5 de jun. de 2011

PLANEJAMENTO - Uma função administrativa esquecida dos governantes.

   O planejamento é uma função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize  e dirija a empresa/organização ou seus departamentos,  a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.
   O planejamento é sempre voltado para o futuro e está intimamente ligado  com a previsão, embora não se confunda com ela.  O planejamento tem o aspecto de temporalidade e de futuro: o planejamento é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para fazê-las. É com o futuro que o planejamento se preocupa.
   Assim, quaisquer organizações,  públicas ou privadas , devem  desenvolver ações que integrem  o planejamento com as funções administrativas de organização, direção e controle, para  implementarem o Processo Administrativo.
   Entretanto, a maioria dos nossos governantes esquecem  que os programas e projetos que executam deveriam ser sub-produtos de um planejamento ou de um plano, que deveria ser elaborado adredimente, a partir dos níveis: estratégico, tático e operacional.
   Na realidade, na maioria dos casos, os gestores públicos atropelam as fases e etapas do planejamento, e partem para elaborar  projetos e programas sem equacionarem as repercussões financeiras e mesmo orçamentárias. Podemos citar como exemplo, o P.A.C. - Programa de Aceleração do Crescimento(qual o planejamento/plano que contém o P.A.C.?) que se constitui num programa, salve melhor juizo, político eleitoreiro do Governo Federal.
   Outro exemplo da falta de um verdadeiro planejamento, são os projetos de construção das "arenas" para a Copa do Mundo de 2014. Não existe uma integração das funções administrativas nas várias regiões onde estão sendo construidas as "arenas", acarretando descontinuidade das ações e divergências nas propostas das empreiteiras, gerando superfaturamento nas diversas obras. Além disso, em muitas capitais, como Recife, a infra-estrutura viária e urbana está em descompasso com o empreendimeno, por falta de um planejamento global.No caso de Recife, basta analisarmos o sistema de trânsito de veículos e a situação deplorável do centro da cidade, se constituindo nuna vergonha para o recifense.
   Conclusão: O planejamento pode ser aplicado a qualquer tipo de atividade. Existe o planejamento físico( como a localização de fábricas, arenas esportivas ou de equipamentos , arranjos de escritórios, etc..), o planejamento organizacional( relacionado com agrupamento de atividades da empresa, desenvolvimento de padrões ou estrutura de relações de trabalho entre funcionários dentro da empresa, cadeia de comunicações e linhas de autoridade e responsabilidade), o planejamento financeiro e orçamentário, etc..
   Convém ressaltar que, o planejamento tido como global, é a combinação de todos os planos existentes  na empresa ( pública ou privada ) e constitui no processo pelo qual amarra os seus planos internos ao seu planejamento estraégico. Enquanto o planejamento estratégico está voltado para o ambiente externo da empresa ou da organização pública., o planejamento global constitui o conjunto dos planos internos dentro da empresa ou dentro do Goveno Federal, dos municípios. dos estados e órgãos públicos, por exemplo.
   Não existe uma nítida separação entre o nível  institucional( estratégico ) e o nível internediário ( tático ) das empresas/organizações , como também não há uma perfeita separação entre o planejamento estratégico  e o planejamento tático.
   Sintetizando, o planejamento produz um resultado imediato: o plano. Um plano é o produto do planejamento e constitui o evento intermediário entre o processo de planejamento e o processo de implementação do planejamento.Todos os planos têm um propósito comum: a previsão, a programação e a coordenação de sua sequência lógica  de eventos, os quais,  se aplicados com sucesso, deverão conduzir ao cumprimento do objetivo que os comanda. Um plano é um curso pré-determinado de ação sobre um período especificado de tempo e que representa  uma resposta projetada a um ambiente antecipado, visando alcançar um conjunto específico de objetivos adaptativos.
   Ao leitor interessado em Administração, basta fazer uma análise comparativa e desprovida de conotações político-partidárias, para comprovar  a quase inexistência de planejamento nos órgãos públicos,  nas três esferas de governo, com prejuizos ao Erário Público e a sociedade brasileira como um todo.

13 comentários:

Unknown disse...

Planejamento, uma palavra muito conhecida, mas pouco aplicada. Fica nítido que os nossos governantes não se planejaram para todos os eventos que irão acontecer no nosso país nos próximos anos. A prova é tanto que as obras de mobilidade urbana estão se arrastando a meses e já estamos a poucos dias da Copa do mundo em nosso país. Nada foi concluído e está longe de terminar, canteiros de obras por toda a cidade (se não fosse o fato de estarmos preparando a casa para receber os turistas, ficava até calado) até por que nunca é tarde para melhorarmos. o problema é que a cidade e seus entornos não vai está preparada a tempo para receber um evento deste porte, talvez se houvesse de fato um planejamento, acreditaria no sucesso desses eventos. Mas parece que nossos governantes estão se preparando para a Copa de 2022.

Unknown disse...

Os nossos gestores públicos realmente esqueceram de planejar suas ações, temos visto diversos casos de obras superfaturadas, como por exemplo as arenas da copa do mundo 2014, e tudo isso acaba saindo do bolso do povo brasileiro. Uma prova dá falta de planejamento também é a lentidão das obras e muitas vezes até o abandono de algumas, causando transtornos irreparaveis para nossa população.

Unknown disse...

por tras de toda organização de sucesso, existe um planejamento eficaz, hoje o planejamentoe a ferramenta de gestão muito importante, porem muitas organizações vão na contramão desta importante ferramenta, o exemplo da não aplicação estamos obvervando que e uma absurdo o que o governo do pt iresponsavelmente vez em trazer para o nosso país um grande evento internacional,sem se preocupar em planejar.

Rafaella e Ana disse...

