22 de mai. de 2011

A FERROVIA TRANSNORDESTINA

   O projeto de construção da ferrovia Transnordestina,, datado desde meados do século XIX, teve em 1954 autorização para a construção de um primeiro trecho Serra Talhada-Salgueiro, em Pernambuco, que deveria seguir até Missão Velha , no Ceará; apesar da autorização nada foi feito.
   O então, Ministério dos Transportes, em 1987, apresentou outro projeto da Transnordestina com vários trechos no interior de Pernambuco, além da recuperação de 1.635 Km. de ferrovia. Entretanto, nada foi realizado, ficando o projeto, mais uma vez, no papel.
   Em 1990, a Rede Ferroviária Federal S.A.-RFFSA, juntamente com o Departamento Nacional de Transportes, iniciaram a primeira etapa do projeto da Transnordestina no trecho Petrolina-Salgueiro. Entretanto, em 1991, surgiram denúncias de superfaturamento nas construções, e o Governo Federal suspendeu a construção , sem ter sido concluido nenhum trecho da ferrovia e nem a prometida recuperação do trecho  de 637 Km entre Salgueiro e Suape. Então, a partir de 1998, consumou-se a privatização da RFFSA e, consequentemente, da Transnordestina.
   Assim, a malha ferroviária do Norderste foi adquirida da RFFSA pela Companhia Ferroviária do Nordeste-CFN, atualmente denominada Transnordestina Logística S.A., que era composta das seguintes superintendências regionais:SR.1( Alagoas, Pernambuco, Paraiba e Rio Grande do Norte), SR.11( Ceará ) e SR.12( Piauí e Maranhão ). Esssa malha ferroviária possui 4.238 Km que se estende  pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte,Paraiba, Pernambuco, Alagoas até a cidade de Propriá, em Sergipe.
   A ferrovia Transnordestina controlada  pela empresa  Transnordestina Logística S.A., o braço do transporte ferroviário da Companhia Siderúrgica Nacional  ( CSN ) , vai ligar a cidade de Eliseu Martins no sul do Piauí, aos portos de Pecém(CE) e Suape(PE), em forma de Y, sendo a cidade de Salgueiro o entroncamento(desvio) para Missão Velha, Piquet Carneiro e Fortaleza(Porto de Pecém), no Ceará.
   O empreendimento custará 4,5 bilhões de reais e a ferrovia  terá  1.728 Km de extensão se constituindo num corredor de exportação de produtos agícolas e do minério do semi-árido; vai facilitar, ainda,  o acesso ao sistema hidroviário do Rio São Francisco e ao ferroviário já existente na Região Nordeste.A ferrovia utilizará bitola larga/mista, isto é, haverá 1.193 Km de linhas  em bitola de 1,60m e o restante em bitola métrica(1,0m). Assim, não ,integrará a rede ferroviária da região , pois contribuirá numa quebra de bitola, criando assim, um obstáculo a mais para o tráfego entre os polos principais dentro e fora da região. Um trem, por exemplo, não poderia circular de São Luis ao Sudeste, passando por Fortaleza e Salvador.
   Com essa infra-estrutura na via permanente(linha férrea), não poderemos ter uma integração das malhas ferroviárias do Sul e Sudeste com as do Nordeste e vice-versa.
   Em síntese: O DNIT-Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes deveria elaborar um programa de padronização das malhas ferroviárias do país, estabelecendo, por exemplo,bitola mista, que contemplaria na mesma via permnente, tanto a bitola larga de 1,60m, como a métrica de 1,0m. Com isso teriamos uma logística ferroviária integrada, concorrendo paralelamente com o tráfego rodoviário, inclusive. favorecendo o intermodalismo das cargas,  e a consequente redução dos custos logísticos  no âmbito global.

19 comentários:

Wanderson disse...

A Transnordestina é a segunda maior obra do Brasil, que possui projetos estabelecidos há décadas, mas a falta de interesse político e a burocracia tiravam os projetos da transnordestina dos trilhos, obra esta de muita importância para economia nacional, principalmente por onde ela passa, Pernambuco e Piauí, é um investimento de mais de 5 bilhões de Reais que trará retornos surpreendentes para o nosso estado.
Faz se necessário à integração das malhas ferroviárias do Brasil para o melhor desenvolvimento do país, com a unificação das bitolas duplas de 1,60m e 1,00m é um incentivo para o sistema logístico ferroviário e passeios turísticos no Brasil, ligando a transnordestina a outras malhas ferroviárias.

Wanderson Nunes
Fama - Adm. - N6

Anônimo disse...

a transnordestina, é uma obra extremamente importante, mas como boa parte do governo Brasileiro, tem como seu foco o acréscimo de seus patrimônios pessoais, na grande maioria das vezes, encontramos o famoso super faturamento nas notas, como diz o felho e lindo Ditado aqui no Brasil " se voto muda-se algunha coisa nós não teriamos direito a ele", como iremos desenvolver nosso sistema logístico ferroviário no Brasil.
A ferrovia que cortará o Nordeste pelo interior vai unir também os três pontos mortos do sistema ferroviário da região de Missão Velha, no Ceará, e as cidades de Salgueiro e Petrolina, em Pernambuco.

