27 de set. de 2011

PLANEJAMENTO: Principal função da Administração

   Nesta função são determinados os objetivos, as tomadas das decissões,, as previsões e  as  estratégias.
   Consideramos planejamento como decisão por antecipação do que fazer, como fazê-lo, quando fazê-lo e quem deverá fazê-lo. Especifica as finalidades  a serem atingidas.
   Sendo assim, para implementarmos a função planejamento em uma organização, seja ela pública ou privada, comercial, industrial ou prestadora de serviços, é necessário estabelecer a estratégia empresarial, que constitui numa abordagem integrada, isto é, envolvendo o ambiente externo e interno da organização.Portanto,trata-se aqui de atribuir deveres e responsabilidades a todos os níveis da empresa/organização: o nível institucional( cúpula da empresa), nível intermediário( deparamentos ,divisões,etc.) e o nível operacional.Assim, a estratégia empresarial precisa de um plano básico- o Planejamento Estratégico. E o planejamento estratégico precisa apoiar-se numa multiplicidade de planos táticos e operacionais situados carreira abaixo dentro da estrutura organizacional da empresa. Portanto,a função planejamento, é desenvolvida nos três níveis da empresa/organização: estratégico, tático e operacional. Assim. temos o planejamento estratégico, tático e operacional, todos inter-relacionados e interagentes, combinando esforços para obter efeitos sinergísticos dentro da estrutura organizacional da empresa.
   Planejamento estratégico - é desenvolvido nos níveis hierárquicos  mais elevados da empresa, isto é, na cúpula da empresa, no nível institucional.
   Enquanto a estratégia empresarial está voltada  para o que a  empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico procura especificar  como fazer  para alcançar aqueles objetivos. Como o planejamento estratégico é genérico,  abrangente e de longo prazo,ele precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos ao nível intermediário da empresa, através dos seus departamentos/divisões e de médio prazo. Cada plano tático precisa ser desdobrado em vários planos operacionais desenvolvidos no nível operacional da empresa/organização, detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.
   O planejamento estratégico exige seis etapas:
    1. Determinação dos objetivos empresariais.
    2. Análise ambiental externa.
    3.  Análise organizacional interna.
    4.  Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia
          empresarial.
    5. Elaboração do planejamento estratégico.
    6. Implementação por meio de planos táticos e planos operacionais.
   Planejamento tático - representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a  execução das tarefas e operações.Tem características típicas do planejamento comum, se constituindo num processo permanente e contínuo;  está voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisorial, visa selecionar , entre várias alternativas  disponíveis, um determinado curso de ação, é sistêmico e interativo, é uma técnica cíclica e de alocação de recursos, interage dinamicamente com a demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação, bem como de mudança e inovação. O plano  é o resultado imediato do planejamento. Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o quê, quando, como, onde e por quem. Podemos dizer que o planejamento tático,  através de seus planos táticos, visa a dar condições  racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamento ou divisões para alcançar os objetivos elaborados  no  cenário estratégico da empresa, e que são concretizados através dos planos operacionais.
   Planejamento operacional - se preocupa basicamente com "o que fazer" e "como fazer". Refere-se especificamente  às tarefas e operações  realizadas  no nível operacional da empresa. O planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados. O planejamento operacional é constituído de planos operacionais nas diversas áreas  e funções dentro da empresa: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos, recursos  materiais e patrimoniais, etc. Assim, os planos operacionais cuidam da administração pela rotina, para assegurar que todos executem as tarefas e operações  de acordo com os procedimentos pretendidos  pela  empresa, a fim de que esta alcance os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência(ênfase nos meios), pois a eficácia(ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da empresa.   ( Fonte: Chiavenato, Idalberto, Administração:teoria,processo e prática - São Paulo: Makron Books, 1994, 2ª edição.)

19 comentários:

Unknown disse...

