O projeto de construção da ferrovia Transnordestina,, datado desde meados do século XIX, teve em 1954 autorização para a construção de um primeiro trecho Serra Talhada-Salgueiro, em Pernambuco, que deveria seguir até Missão Velha , no Ceará; apesar da autorização nada foi feito.
O então, Ministério dos Transportes, em 1987, apresentou outro projeto da Transnordestina com vários trechos no interior de Pernambuco, além da recuperação de 1.635 Km. de ferrovia. Entretanto, nada foi realizado, ficando o projeto, mais uma vez, no papel.
Em 1990, a Rede Ferroviária Federal S.A.-RFFSA, juntamente com o Departamento Nacional de Transportes, iniciaram a primeira etapa do projeto da Transnordestina no trecho Petrolina-Salgueiro. Entretanto, em 1991, surgiram denúncias de superfaturamento nas construções, e o Governo Federal suspendeu a construção , sem ter sido concluido nenhum trecho da ferrovia e nem a prometida recuperação do trecho de 637 Km entre Salgueiro e Suape. Então, a partir de 1998, consumou-se a privatização da RFFSA e, consequentemente, da Transnordestina.
Assim, a malha ferroviária do Norderste foi adquirida da RFFSA pela Companhia Ferroviária do Nordeste-CFN, atualmente denominada Transnordestina Logística S.A., que era composta das seguintes superintendências regionais:SR.1( Alagoas, Pernambuco, Paraiba e Rio Grande do Norte), SR.11( Ceará ) e SR.12( Piauí e Maranhão ). Esssa malha ferroviária possui 4.238 Km que se estende pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte,Paraiba, Pernambuco, Alagoas até a cidade de Propriá, em Sergipe.
A ferrovia Transnordestina controlada pela empresa Transnordestina Logística S.A., o braço do transporte ferroviário da Companhia Siderúrgica Nacional ( CSN ) , vai ligar a cidade de Eliseu Martins no sul do Piauí, aos portos de Pecém(CE) e Suape(PE), em forma de Y, sendo a cidade de Salgueiro o entroncamento(desvio) para Missão Velha, Piquet Carneiro e Fortaleza(Porto de Pecém), no Ceará.
O empreendimento custará 4,5 bilhões de reais e a ferrovia terá 1.728 Km de extensão se constituindo num corredor de exportação de produtos agícolas e do minério do semi-árido; vai facilitar, ainda, o acesso ao sistema hidroviário do Rio São Francisco e ao ferroviário já existente na Região Nordeste.A ferrovia utilizará bitola larga/mista, isto é, haverá 1.193 Km de linhas em bitola de 1,60m e o restante em bitola métrica(1,0m). Assim, não ,integrará a rede ferroviária da região , pois contribuirá numa quebra de bitola, criando assim, um obstáculo a mais para o tráfego entre os polos principais dentro e fora da região. Um trem, por exemplo, não poderia circular de São Luis ao Sudeste, passando por Fortaleza e Salvador.
Com essa infra-estrutura na via permanente(linha férrea), não poderemos ter uma integração das malhas ferroviárias do Sul e Sudeste com as do Nordeste e vice-versa.
Em síntese: O DNIT-Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes deveria elaborar um programa de padronização das malhas ferroviárias do país, estabelecendo, por exemplo,bitola mista, que contemplaria na mesma via permnente, tanto a bitola larga de 1,60m, como a métrica de 1,0m. Com isso teriamos uma logística ferroviária integrada, concorrendo paralelamente com o tráfego rodoviário, inclusive. favorecendo o intermodalismo das cargas, e a consequente redução dos custos logísticos no âmbito global.
O então, Ministério dos Transportes, em 1987, apresentou outro projeto da Transnordestina com vários trechos no interior de Pernambuco, além da recuperação de 1.635 Km. de ferrovia. Entretanto, nada foi realizado, ficando o projeto, mais uma vez, no papel.
Em 1990, a Rede Ferroviária Federal S.A.-RFFSA, juntamente com o Departamento Nacional de Transportes, iniciaram a primeira etapa do projeto da Transnordestina no trecho Petrolina-Salgueiro. Entretanto, em 1991, surgiram denúncias de superfaturamento nas construções, e o Governo Federal suspendeu a construção , sem ter sido concluido nenhum trecho da ferrovia e nem a prometida recuperação do trecho de 637 Km entre Salgueiro e Suape. Então, a partir de 1998, consumou-se a privatização da RFFSA e, consequentemente, da Transnordestina.
