14 de out. de 2011

ARMAZENAGEM- Função importante para os custos logísticos

     A armazenagem pode ser definida como sendo o conjunto de atividades para manter fisicamente estoque de forma adequada.
     Segundo BALLOU-2001,  um espaço de armazenagem pode ser usado pelas seguintes razões:
          . para reduzir custos de transportes e de produção;
          . para coordenar oferta e demanda;
          . para auxiliar no processo de produção;
          . para ajudar no processo de marketing; e
          . para consolidar e desconsolidar cargas.
     Sendo assim, o armazenamento objetiva utilizar o espaço nas três dimensões, de forma mais eficiente e eficaz possíveis.Portanto, as instalações de um armazem/almoxarifado/centro de distribuição, devem proporcionar a movimentação rápida e fácil de materiais e equipamentos desde a recepção até a expedição. Para isso, devemos observar algums requisitos:
          a) determinação de local adequado às finalidades da empresa;
          b) estabelecer um layout adequado aos tipos de materiais que serão
               armazenados;
          c) estabelecer um processo de embalagem de acordo com os materiais;
          d) definir o número e a largura de ruas e avenidas, visando otimizar a
              armazenagem, bem como favorecer a segurança contra furtos, incên-
              dios, etc;
           e) estabelecer a máxima utilização do espaço;
           f) estabelecer a seletividade dos materiais, favorecendo o acesso a todos
               os itens.
     Alternativas de estocagem- Os Centros de Distribuição( CDs )
          A estocagem é realizada nos termos de uma grande variedade de acordos fnanceiros e jurídicos. Cada um deles apresenta uma alternativa para o profissional de logística na avaliação do projeto de seus sistemas.
     As alternativas básicas  são: a propriedade, o aluguel, o arrendamento e a estocagem em trânsito.
     Propriedade de espaço - Almoxarifado Central/ CD-próprio
          A característica mais comum é a da empresa ou organização com capital investido em espaço e no equipamento de manuseio de materiais da instalação de estocagem( o Centro de Distribuição ). Com esse investimento, a empresa espera obter uma variedade de vantagens:
1. Armazenagem mais barata do que qualquer outra possível com espaço aluga-
    do ou arrendado, especialmente quando há uma pesada utilização da instala-
    ção durante a maior parte do tempo.
2. Maior gráu de controle sobre as operaçõess de armazenagem, o que proporci-
    ona condições  para uma estocagem eficiente e um alto nível de serviços.
3. Quando o produto exige, por suas características, equipamento e pessoal
     especializados - por exemplo, produtos farmacêuticos e determinados produ-
     tos químicos.
4. Os benefícios derivados da propriedade de imóveis.
5. O espaço pode ser reformado no futuro para outras finalidades.
6. O espaço pode servir como base para um deptº de vendas, uma frota privada
     de transportes, um deptº de tráfego ou um deptº de compras, de patrimônio,
     etc.
Conclusão: Almoxarifados, Centros de Distribuição ou armazens particulares têm  o potencial de oferecer melhor controle, menores custos e maior flexibilidade quando comparados com o espaço de armazenagem alugado, especialmente sob condições de demanda substancial e constante, ou de condições especiais de armazenagem/estocagem.
     Espaço alugado - Milhares de empresas fazem negócio com a provisão de serviços de armazenagem a outras empresas, ou companhias, que têm como atividades básicas as mesmas funções  dos Almoxarifados Centrais ou Centros de Distribuição privados.
     Todos esses fornecedores de serviços logísticos a terceiros ou agenciadores de transportes, ambos fornecendo armazenagem como parte do seu conjunto de serviços. Tais empresas executam muitos dos serviços e atribuições desenvolvidas pela armazenagem privada, ou seja, receber,armazenar/estocar,distribuir/vender e controlar e outras semelhantes aos operadores privados.
     Também, os operadores independentes na área dos transportes, mantém na essência, com armazenagm privada, a mesma relação do operador independente com os proprietários de uma frota privada de caminhões.
     Estocagem em trânsito - A estocagem em trânsito é o tempo que os produtos permanecem no equipamento de transporte durante a entrega. É uma forma especial de armazenamento que exige coordenação com a opção feita em modalidade de transporte ou serviço.
     Com opções diferentes de transporte significam diferentes tempos de trânsito, torna-se possível para o profissional de logística escolher um seriço de transporte que tenha condições de reduzir significativamente, ou até mesmo eliminar a necessidade de armazenamento convencional. Isto é atraente para empresas que trabalham com estoques sazonais e remessas para longas distâncias. Um dos modais mais favorável para este tipo de estocagem é o ferroviário, juntamente com o rodoviário.
     Em suma: o armazenamento  é uma das funções da logística empesarial que mais influencia os custos logísticos e contribui para a satisfação das necessidades dos clientes.
Fonte: BALLOU, Romnald H. - Logística empresarial: Transportes. Administração de Materiais e distribuição física.
            CHING, Hong Yuh -Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada: Supply Chain