O trecho da Transnordestina ligando Eliseu Martins a Trindade é de 420 quilômetros; o ligando Trindade a Salgueiro é de 166 quilômetros; o de Salgueiro ao porto de Suape é de 522 quilômetros; o de Missão Velha ao Porto de Pecém é de 527 quilômetros; e o Missão Velha a Salgueiro é de 96 quilômetros.



Maycon Fernandes

Baicharelando em Administração com ênfase em Marketing (FAMA) 6º Período.

Brunna Samara N6 disse...

O Brasil deveria dar mais importancia a obras como essa da Transnordestina, pois atráves dela o sistema de logistica seria mais facilitado, evitando assim custos desnecessários.
O Brasil deveria investir mais em obras que realmente ajudarão a crescer, que melhorão nosso sistema de transporte de cargas, para atrair mais investimentos ao nosso país, principalmente para a região do Nordeste que vem crescendo a cada dia.
Preciso perder esse costume de deixar obras pela metade !

Gabrielly disse...

O projeto de construção da ferrovia, vem desde o século XIX, teve 1.954 autorizações para a construção em Serra Talhada, onde apesar da autorização nada foi feito. Em 1987, houve outro projeto no interior de Pernambuco mais nada foi feito. Nos anos 90 a Rede Ferroviária Federal juntamente com o departamento Nacional de transportes, iniciaram a primeira etapa do projeto da Transnordestina no trecho Petrolina-Salgueiro. Em 91 surgiram denúncias de superfaturamento nas construções e o governo federal suspendeu a construção. Em 98 consumou-se a privatização da Transnordestina. A malha ferroviária do Nordeste foi adquirida pela RFFSA pela Companhia Ferroviária do Nordeste. O empreendimento custará R$ 4,5 bilhões de reais trazendo grandes benefícios para a exportação de produtos e facilidade no acesso ao sistema rodoviário e ferroviário ja existente na região do Nordeste.


Gabrielly Cavalcanti
Turma: n6
Fama

Fred Rosa e Silva disse...

Segundo o Jornal FOLHA DE PERNAMBUCO,o valor do projeto anunciado em 2008 era de R$ 5,4 bilhões. Segundo o presidente da TSA (Transnordestina Logística S.A.) Tufi Daher Filho, o cálculo realizado considerava o valor de R$ 2,9 milhões por quilômetro. De acordo com ele, as ferrovias de classe mundial são construídas baseadas no preço de R$ 5 milhões. A solicitação, no entanto, gira entre R$ 3,5 milhões e R$ 4 milhões. Como a Transnordestina tem 1.738 quilômetros, a obra passaria a custar no mínimo R$ 6 bilhões. No total, a Transnordestina custará R$ 5,42 bilhões – quase R$ 1 bilhão a mais que o previsto no orçamento inicial.

Já existiam essas questões políticas dos "coronéis", pois esse projeto é antigo! Lembro que o falecido avô de Eduardo Campos, o Dr. Miguel Arraes quando Governador de Pernambuco comentava em tom bravo sobre essa ferrovia a ser concretizar, mas nada feito, só ficou no papel.. um sonho para Pernambuco.
Um ponto positivo que vejo nessa grande obra do Governo é que envolvem 11.000 pessoas de carteira assinada na construção, realmente faz com que tenhamos orgulho do nosso Nordeste, do nosso Pernambuco.
Essa obra depois de concluída significará a redenção de uma parcela da população nordestina. Muito mais precisa ser feito. O Brasil, por sua dimensão continental, tem que priorizar as ferrovias integradas com as hidrovias e rodovias se quiser ser uma nação próspera. Não podemos imaginar um Brasil grande transportando cargas para exportação por rodovias esburacadas e mal conservadas.

Frederico Rosa e Silva
FAMA N6 2011

Uziel Felix disse...

O Brasil, através dos seus políticos, precisa olharem para a questão da transnordestina com a importância que ela merece, pois desde sua origem como projeto em 1954 não vem sendo observado e nada foi feito. O progresso de um país depende de uma logística muito bem feita através dos processos modais, isso é fato, e a ferrovia é apenas uma delas. Como o professor Enio relata a transnordestina já deveria ter um projeto integrado nacionalmente facilitando assim a logística e gerando economia para o nosso país. Infelizmente vejo mais uma vez pessoas querendo levar vantagens superfaturando a obra e prejudicando assim o progresso do país.

Uziel Felix
FAMA-ADM-N6

Uziel Felix disse...

