16 de set. de 2013

VARIG - Era uma vez um sonho


É  fato que a Varig realizava serviços de alta qualidade para seus clientes. No que pese a Empresa ter acompanhado a tecnologia no campo da aviação comercial, não o fez no campo da Administração. A elite dirigente da Varig, não teve a sensibilidade e conscientização de entender que,em todo  sistema ocorre o fenômeno da "entropia", isto é,  a tendência ao desgaste. Para evitar isso, os dirigentes da Empresa deveriam fazer a chamada "entropia negativa", renovando e revitalizando a Varig, através de um amplo Programa de Desenvolvimento Organizacional em todos os escalões da Empresa. Entretanto, a Administração Superior, vinha mantendo velhos conceitos e políticas, isto é, mantendo paradigmas não condizentes com a realidade econômica-financeira do país e do mundo, após a Globalização. Além do  mais, manteve uma política  de super proteção à seus empregados através da Fundação Rubem Berta( visão romântica da Administração), agravado com a falta de sensibilidade e irresponsabilidade do Governo Federal que poderia ter evitado o colapso da Empresa - patrimônio do povo brasileiro.
Em suma: Com o apoio do Governo Federal., a Varig poderia soergue-se através de um Planejamento Estratégico, com novas  políticas, diretrizes, conceitos e  objetivos  coerentes com a atualidade.( Enio Garrett )

41 comentários:

GARRETT,ENIO JOSÉ BARBOSA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GARRETT,ENIO JOSÉ BARBOSA disse...

É reconhecida a qualidade dos serviços prestados pela Varig. Entretanto, a Varig, no que pese ter acompanhado a tecnologia no campo da Aviação, não o fez no campo da Administração. O Sistema utilizado pela Empresa carecia de revitalização e inovação, haja vista os concorrentes com tarifas mais baratas e com novas rotas para atender uma demanda crescente de clientes.
Concluindo: As chefias superiores da Varig não tiveram conscientização e sensibilidade de entenderem que, existe o fenômeno da "entropia", isto é, todo o sistema tende ao desgaste. Sendo assim, a Administração Superior da Varig deveria no campo Estratégico, realizar a chamada "entropia negativa", renovando seus conceitos, diretrizes e políticas vigentes. Além disso,devido a forte competição, a Empresa continuou com a política adotada de super proteção a seu quadro de empregados( verdadeiro romantismo), através da Fundação Rubem Berta. Não houve uma mudança de paradigmas, face à realidade econômica-financeira do país e do mundo, após a Globalização.
Sinto, profundamente, a ausência da Varig, pois tive o privilégio de utilizar por muitos anos os seus serviços. Infelizmente, faltou implementar um Programa de Desenvolvimento Organizacional-D.O. que desencadeasse uma Mudança Organizacional em todos os escalões da Empresa.

Shirley Barreto disse...

Na minha opinião a Varig era umas da melhores empresas de aviação,mas infelizmente seus superiores não deram a devida atenção a concorrência e as novas tecnologias que vinham surgindo,é uma pena.

dinar alves disse...

NA VERDADE A VARIG NÃO QUIS INVESTE MESMO, A VARIG ERA UMA DAS MAIORES EMPRESA DE AVIAÇÃO E FICOU NO ESQUECIMENTO DOS ADMINISTRADORES DELA

Unknown disse...

na minha opinião a varig perdeu para as barras de cereais, enquanto ele servia cozinha de auto nível a globalização e a concorrência que diminuía as poltronas para atender a uma nova classe que queria viajar de avião. faltou visão dos gestores!lembro até hoje o slogan" VARIG,VARIG,VARIG"


Unknown disse...

Como dito, a Varig pecou no ato de se reeducar, como todas as grandes empresas que não atinam para novos mercados e tecnologias, a Varig ou seus administradores foram soberbos e acharam que a falência nunca ia acontecer, e mesmo com todos os indicios apontando para isso, não se moveram, com isso só ficaram na história.

LUCIANA COSTA disse...

É fato que as empresas precisam renovar em algum momento o modo de administração mas não esquecendo que tem que está com os pés no chão e não achar que só porque era uma empresa de grande porte e bem renomada não poderia chegar a fechar suas portas. Estava tudo desgastado e os veteranos que estavam lá dentro não pensaram na empresa creio que só em si mesmo.

LUCIANA COSTA disse...

É fato que as empresas precisam renovar em algum momento o modo de administração mas não esquecendo que tem que está com os pés no chão e não achar que só porque era uma empresa de grande porte e bem renomada não poderia chegar a fechar suas portas. Estava tudo desgastado e os veteranos que estavam lá dentro não pensaram na empresa creio que só em si mesmo.

Unknown disse...

Com a globalização, a rotina de muita gente mudou. Viajar de avião que era algo para poucos, passou a ser necessidade de muitos. Com isso novas Empresas surgiram no mercado, oferecendo pacotes mais econômicos, porem mais baratos. A Varig acreditando na valorização de seus serviços não se adaptou as novas demandas e tentando manter o alto nível em seu serviços luxuosos não conseguiu competir com a concorrência. Vá em Paz!!! Varig! Varig! Varig!

Douglas Bezerra disse...