27 comentários:

LUCIANO COSTA DE ALBUQUERQUE - N6 - FAMA disse...

Um sistema de armazenagem realmente eficiente precisa ser totalmente adaptável às necessidades logísticas do cliente e trazer um total aproveitamento do espaço da empresa.

Kariny Damasceno N6 FAMA disse...

Kariny Damasceno N6 FAMA

Acredito que toda empresa, deve programar muito bem o seu sistema de armazenamento, pois se bem montando ele conseguirá reduzir os custos da empresa, ajudar no processo de produção, marketing, entre outros.
É necessária uma boa implantação do sistema de armazenamento, pois ele garantirá a movimentação rápida e fácil dos materiais e equipamentos, otimizando assim o tempo de produção.

Andreza Rocha N6 Fama disse...

A Armazenagem Logística é de grande importância para as empresas obterem os maiores lucros, solucionando problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição. Tem a vantagem também de reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes

Unknown disse...

ROBERTO CORREIA N6 - FAMA
Toda e qualquer empresa necessita de um sistema de logística. essa qual deve-se se adequar prontamente às necessidades do cliente para que tenha uma total satisfação de ambos. o sistema muitas vezes terceirizado vem crescendo em todo o estado de pernambuco.

Ana Paula Silva - N6 FAMA 2012 disse...

De certa forma,uma empresa para trabalhar dentro dos sistemas logísticos deve ter um projeto de armazenagem que é onde se encontra a logística completa entre si...

Unknown disse...

José Adams _ Turma N6 _ FAMA

A armazenagem possui uma capacidade de causar impacto direto nos custos do negócio como um todo, pois assimila significativa parcela dos custos logísticos considerados à cadeia como um todo. A grande importância é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição.

Thaisa Lima disse...

é interessante como a armazenagem implica nos custos gerais de uma empresa,pois se não estocar direito,ou não escolher uma forma eficiente e eficaz de distribuir este estoque,a empresa perderá e feio muito dinheiro e será impactante em sua imagem no mercado,perdendo um importante valor agregado,a rapidez.Além da vantagens dos CD´s próprio,mas que se também não forem organizados de modo correto,dificultam e muito a distribuição,ressuprimento de uma organização

Eveline Cristiane N6 Fama disse...

Fico muito satisfeita em ver uma materia onde se relata a importancia da Armazenagem, onde aprendemos bastante com sua utilização, tendo em vista a eficiência e evolução do que se fala na matéria, tópicos que valorizam e ajudam na organização e andamento das empresas, suas atividades e logistica.

MARIA AMÁLIA MELO DUARTE - N6 disse...

A armazenagem se agrega intimamente ao sistema logístico, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado.

Serginho disse...

Um sistema de Armazenagem eficiente, traz lucros e benefícios a qualquer economia capitalista, Porém hoje para se ter esse sistema implantado conforme características e necessidade do mercado atuante é preciso antes de mais nada de um profissional qualificado e entendendo de logística e ferramentas e estratégicas de pilhagem, por exemplo.

Karla Priscila- FAMA - N¨6 disse...

Realizando uma boa armazenagem , o fluxo dentro da organização torna-se favorável viabilizando a redução de tempo e custos.Para que funcione de forma
produtiva é necessário que os profissionais sejam capacitados para exercerem essa atividade.

Renato Rosas Pinto N6 - NOITE FAMA disse...

Interessante programar muito bem o seu sistema de armazenamento, pois se bem montando ele conseguirá reduzir os custos da empresa, ajudar no processo de produção, marketing, entre outros. A grande importância é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição.

George Wilson disse...