Assim, a malha ferroviária do Norderste foi adquirida da RFFSA pela Companhia Ferroviária do Nordeste-CFN, atualmente denominada Transnordestina Logística S.A., que era composta das seguintes superintendências regionais:SR.1( Alagoas, Pernambuco, Paraiba e Rio Grande do Norte), SR.11( Ceará ) e SR.12( Piauí e Maranhão ). Esssa malha ferroviária possui 4.238 Km que se estende pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte,Paraiba, Pernambuco, Alagoas até a cidade de Propriá, em Sergipe.
A ferrovia Transnordestina controlada pela empresa Transnordestina Logística S.A., o braço do transporte ferroviário da Companhia Siderúrgica Nacional ( CSN ) , vai ligar a cidade de Eliseu Martins no sul do Piauí, aos portos de Pecém(CE) e Suape(PE), em forma de Y, sendo a cidade de Salgueiro o entroncamento(desvio) para Missão Velha, Piquet Carneiro e Fortaleza(Porto de Pecém), no Ceará.
O empreendimento custará 4,5 bilhões de reais e a ferrovia terá 1.728 Km de extensão se constituindo num corredor de exportação de produtos agícolas e do minério do semi-árido; vai facilitar, ainda, o acesso ao sistema hidroviário do Rio São Francisco e ao ferroviário já existente na Região Nordeste.A ferrovia utilizará bitola larga/mista, isto é, haverá 1.193 Km de linhas em bitola de 1,60m e o restante em bitola métrica(1,0m). Assim, não ,integrará a rede ferroviária da região , pois contribuirá numa quebra de bitola, criando assim, um obstáculo a mais para o tráfego entre os polos principais dentro e fora da região. Um trem, por exemplo, não poderia circular de São Luis ao Sudeste, passando por Fortaleza e Salvador.
Com essa infra-estrutura na via permanente(linha férrea), não poderemos ter uma integração das malhas ferroviárias do Sul e Sudeste com as do Nordeste e vice-versa.
Em síntese: O DNIT-Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes deveria elaborar um programa de padronização das malhas ferroviárias do país, estabelecendo, por exemplo,bitola mista, que contemplaria na mesma via permnente, tanto a bitola larga de 1,60m, como a métrica de 1,0m. Com isso teriamos uma logística ferroviária integrada, concorrendo paralelamente com o tráfego rodoviário, inclusive. favorecendo o intermodalismo das cargas, e a consequente redução dos custos logísticos no âmbito global.
19 comentários:
A Transnordestina é a segunda maior obra do Brasil, que possui projetos estabelecidos há décadas, mas a falta de interesse político e a burocracia tiravam os projetos da transnordestina dos trilhos, obra esta de muita importância para economia nacional, principalmente por onde ela passa, Pernambuco e Piauí, é um investimento de mais de 5 bilhões de Reais que trará retornos surpreendentes para o nosso estado.
Faz se necessário à integração das malhas ferroviárias do Brasil para o melhor desenvolvimento do país, com a unificação das bitolas duplas de 1,60m e 1,00m é um incentivo para o sistema logístico ferroviário e passeios turísticos no Brasil, ligando a transnordestina a outras malhas ferroviárias.
Wanderson Nunes
Fama - Adm. - N6
a transnordestina, é uma obra extremamente importante, mas como boa parte do governo Brasileiro, tem como seu foco o acréscimo de seus patrimônios pessoais, na grande maioria das vezes, encontramos o famoso super faturamento nas notas, como diz o felho e lindo Ditado aqui no Brasil " se voto muda-se algunha coisa nós não teriamos direito a ele", como iremos desenvolver nosso sistema logístico ferroviário no Brasil.
A ferrovia que cortará o Nordeste pelo interior vai unir também os três pontos mortos do sistema ferroviário da região de Missão Velha, no Ceará, e as cidades de Salgueiro e Petrolina, em Pernambuco.
O trecho da Transnordestina ligando Eliseu Martins a Trindade é de 420 quilômetros; o ligando Trindade a Salgueiro é de 166 quilômetros; o de Salgueiro ao porto de Suape é de 522 quilômetros; o de Missão Velha ao Porto de Pecém é de 527 quilômetros; e o Missão Velha a Salgueiro é de 96 quilômetros.
