa do mundo de 2014 está longe de ser um evento de sucesso e o transporte como citado no post acima, é um dos fatores de altíssima falta de planejamento dos organizadores que parecem não possuirem nenhuma logistica, organização e visão para o sucesso deste acontecimento. Em especial, fico imaginando como recife vai comportar um evento da dimensão da copa do mundo sem nenhuma infraestrutura de transporte, hotelaria, segurança... Eu realmente espero que o Brasil acorde a tempo de não passar uma vergonha mundial!

Charlston Rezende N6 noite disse...

O que vemos hoje, são projetos que não estão estruturados em uma visão para o futuro. Os Estados buscam o crescimento através da instalação de novas fábricas, ampliação dos portos, aumento da produtividade agrícola, porém os investimentos em logisticas ainda são mínimos. Não entendo, como capitais que hoje não conseguem escoar nem mesmo sua população local, por conta de vias estreitas, falta túneis e viadutos pretendem sediar eventos de grande porte. Tenho a certeza que temos ainda muito aprender com outros países que já estão bem a frente nesse quesito.

Tarciana Abreu - N6 FAMA disse...

A Copa de 2014 será uma prova de fogo para a logística do o Brasil, sim, digo Brasil, porque aqui não é o único estado com problemas de locomoção. Quem sabe não somos surpreendidos?!

Ana Carolina N6 disse...

Ana Carolina N6

Sem sombra de dúvida vai ser um caos, a Copa de 2014. Hoje já vivemos com muitos problemas de trasporte publico imagina quando estivermos com a casa cheia.

BRUNO MATOS N6 FAMA disse...

O Brasil vai precisar de uma logistica perfeita aparti de agora com o grande investimento que esta sendo feito por conta da Copa. Espero que nossos governantes fique atentos a esse ponto.

Anônimo disse...

Falando de Pernambuco realmente percebemos que apenas próximo a Arena Pernambuco, onde vão ser realizados os jogos da copa de 2014, é que está sendo feito obras viárias. Mas eu uma visão logística da coisa é preciso muito mais organização e planejamento de infraestrutura geral na cidade
Lua Babuska N6

Anônimo disse...

Renata Oliveira N6

O Brasil não tem uma logística preparada para ter uma copa do mundo e muito menos Pernambuco. Os governantes terão que buscar profissionais bem preparados para desenvolverem uma estrutura com materiais de qualidades para que a coisa ande e reestruturar algumas obras antigas de nossa cidade, pois Recife é um caos em todas as rodovias diariamente, onde estar claro que não temos nenhuma condição de ter tal evento em nossa capital. Infelizmente fica difícil de acreditar que essa copa de 2014 será um sucesso, infraestruturas defasadas e má administração nos projetos, será impossível vermos Pernambuco tendo esse evento grandioso.

Diego Hydalgo disse...

Sem dúvidas a logística é ponto crítico das principais cidades brasileiras e com a capital pernambucana, não é diferente. Vemos diariamente se especular diversos projetos, meramente paleativos, como resolução total do caos atual e solução eficaz para copa, falsa realidade! Sabemos que o contexto como um todo já começa errado do seu princípio, as vias de maior tráfego da cidade e de ligação direta aos principais municípios adjuntos(Olinda e Jaboatão), são tomadas de sinais e cruzamentos, fazendo com que essas se tornem extremamente lentas e engarrafadas, não existem acessos secundários, ou vias laterais, ou se utiliza aquela via principal e se enfrenta o trânsito diário, ou resuma-se a ficar em sua residência, esta infelizmente é nossa realidade e a proximidade da copa do mundo, não nos faz vislumbrar nada em favor da população, unicamente em favor dos interesses políticos e econômicos de poucos!

Diego Hydalgo disse...

Sem dúvidas a logística é ponto crítico das principais cidades brasileiras e com a capital pernambucana, não é diferente. Vemos diariamente se especular diversos projetos, meramente paleativos, como resolução total do caos atual e solução eficaz para copa, falsa realidade! Sabemos que o contexto como um todo já começa errado do seu princípio, as vias de maior tráfego da cidade e de ligação direta aos principais municípios adjuntos(Olinda e Jaboatão), são tomadas de sinais e cruzamentos, fazendo com que essas se tornem extremamente lentas e engarrafadas, não existem acessos secundários, ou vias laterais, ou se utiliza aquela via principal e se enfrenta o trânsito diário, ou resuma-se a ficar em sua residência, esta infelizmente é nossa realidade e a proximidade da copa do mundo, não nos faz vislumbrar nada em favor da população, unicamente em favor dos interesses políticos e econômicos de poucos!