Planejamento é uma das coisas que mais preocupa a população, porque tudo depende de planejamento uma coisa que o nosso governo está mostrando que não tem, e fazendo com que a população fique cada vez mais sem saber para onde ir e confiar. Muitos municípios esquecidos, ruas que nem existe nos registros das prefeituras, e com o ano de Copa esta cada vez pior.

Unknown disse...


O planejamento foi criado com o objetivo de gerar um objetivo futuro tomada de decisões antecipadamente; o que, ao meu ver, não acontece no nosso país, onde a falta de planejamento já se tornou um problema cultural. O governo só se preocupa em planejar algo quando está em cima da hora, como é o caso da obras da Copa de 2014. É muito comum observar grandes projetos que apresentam atrasos na sua entrega por ausência de um cronograma bem estruturado e, principalmente, de um orçamento bem definido. Com as obras para a Copa, temos estádios, aeroportos e estradas abaladas. O mais prejudicado somos nós, com a demora para a entrega dos projetos e a melhoria da qualidade de vida, que muitas vezes são pormetidas , mas nem sempre são cumpridas.É importante o bom senso do governo em maior rapídez na execução das tarefas, com a obrigação de gerar os menores transtornos possíveis.

Anônimo disse...

CAMILA FERNANDA: FAMA (N4)


O Brasil não possui um bom planejamento desde sempre, isso é fato. Com a chegada do ano da copa e das Olimpíadas, a situação piorou, pois o governo quer mostrar ao mundo o que não somos. Um exemplo são todas essas obras, que deveriam ter começado há muito tempo e já terminado, mas que serão entregues em cima da hora para a Copa,isso se foram entregues. Quem mais sofre com isso somos nós,com nossas vias interditadas, engarrafamentos e o dinheiro pagos por nós pelos nossos impostos indo por água abaixo com obras caras e intermináveis. Onde está o dinheiro para a educação, moradia e saúde do nosso país? Não seria melhor que o Brasil não tivesse aceitado a ideia de sediar a copa aqui e com esse dinheiro todo gastos com essas obras fossem mais importantes a serem investidos em situações muitos mais importantes, casas, hospitais e escolas? O planejamento do Brasil é um vergonha.

Anônimo disse...

Rafael Paulo - N4 / FAMA


O governo do Brasil se preocupou mais em roubar o dinheiro das nossas escolas, hospitais e casas, o dinheiro dos nossos impostos... Como estavam muito satisfatório para eles, deixaram passar todo o tempo necessário para um bom planejamento. O que ocorre é que, agora que já está perto do início da Copa de 2014, começaram a correria para terminar as obras que parecem nunca ter fim e além do mais superfaturadas, onde o mais prejudicado somos nós, em questão de mobilidade e do roubo do nosso dinheiro. Na minha opinião não houve planejamento nenhum, apenas a enrrolação do governo para mostrar aos turistas que nós somos um país "desenvolvido", mas seria muito bom que estes ficassem cientes do quanto a população é carente de um bom planejamento do governo brasileiro.

Anônimo disse...

Clécia Melo N4
O planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia como Copa de 2014 objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço. Assim o planejamento ponde ser aplicado com definição e onde se pretende chegar,o que deve ser feito para tanto,quando,como e em qual seqüência.

Unknown disse...

Planejar é essencial e eficaz para qualquer situação ou plano que seja elaborado com a intenção da pratica. É fato que o planejamento feito em nosso pais para os eventos da copa de 2014 falharam, e como falharam, aguentamos hoje uma situação absurda e vergonhosa de obras mal acabadas que só nos trazem desconforto e indignação.

Anônimo disse...

yasmim silva 4- Fama

O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa. Não adianta querer abrir nosso próprio negócio se nosso objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para alcançá-lo, ou se sabemos apenas por onde começar, mas nem imaginamos os próximos passos da empresa.

O planejamento pode e deve ser mudado, afinal, o mundo está em constantes mudanças e nós temos obrigação de segui-lo, pois agindo de outra maneira, estaremos colocando nossa vida profissional em jogo. A maneira de atingir nossos objetivos vai se adequar a cada época, por isso é importante estar bem informado e fazer nosso planejamento caminhar junto à atualidade.

Anônimo disse...

Edson carlos n4

e de suma importancia para o desemvolvimento de uma país ,estado,municipio. o planejamento feito de maneira eficaz e possivel alcançar os objetivos estimados,os governantes deveriam ter a consciencia que o planejamento tem que fazer parte em toda estrategia.

Unknown disse...

O Brasil é um país em que o planejamento parece estar em úmtimo lugar. O governo deveria investir mais na educação, saúde, moradia e cidadania da nossa população, já que o dinheiro sai do nosso bolso. Além disso, o governo brasileiro que mostrar um país que não somos. O brasil não tem estrutura para sediar eventos de portes tão grandes, como a copa do mundo e as Olímpiadas, pois estão tirando o dinheiro para investir em obras superfaturadas que, como as arenas, que mal serão usadas e depois se tornarão o que chamamos de "elefantes brancos ", que não servirão de nada depois do evento. E o pior é que sabemos que o dinheiro investido em tudo isso está saindo do bolso, afetando a mobilidade, o transporte, entre outros fatores. O que nota-se é que em vez de melhorar a situação, está piorando a cada dia que passa.

Anônimo disse...

Raissa Cerqueira. N5 - FAMA. Infelizmente eum muitas empresas o planejamento é feito, porem não bem feito. Fazendo com o surgimento de problemas futuros, na qual, com um planejamento bem feito,evitaria possíveis erros. É muito comum observar grandes projetos que apresentam atrasos na sua entrega por ausência de um cronograma bem estruturado e, principalmente, de um orçamento bem definido. O planejamento é a base para uma organização eficaz.