Infra-estrutura do sistema ferroviário busca a excelência como resultado final planejamento profissionais em busca da perfeição da qualidade de uma logistica integrada.

Janaína Paula - N6 - FAMA disse...

Um sistema de armazenamento dentro de uma empresa é sem sombra de dúvida algo de extrema importância para reduzir custos, aproveitar a estrutura física e satisfazer seus clientes.

DINAR ALVES disse...

é de extrema importância o sistema de armazenagem,é a garantia que o produto fique fora de qualquer perigo;uma boa armazenagem traz a satisfação do cliente

Anônimo disse...

Os centros de distribuição tornam-se cada vez mais a estratégia crucial para aproximar as cargas de seus clientes finais. Os CDs estão se expandindo às diversas regiões do país para facilitar esta comunicação, como é o caso da AVON que apostou na criação de um CD na Bahia para angariar os mercados, também, do Norte do país. Neste ínterim, é de suma importância salientar que os CDs ficam responsáveis pela recepção, armazenamento e distribuição dos produtos aos destinos finais, o que mantém a garantia da qualidade destes, além de reduzir os custos da operacionalização do transporte. [Luciana N7]

Unknown disse...

O sistema de armazenagem é de extrema importância para as empresas, pois se bem organizado ele poderá reduzir os curtos de uma empresa e satisfazer ainda mais os seu clientes.

Heber JUDSON disse...

Armazenar não é só simplesmente guardar um determinado produto. É o ato de Guardar + Conservar. É dar condições para que o produto possa estar protegido de fatores ambientais que degradam esse produto. A ideia como 'um lugar para guardar uma mercadoria' já é ultrapassada. Vai muito além disso. É um ato de praticidade e redução de custo.

http://gestorcritico.blogspot.com.br/

Unknown disse...

A Armazenagem é de suma importância para a logística,entre sua principais importâncias podemos citar que é através dela que se reduzem os custos,se consolida e desconsolida as cargas,pois devem ser utilizadas de formas eficiente e eficazes ate o seu destino final.É uma das principais funções da logística,pois ela possui total influência sobre seus custos,e contribui para a satisfação e necessidades do cliente em questão.

Unknown disse...

Um sistema logístico de armazenamento de produtos, precisa sr eficiente e totalmente adaptável as necessidades do cliente. Com isso obtendo maiores lucros, eficiência e eficácia, solucionando problemas e minimizando custos.

Marcos Paulo Correia disse...

A armazenagem como diferencial competitivo pode ser uma grande arma para que empresas se destaquem frente a outras, afinal estocar é caro, porém necessário para a maioria das empresas. A empresa que usar a estocagem para minimizar custos e para tornar-se mais competitiva tem grande chance de ter sucesso.

fabian felix disse...

Toda empresa de logística para obter sucesso nas entregas de seus produtos, deverá ter um sistema de armazenamento adequado e eficiente, facilitando a organização de forma rápida e de proteção ao produto a ser comercializado.

aluno fabian felix
turma n6

Unknown disse...

É fundamental que as empresas possuam uma área de armazenamento, cujo contribui para o controle dos matérias, inspeção e distribuição, e além do mais tem um menor custo, contando com um sistema eficiente e adequado para auxilia-lo em suas comercializações e distribuições.

Unknown disse...

O armazenamento é uma das funções da logística empelarias que mais influencia os custos logísticos e contribui para a satisfação das necessidades dos clientes.

Unknown disse...

A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade não operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado.

Unknown disse...

Toda a empresa para ser considerada eficiente, deve antes de tudo ser considerada segura, então como atribuir a empresa tal título se ela não dispor de um Sistema de Armazenagem segura? É indispensável que a empresa possua um planejamento estratégico e disponha de um local seguro para estocagem. fazendo assim a empresa conseguirá maximizar os lucros, adequa o processo de produção e acima de tudo, ter muito mais segurança no desenvolvimento de suas atividades e com isto, conseguir a satisfação dos seus clientes.

Anônimo disse...

O Sistema de Logística é primordial e importante para toda empresa,na qual de adequar e atingir as necessidades do cliente, para ter um resultado satisfatório, para satisfação de ambas as partes. As empresas precisam de profissionais qualificados para exercer esta função, para obter resultados positivos.

Gabriela Regina
N6