Teoricamente esta perfeito, atualmente precisamos disseminar essa informações para que os planejamentos estratégicos, táticos e operacionais sejam eficientes e eficaz. No entanto, nas experiências que tive, na pratica, a parte estratégica tornasse muito centralizadora (geralmente em pequenas e médias empresas), e acaba limitando o tático a realizar uma das funções citadas no texto acima de Chiavenato, que é identificar quem faz, e absorver todas as ideias que surgem do operacional. Mas claro, a empresa/organização que não se planejar estará fadado a falência, pois nunca estará preparada para eventualidades.

Anônimo disse...

Anderson Nogueira N5
planejamento é indispensável na vida de qualquer empresa mais sabemos á maioria das empresas não coloca em pratica a teoria e a divisão dos níveis estratégico,tático e operacional para controlar o uso de recursos e alcançar objetivos organizacionais. o planejamento é uma técnica que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças . seguindo estas técnicas a empresa vem aproveitar melhor as oportunidades e evitar riscos.

Unknown disse...

O planejamento é um pouco complicado de se fazer, e de se cumprir, não é difícil e sim trabalhoso, pois requer uma análise bem detalhada dos ambientes. É um exercício que envolve toda a organização e tem que ser construído a várias mãos, mas definido pela liderança da empresa. Isto toma tempo, esforço, até mesmo um custo, mas tudo é compensado pelo fato que com o planejamento evitamos erros futuros e economizamos tempo e recursos. ANDREZA GADELHA N-5

Douglas Bezerra disse...

Em toda execução de uma atividade, seja ela qual for, utilizamos um planejamento, seja ele através de um simples pensamento ou elaborado em detalhes descrevendo cada passo. Algumas pessoas, que pelo fato de conhecer todo o processo, acreditam que não é mais necessário planejar, mas elas estão muito enganadas pensando desta forma. O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, antecipando os resultados esperados.

Unknown disse...

Planejamento é indispensável para a eficácia de uma empresa/organização, é ele que integra a estratégia, que traça a ação tática e operacional. Portanto o planejamento é uma peça fundamental para formular os objetivos empresariais, para lidar com as mutações do mercado, com as necessidades dos clientes, sem planejamento não se sobrevive por muito tempo.
Cláudia Rafaella N5

Rosangela maria N5 disse...

O planejamento é uma ferramenta crucial para a administração, levando em consideração que para a execução de qualquer projeto é necessário que antes ocorra o planejamento, e para isso é preciso estabelecer estratégicas envolvendo todos os ambientes da empresa, analisando a multiplicidade planos táticos e operacionais ambos com seus importantes significados para o sucesso da empresa.

Rosane Maria N5 disse...

O planejamento é sem dúvidas indispensável para o desenvolvimento de qualquer organização, independente de ser pública ou privada, comercial, industrial, ou prestadora de serviços, pois é através do planejamento que é possível ter uma previsão antecipada do que fazer quando a uma situação de riscos.Geralmente as empresas criam certa resistência nesse assunto, más é preciso ressaltar que uma organização sem um planejamento criterioso, corre o risco de ir a falência.

Cibelli Gonçalves disse...

Planejamento é algo de fundamental importância hoje em dia em todos os lugares possíveis. Nada vai pra frente sem um planejamento estratégico verídico e complexo. Atualmente as grandes empresas apostam muito nisto e vem dando resultados positivos a várias dessas organizações. Basta apenas executar com responsabilidade que dá certo.

Mauro Alves disse...

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro. As empresas que fazem isso valer a pena, possuem grandes resultados, pois planejar é exercer o combinado com organização e criação de valor. Ainda existem muitas empresa que não trabalham desta forma e ainda tem muito o que melhorar.

Unknown disse...

Robson Barbosa -Fama- Turma N5.
Planejamento sem sombra de duvida se tornou a ferramenta indispensável para qualquer empresa ou organização que deseja permanecer por logos anos no mercado de trabalho. Pois essa é a grande estrategia que as grandes empresas estão apostando e como previsto tendo ótimos lucros tudo isso por ter em mãos um bom planejamento.