Juliana Pereira N6 disse...

O que falta em grande proporção para nossa cidade é um forte planejamento estratégico. Antes de iniciar qualquer construção, seja ela a mais simples, é preciso analisar o que esta acarretará no cotidiano dos envolvidos, o fluxo dos transportes, das pessoas, dos materias, enfim um trabalho logístico da situação.
Infelizmente o desenvolvimento da nossa cidade está atrelado a grandes acontecimentos, como é o caso da Copa de 2014.

Luciana Sena, N6 FAMA disse...

Percebemos o quanto está atrasado em questão de logística, nosso país para receber uma COPA DO MUNDO, não basta somente investir em obras, antes de tudo teria quer haver um planejamento para que tudo ocorresse certo, e pelo que vejo isso tá muito longe de acontecer, ou seja temos muita coisa pra fazer e pouco tempo,e um dos fatores principais é a questão da logística, temos que pensar na questão de aeroportos, rodoviárias, transporte de carga e de passageiros, enfim tudo e principalmente o que envolve a logística, pois iremos receber pessoas de várias nacionalidades e hoje mim preocupo com a imagem que iremos propagar do nosso país, para todo o MUNDO.

Etiene Martins N6 FAMA disse...

A copa do mundo é nossa! Daqui a menos de 2 anos iremos receber mais de 600 mil turistas irão desembarcar nos aeroportos brasileiros, o que não vai ser tarefa fácil, pois pelo que vejo a Agência Nacional de Aviação Civil e a Infraero não estão trabalhando com um planejamento específico para esse evento, o que mim assusta, pois hoje tempos de férias ou época de natal os aeroportos ficam um caos, ou seja insuportáveis,com muita gente filas imensas e até muitas vezes dificuldade de transitar livremente, imagino nos dias da Copa, como iremos sofrer, a consequência disso de não termos uma logística preparada, vai acabar de última hora, maiores investimentos dificultando a economia brasileira. A copa acaba e o Brasil fica devendo por anos. Onde na verdade deveriam ter se planejado há muitos anos atrás e assim não fazendo a população sofrer como hoje e provavelmente no futuro.

Unknown disse...

É realmente é a nossa realidade, antes da copa já se havia muitos problemas inacabados um deles é o transporte público que por sinal é bem escasso para aquela area em dias normais, imagina nos dias dos jogo? O governo não procura resolver os problemas , so fazem maquialos. Agora só nos resta contar mais uma vez com a sorte.

Samara Amorim N6

Núbia Jordão disse...

NÚBIA JORDÃO N6 FAMA

Visto que o crescimento econômico neste setor tem sido alvo de grandes investimentos, uma vez que quando a demanda excessiva de construções torna uma inquestionável necessidade de praticas da logística como um todo, implicando na estruturação e planejamento que possibilitem aos responsáveis pelos projetos um engajamento que proporcionem resultados satisfatórios mas que contudo não torne a ideia de um benefício em um verdadeiro caos. No que diz respeito a logística é sim extremamente necessário que se tenha uma adequação e estruturação para receber obras como as que nosso estado vem recebendo e neste contexto a logística aplicada deverá ser imediatava já que se olharmos por outro lado seria nesta instância remediativa.

Rosangela Maria N5 disse...

A logística é fundamental para o crescimento econômico do Brasil, porém a logística utilizada nos trabalhos para a copa de 2014 encontram-se em grande decadência, sem o devido planejamento e com obras paradas.
Para que o Brasil consiga comportar com sucesso a copa de 2014 é preciso ter pessoas capacitadas e uma logística de qualidade.

Rosane Maria N5 disse...

A logística é muito importante para o crescimento do Brasil, porém é necessário que os projetos sejam analisados criteriosamente com antecedência, para que sejam desenvolvidos de acordo com o planejado, más é bastante visível que o Brasil tem um grande problema em relação a logística, e muito mal se tem saneamento básico, imagine se terá condições para uma copa.