Maycon Fernandes
Baicharelando em Administração com ênfase em Marketing (FAMA) 6º Período.
O Brasil deveria dar mais importancia a obras como essa da Transnordestina, pois atráves dela o sistema de logistica seria mais facilitado, evitando assim custos desnecessários.
O Brasil deveria investir mais em obras que realmente ajudarão a crescer, que melhorão nosso sistema de transporte de cargas, para atrair mais investimentos ao nosso país, principalmente para a região do Nordeste que vem crescendo a cada dia.
Preciso perder esse costume de deixar obras pela metade !
O projeto de construção da ferrovia, vem desde o século XIX, teve 1.954 autorizações para a construção em Serra Talhada, onde apesar da autorização nada foi feito. Em 1987, houve outro projeto no interior de Pernambuco mais nada foi feito. Nos anos 90 a Rede Ferroviária Federal juntamente com o departamento Nacional de transportes, iniciaram a primeira etapa do projeto da Transnordestina no trecho Petrolina-Salgueiro. Em 91 surgiram denúncias de superfaturamento nas construções e o governo federal suspendeu a construção. Em 98 consumou-se a privatização da Transnordestina. A malha ferroviária do Nordeste foi adquirida pela RFFSA pela Companhia Ferroviária do Nordeste. O empreendimento custará R$ 4,5 bilhões de reais trazendo grandes benefícios para a exportação de produtos e facilidade no acesso ao sistema rodoviário e ferroviário ja existente na região do Nordeste.
Gabrielly Cavalcanti
Turma: n6
Fama
Segundo o Jornal FOLHA DE PERNAMBUCO,o valor do projeto anunciado em 2008 era de R$ 5,4 bilhões. Segundo o presidente da TSA (Transnordestina Logística S.A.) Tufi Daher Filho, o cálculo realizado considerava o valor de R$ 2,9 milhões por quilômetro. De acordo com ele, as ferrovias de classe mundial são construídas baseadas no preço de R$ 5 milhões. A solicitação, no entanto, gira entre R$ 3,5 milhões e R$ 4 milhões. Como a Transnordestina tem 1.738 quilômetros, a obra passaria a custar no mínimo R$ 6 bilhões. No total, a Transnordestina custará R$ 5,42 bilhões – quase R$ 1 bilhão a mais que o previsto no orçamento inicial.
Já existiam essas questões políticas dos "coronéis", pois esse projeto é antigo! Lembro que o falecido avô de Eduardo Campos, o Dr. Miguel Arraes quando Governador de Pernambuco comentava em tom bravo sobre essa ferrovia a ser concretizar, mas nada feito, só ficou no papel.. um sonho para Pernambuco.
Um ponto positivo que vejo nessa grande obra do Governo é que envolvem 11.000 pessoas de carteira assinada na construção, realmente faz com que tenhamos orgulho do nosso Nordeste, do nosso Pernambuco.
Essa obra depois de concluída significará a redenção de uma parcela da população nordestina. Muito mais precisa ser feito. O Brasil, por sua dimensão continental, tem que priorizar as ferrovias integradas com as hidrovias e rodovias se quiser ser uma nação próspera. Não podemos imaginar um Brasil grande transportando cargas para exportação por rodovias esburacadas e mal conservadas.
Frederico Rosa e Silva
FAMA N6 2011
O Brasil, através dos seus políticos, precisa olharem para a questão da transnordestina com a importância que ela merece, pois desde sua origem como projeto em 1954 não vem sendo observado e nada foi feito. O progresso de um país depende de uma logística muito bem feita através dos processos modais, isso é fato, e a ferrovia é apenas uma delas. Como o professor Enio relata a transnordestina já deveria ter um projeto integrado nacionalmente facilitando assim a logística e gerando economia para o nosso país. Infelizmente vejo mais uma vez pessoas querendo levar vantagens superfaturando a obra e prejudicando assim o progresso do país.