Anônimo disse...

Maria Luciana Costa Fama- Turma N5.
Só através de um bom planejamento é que qualquer organização ou empresa tanto publica como privada vai ter longa estabilidade no mercado de trabalho afinal planejar e a grande ferramenta chave para ter grandes lucros e estabilidade nos negocios.

Unknown disse...

Impossível não dizer que o planejamento é a base de tudo, em tudo que possamos fazer,sem divida é uma ferramenta crucial para a administração, salientando que com planejamento, evitamos custo, e o trabalho sem duvida será de grande sucesso.

Unknown disse...

Planejamento com certeza é uma estratégia importante para seguimos com os processos necessários de chegar a um resultado esperado e bem estratégico. Sabemos que necessitamos de outras ações para chegar a um local desejado.
Por isso é muito necessário colocar o plano em primeiro lugar para se preparar de uma maneira coesa e com organização.

Anônimo disse...

RUBENITA OLIVEIRA N-06
A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pelaquais os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoasque compõem a organização. O planejamento serve para definir os objetivos, traçar as estratégias para alcançá-los e estabelecer o plano de ação. A organização serve para estruturar as pessoas e recursos de maneira a se trabalhar de forma organizada e racional. A direção mostra os rumos e dinamiza as pessoas para que utilizem os recursos da melhor maneira possível.

Unknown disse...

No planejamento é verificado informações fundamentais para que uma organização atue de forma eficaz e eficiente. Sabemos que no planejamento estratégico é necessário muitos dados e levantamnto de informações, para a atuação da diretoria. Um dos fatores de uma empresa é a sinergia dos setores nesse planejamento estratégico. Reuniões e comitês servem para mostrar o que pode ser feito ou o que pode acontecer... é necessário pessoas que realmente entendam como fuciona essa ferramenta, pois sua utilidade é eficaz.

MARCONE GOMES DE VASCONCELOS disse...

O planejamento é indispensável no trabalho do administrador não se restringe ao presente, ao atual, ao corrente. Ele precisa extrapolar o imediato e se projetar para frente. O administrador precisa tomar decisões estratégicas e planejar o futuro de sua organização. Ao tomar decisões, o administrador configura e reconfigura continuamente a sua organização ou a unidade organizacional que administra.


Anônimo disse...

Planejamento com certeza é uma estratégia importante, no planejamento estratégico é necessário levantamnto de informações para ser eficaz na indentificação dos problemas e soluções dos problemas enfrentados por uma empresa. Empresas de porte grande e bem estabelecida no mercado, usam de pessoas especializadas no assunto, e fazem simulações de algumas situações que possam ocorrer e como a empresa suportaria essa mudança. O uso da tecnologia da informação é um "braço a mais" no desenvolvimento das estratégias utilizadas, um mundo onde a cada minuto aparecem novas situações e os diretores e presidentes dessas grandes empresas precisam sempre acompanhar.

PAULA SOUZA
FAMA - TURMA N5

Unknown disse...

De maneira geral o planejamento estratégico é base de qualquer instituição, pois sem ele haveria o caos, ele define quem faz o que quando e onde, e até onde começam e terminam as atividades dos diversos setores e indivíduos dentro das organizações, para tudo flua de maneira organizada, eficiente e eficaz, sem um planejamento estratégico as empresas/organizações estariam fadadas ao fracasso, mas esmagadora maioria dos planos de negócios despreza os acidentes de percurso, potencializando a ocorrência de distorções e defasagens significativas na gestão das obrigações e do caixa da empresa.
o que com certeza acarreta consequências alarmantes, logo vemos que uma empresa com um planejamento estratégico de má qualidade com certeza esta condenada.

Anônimo disse...

atualmente as empresas planejam, mais sendo que a maioria não são alcançados os objetivos, pois tem que planejar, controlar, organizar, e administrar,e é complicado colocar em prática,apesar que é indispensável para atingir as conquistas e metas de uma empresa,e chegar o sucesso. gleice kelly n5