O Brasil, através dos seus políticos, precisa olhar para a questão da transnordestina com a importância que ela merece, pois desde sua origem como projeto em 1954 não vem sendo observado e nada foi feito. O progresso de um país depende de uma logística muito bem feita através dos processos modais, isso é fato, e a ferrovia é apenas uma delas. Como o professor Enio relata a transnordestina já deveria ter um projeto integrado nacionalmente facilitando assim a logística e gerando economia para o nosso país. Infelizmente vejo mais uma vez pessoas querendo levar vantagens superfaturando a obra e prejudicando assim o progresso do país.

Uziel Felix
FAMA-ADM-N6

srta aylka disse...

A ferrovia é de grande importancia a historia do nosso Brasil e o senhor relatou de forma facil um pouco dessa historia magnifica.

AYLKA MELO
FAMA - ADMINISTRAÇÃO - N6 (NOITE)

Anônimo disse...

Angélica Costa N-6
A ferrovia Transnordestina, fator importante para o desenvolvimento essa ferrovia era trazer grandes oportunidades de crescimento organizacional.
A ferrovia Transnordestina controlada pela empresa Transnordestina Logística S.A. o braço do transporte ferroviário esta sendo beneficiada, não haverá integração com as de, mas redes ferroviárias por quê?????????

Discurso Informal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Discurso Informal disse...

Um projeto grandioso e muitíssimo importante para nossa logística. O que precisa é de esforço público e qualidade privada para o negócio funcionar. Alinhar e criar um padrão de bitolas para a integração total do transporte ferroviário no Brasil.
Será que é porque é no nordeste?
Não sei.
Fica a dica.

Fábio Maia
Administração - N6

Zamir Medeiros disse...

Esse projeto tem que sair dessa burocrácia e definitivamente andar nos trílhos do desenvolvimento nacional.O país tem que unificar todo esse projeto e o Brasil ficar bem interligado,rumo ao créscimento ferroviário.É uma obra muito importante e teremos que fiscalizar com afinco.

Zamir Medeiros N-6 FAMA.

Robson Olímpio disse...

Um projeto como esse trará um crescimento grandioso para o nordeste e para economia também, más como podemos ver este projeto está no papel a décadas o nosso governo realmente é muito lento, ISTO É BRASIL!!!

Robson Olímpio
Bacharelando em Administração com ênfase em Marketing (FAMA) 6º Período.

Gabrielle Sthefane disse...

Um projeto tão bom, com o objetivo de melhorar a logistica de cargas desse país, para o seu proprio desenvolvimento e investimento estrangeiro até, porém tanta dificuldade para sair do papel para a ação.O que falta é investimento, apoio , menos dificuldades por parte dos nossos governantes.Isso ajudaria e muito o crescimento e desenvolvimento do transporte no Brasil e até para o proprio nordeste que está em grande fase de crescimento.Mas para um país de 3º mundo a burocracia e impecilhos são maiores que a propria vontade de desenvolvimento nacional.


Gabrielle Sthefane

FAMA ADM N6

Eric Lima N6 disse...

se tudo der certo a transnordestina trava grandes benefícios para nossa regiao, pois alem de atrair novos investimentos para região os custos com logística para areá sera reduzido se souberem aproveitar o sistema ferroviário.
Agora resta saber se realmente o projeto sera concluído.

Caroline disse...

A burocracia e falta de interesse impostos por políticos altamente despreparados culminaram com o atraso de uma obra tão importante e valiosa para o nordeste brasileiro como a transnordestina.

Kate Caroline

Fama - Adm. - N6

Anônimo disse...

Jislaine Evans - N6- FAMA

Em resumo...A transnordestina virou mito. A política não está sendo usada para bem comum, e sim para política do bem do "meu próprio bolso".
É uma pena "o desenvolvimento de um país" estar nas mãos de pessoas incompetentes e corruptas.

Lucineide Santos disse...

Obra de suma importância para o Nordeste e estratégica para o crescimento de Pernambuco,objetivando a geração de novos empregos,inclusão social e otimização do sistema de transporte melhorando a logística integrada.Todavia,é importante que os recursos sejam de fato garantidos,projeto este,orçado em mais de 4,5 bilhões.Para que não seja mais uma obra gigantesca,mas inacabada e caida no esquecimento.

Lucineide Santos
Adm e Mkt N6

Jú Cândida disse...

A ferrovia transnordestina uma malha ferroviária possui 4.238 Km que se estende pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte,Paraiba, Pernambuco, Alagoas até a cidade de Propriá, em Sergipe.
O empreendimento custará 4,5 bilhões de reais e a ferrovia terá 1.728 Km de extensão,se este empreendimento acontecer mesmo vai ser bom para gerar principalmente um crescimento da região do Nordeste. Agora resta esperar se se realmente o projeto sera concluído.

Julieny Cândida
Turma N6. FAMA