Uziel Felix
FAMA-ADM-N6
O Brasil, através dos seus políticos, precisa olhar para a questão da transnordestina com a importância que ela merece, pois desde sua origem como projeto em 1954 não vem sendo observado e nada foi feito. O progresso de um país depende de uma logística muito bem feita através dos processos modais, isso é fato, e a ferrovia é apenas uma delas. Como o professor Enio relata a transnordestina já deveria ter um projeto integrado nacionalmente facilitando assim a logística e gerando economia para o nosso país. Infelizmente vejo mais uma vez pessoas querendo levar vantagens superfaturando a obra e prejudicando assim o progresso do país.
Uziel Felix
FAMA-ADM-N6
A ferrovia é de grande importancia a historia do nosso Brasil e o senhor relatou de forma facil um pouco dessa historia magnifica.
AYLKA MELO
FAMA - ADMINISTRAÇÃO - N6 (NOITE)
Angélica Costa N-6
A ferrovia Transnordestina, fator importante para o desenvolvimento essa ferrovia era trazer grandes oportunidades de crescimento organizacional.
A ferrovia Transnordestina controlada pela empresa Transnordestina Logística S.A. o braço do transporte ferroviário esta sendo beneficiada, não haverá integração com as de, mas redes ferroviárias por quê?????????
Um projeto grandioso e muitíssimo importante para nossa logística. O que precisa é de esforço público e qualidade privada para o negócio funcionar. Alinhar e criar um padrão de bitolas para a integração total do transporte ferroviário no Brasil.
Será que é porque é no nordeste?
Não sei.
Fica a dica.
Fábio Maia
Administração - N6
Esse projeto tem que sair dessa burocrácia e definitivamente andar nos trílhos do desenvolvimento nacional.O país tem que unificar todo esse projeto e o Brasil ficar bem interligado,rumo ao créscimento ferroviário.É uma obra muito importante e teremos que fiscalizar com afinco.
Zamir Medeiros N-6 FAMA.
Um projeto como esse trará um crescimento grandioso para o nordeste e para economia também, más como podemos ver este projeto está no papel a décadas o nosso governo realmente é muito lento, ISTO É BRASIL!!!
Robson Olímpio
Bacharelando em Administração com ênfase em Marketing (FAMA) 6º Período.
Um projeto tão bom, com o objetivo de melhorar a logistica de cargas desse país, para o seu proprio desenvolvimento e investimento estrangeiro até, porém tanta dificuldade para sair do papel para a ação.O que falta é investimento, apoio , menos dificuldades por parte dos nossos governantes.Isso ajudaria e muito o crescimento e desenvolvimento do transporte no Brasil e até para o proprio nordeste que está em grande fase de crescimento.Mas para um país de 3º mundo a burocracia e impecilhos são maiores que a propria vontade de desenvolvimento nacional.
Gabrielle Sthefane
FAMA ADM N6
se tudo der certo a transnordestina trava grandes benefícios para nossa regiao, pois alem de atrair novos investimentos para região os custos com logística para areá sera reduzido se souberem aproveitar o sistema ferroviário.
Agora resta saber se realmente o projeto sera concluído.
A burocracia e falta de interesse impostos por políticos altamente despreparados culminaram com o atraso de uma obra tão importante e valiosa para o nordeste brasileiro como a transnordestina.
Kate Caroline
Fama - Adm. - N6
Jislaine Evans - N6- FAMA
Em resumo...A transnordestina virou mito. A política não está sendo usada para bem comum, e sim para política do bem do "meu próprio bolso".
É uma pena "o desenvolvimento de um país" estar nas mãos de pessoas incompetentes e corruptas.
Obra de suma importância para o Nordeste e estratégica para o crescimento de Pernambuco,objetivando a geração de novos empregos,inclusão social e otimização do sistema de transporte melhorando a logística integrada.Todavia,é importante que os recursos sejam de fato garantidos,projeto este,orçado em mais de 4,5 bilhões.Para que não seja mais uma obra gigantesca,mas inacabada e caida no esquecimento.
Lucineide Santos
Adm e Mkt N6
A ferrovia transnordestina uma malha ferroviária possui 4.238 Km que se estende pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte,Paraiba, Pernambuco, Alagoas até a cidade de Propriá, em Sergipe.
O empreendimento custará 4,5 bilhões de reais e a ferrovia terá 1.728 Km de extensão,se este empreendimento acontecer mesmo vai ser bom para gerar principalmente um crescimento da região do Nordeste. Agora resta esperar se se realmente o projeto sera concluído.
Julieny Cândida
Turma N6. FAMA
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