Mayara Joplin N5 disse...

É importante salientar que um projeto que não é bem elaborado acaba gerando problemas. Foi o que aconteceu hoje como desabamento do Itaquerão. A futura Arena Corinthias, teve a sua arquibancada destruída, após queda do guindaste. Infelizmente duas pessoas perderam a vida. novo estádio será entregue em dezembro deste ano. O estágio foi escolhido para sediar a abertura do Copa do Mundo de 2014. Isso é apenas o começo dos transtornos que irão acontecer daqui pra frente. Como Brasileiros, torcemos para que os Estados e o BRASIL acorde enquanto é tempo. Soluções rápidas e eficaz podem fazer diferença no futuro próximo.

Israel Carvalho disse...

A Copa do Mundo, assim como todos os grandes eventos esportivos para serem bem sucedidos necessitam de uma longa e precisa preparação. Por isso, exige um projeto logístico de grande escala, sendo necessário, fazer uma avaliação das necessidades inerentes ao evento e assim obter soluções, essas necessidades envolve atividades de integração, segurança, limpeza, comunicação, entre outros.

Os objetivos principais da logística no planejamento de um campeonato mundial são:

- Criar um ambiente seguro para os atletas, espectadores e trabalhadores deste evento.

- Criar uma experiência positiva e agradável para todos.


Apesar de estas idéias parecerem básicas, não são necessariamente fáceis de cumprir. O fato de estarem dependentes de vários fatores, tais como voluntários (sem conhecimentos e competências) que oferecem os seus serviços, das várias empresas que criam uma dificuldade de gestão devido à agenda de cada uma e das limitações físicas dos estádios onde e realizam os jogos.

Outros fatos e talvez o mais importante de todos seja o tempo. À medida que a data do evento se aproxima, mais prioritárias se tornam as necessidades, criando stress e desgaste físico para todos os responsáveis e trabalhadores que correm intensivamente contra o tempo.

Para uma boa solução contra estes fatores são criados planos estratégicos organizacionais pela parte da logística, que definem prioridades e necessidades organizando e distribuindo tarefas pelos funcionários de modo a conseguir criar um equilíbrio entre os mesmos, para que possa estar tudo devidamente preparado para o início do evento.

Para que se obtenha os melhores resultados, as necessidades são divididas por categorias e são criados departamentos, cada um responsável por diversas necessidades.

Israel Rodrigues de Carvalho
Fama- Adm.
Turma: N5

Anônimo disse...

Raissa Cerqueira - N5 Fama. Podemos perceber que o Brasil não tem infraestrutura adequada para realização de um evento a nível mundial. Obras realizadas no imediatismo, faz com que o resultado não seja beneficiado de maneira Duradoura para a sociedade. A política, em geral, deveria ter a logística com o primeiro a longo prazo, trazendo assim benefícios a novas gerações. Porém, as midias sociais congelam a mente da população, fazendo assim uma alienação social. Vamos "esperar" e vê como vai ser i resultado e as críticas seguintes da tão Eesperada copa do mundo.

Anônimo disse...

Não podemos pensar em grandes obras que requerem investimentos altos, como a Arena da Copa de 2014, sem pensar na Urbanização da cidade.
O que pode acontecer é de não termos recursos suficiente depois que acontecer a reforma da Arena (CEDE), para melhorar as vias da cidade que darão acesso ao estádio. Ou até mesmo, deixar pra fazer em cima da hora, onde irão perder o foco e que possivelmente também, não levaria a eficácia da estrutura externa.

Anônimo disse...

RUBENITA OLIVEIRA FAMA N-05
O crescimento econômico neste setor tem sido alvo de grandes investimentos, uma vez que quando a demanda em excesso de construções torna uma inquestionável necessidade de praticas da logística como um todo, implicando na estruturação e planejamento que possibilitem aos responsáveis pelos projetos um engajamento que proporcionem resultados satisfatórios mas que contudo não torne a ideia de um benefício em um verdadeiro caos. No que diz respeito a logística é sim extremamente necessário que se tenha uma adequação e estruturação para receber obras como as que nosso estado vem recebendo e neste contexto a logística aplicada deverá ser imediatava já que se olharmos por outro lado seria nesta instância remediativa.