BNSF Railway
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo é sobre a empresa ferroviária de transporte de mercadorias. Para a linha de trens urbanos Metra área de Chicago, ver BNSF Railway (Metra) .
BNSF Railway | |
---|---|
![]() | |
![]()
Mapa System ( direitos trackage em roxo)
| |
![]()
BNSF C44-9W # 5498 leva um trem recipiente noTranscon Southern perto Williams, Arizona
| |
Marca Relatórios | BNSF |
Localidade | Centro-Oeste e Oeste dos Estados Unidos |
Datas da operação | - |
Antecessor | |
Bitola | 4 pés 8 1/2 in (1,435 milímetro) |
Comprimento | 32.500 milhas (52,300 km) |
Sede | Fort Worth, Texas |
Site | www .bnsf .com |
A BNSF Railway é o segundo maior ferrovia de carga de rede na América do Norte , segundo a Union Pacific Railroad (UP) (seu principal concorrente para Ocidental US frete), e é uma das sete norte-americanos ferrovias Classe I . Tem 43.000 funcionários, 32.500 milhas (52.300 quilômetros) de pista, e 7.000 locomotivas. [1] Tem trêstranscontinentais rotas que fornecem links de alta velocidade entre o oeste e leste dos Estados Unidos. Trens BNSF viajou mais de 169 milhões milhas em 2010, mais do que qualquer outro da estrada de ferro da América do Norte. [2] A BNSF e UP têm um duopólio em todas as linhas ferroviárias de mercadorias transcontinentais em os EUA e compartilhar direitos trackage ao longo de milhares de quilômetros de pista.
De acordo com a imprensa corporativa, a BNSF Railway está entre os principais transportadores de frete intermodal na América do Norte . Também transporta carga a granel . Por exemplo, a ferrovia transporta o suficiente carvão para gerar cerca de dez por cento da eletricidade produzida no Estados Unidos .
Com sede em Fort Worth, Texas , a ferrovia é uma subsidiária integral da Berkshire Hathaway Inc. [3]
A criação de BNSF começou com a formação de uma holding , a Burlington Northern Santa Fe Corporação em 22 de Setembro de 1995. Esta nova holding, em seguida, comprou o Atchison, Topeka e Santa Fe Railway (muitas vezes chamado de "Santa Fe") e Burlington Northern Railroad , fundidos e formalmente as ferrovias para aBurlington Northern Santa Fe Railway e em 31 de dezembro de 1996. Em 24 de janeiro de 2005, o nome da estrada de ferro foi oficialmente mudado para "BNSF Railway", usando as iniciais de seu nome original. [4 ]
Em 1999, a Burlington Northern Santa Fe e do Canadian National Railway anunciou a sua intenção de fundir e formar uma nova corporação direito norte-americanos Railways a ser sediada em Montreal, Canadá . Os Estados Unidos ' Surface Transportation Board (STB) colocou uma moratória de 15 meses em todas as fusões ferroviários, que terminou esta fusão.
Em 3 de novembro de 2009, Warren Buffett 's Berkshire Hathaway anunciou que iria adquirir a 77,4 por cento restantes da BNSF que ainda não possuía por US $ 100 por ação em dinheiro e ações - um negócio avaliado em 44.000 milhões dólares. A empresa está investindo cerca de US $ 34 bilhões em BNSF e aquisição de $ 10 bilhões em dívidas. [5] [6] [7] [8] [9] Em 12 de fevereiro de 2010, os acionistas da Burlington Northern Santa Fe Corporação votaram a favor da aquisição. [10]
Nenhum comentário:
Postar um comentário