Tudo isso se resumiu ao simples fato da Varig não acompanhar as mudanças no ramo da aviação. Ao longo do tempo outras empresas foram surgindo e criando novos pacotes de serviços, utilizando de novas tecnologias em suas aeronaves,sem falar no atendimento com excelência. Hoje este fato serve como referência para que outras empresas não caiam no modismo e possam reaver suas formas de atendimento e qualidade no serviço ou produto a ser vendido, pois o consumidor da atualidade está cada vez mais exigente em suas escolhas devido a concorrência.

Unknown disse...

A Varig não acompanhou o ritmo de mudanças que vivemos nos dias atuais, uma empresa muito romântica que manteve conceitos antigos e acabou sendo esmagada pela concorrência e principalmente pela má gestão de seus administradores.

Rafaella e Ana disse...

A Varig era a empresa de aviação que tinha mais credibilidade para as pessoas, o seu fim deixou muitos sem entender muito bem a causa. Só que a Varig não teve capacidade de inovar e renovar o seu sistema, perdendo para as outras novas empresas oferendo mais qualidades e tarifas baratas.

Unknown disse...

A Varig pecou em muitos aspectos, uma empresa de tamanha estrutura permitir que venha a falência é até dificil de aceitar. Sabemos que o mercado muda, as rotinas mudam e para isso é preciso estar atento e preparado para crises. Foi o que ouve com a Varig faltou seus gestores entenderem a verdadeira realidade de um mercado de constante mudanças.


Unknown disse...

na minha opinião faltou investimento. A Varig não se adaptou as mudanças do segmento de aviação, e infelizmente veio a péssima notícia que a Varig decretou falência. Fiquei muito triste,pois pra mim uma das melhores empresas de aviação que tivemos. Forte lembranças dos serviços prestados pela Varig.

Unknown disse...

A VARIG, de fato, era um sinônimo de empresa aérea brasileira, cuja tradição segue desde os primórdios da aviação, conhecida pelo seu requintado serviço de bordo em todas as três classes. O que ocorreu é que a empresa, ou melhor, que estava a frente dela, não soube se adaptar a globalização ao longo do tempo. Enquanto outras empresas do mesmo ramo eram lançadas e criavam estratégias para fidelizar os cliente e consequentemente serem reconhecidas no mercado, a VARIG insistiu na sua estratégia de serviços luxuosos, acreditando que não chegaria nunca a falência. Contudo, o uso de frotas aereas que eram para poucos, acabou virando a necessidade de muitos e,estes optaram por menores valores e bons serviços. Sem inovação e adaptação ao mercado, a VARIG "partiu", causando desemprego para mais de 12 mil brasileiros. Muito triste.

Anônimo disse...

CAMILA FERNANDA: FAMA (N4)

A VARIG hoje, infelizmente, é sinônimo de companhia aérea brasileira falida. A empresa se preocupou muito com serviço de bordo estupendo.A empresa não se adaptou ao que o cliente do novo século, a praticidade e a necessidade que milhares de pessoas no país hoje tem de viajar.Era apenas ter formulado outro modelo de negócio, no qual tudo é mais pratico e rápido. Antes, o ápice era a viagem. Hoje, é partir e chegar. De preferência sem atrasos. Infelizmente hoje
Varig é uma (saudosa) lembrança na memória daqueles que acordaram pelas manhãs ouvindo o cantar dos pássaros, que aprenderam sobre a cultura do país para qual viajavam, que deram valor a sofisticação. Tudo isso nos vôos da Varig.

Anônimo disse...

Rafael Paulo - n4 / FAMA


é simples: A VARIG foi uma das primeiras empresas aereas que,enquanto eram administradas pelos alemães, foi uma maravilha. Depois que morreram e foi criada a fundação, a coisa foi cada vez pior. Pararam de receber as benesses do governo e mais recentemente não conseguiram acompanhar a dinâmica do mercado. A diretoria acreditou que as "torradinhas" oferecidas durante a viagem continuariam a ser um difrencial que não poderia ser competidos nas outras companhias e nem se preocupou com a nova era do mercado. Seria muito mais simples se a diretoria fosse toda alterada, quem sabe dessa forma a VARIG ainda estaria de pé!

Shyrlen Daher disse...

A Varig era considerada no seu inicio uma empresa conceituada e renomada para se trabalhar, atingia todos os publicos, porem perdeu seu valor, quando não investiu em uma administração correta e em um planejamento estrategico para evoluir. Faltou atualização por parte da administração.

Anônimo disse...

Clecia Melo N4
Na minha opinião tudo isso aconteceu pelo simples fato de Varig não acompanhar as mudanças no ramo da aviação Entretanto, em seu apogeu acabou por ter suas operações aéreas abruptamente encerrada A opção pela suspensão, ao invés da cassação, foi um mero artifício técnico encontrado pelo governo militar. Assim as operações poderiam ser, na prática, paralisadas de imediato, sem o decurso dos prazos legais de uma cassação. Até hoje suas linhas encontram-se tecnicamente suspensas.

Cibelli Gonçalves disse...

A varig no seu augi sempre foi uma das melhores empresas aéreas . Porém com o grande crescimento das tecnologias e do aumento de empresas aéreas fez com a falta de conscientização das partes internas da empresa não abrissem a mente para o que realmente estava acontecendo no mercado. Foi uma lastima a finalização desta organização.

Mauro Alves disse...

Incrível como uma empresa de grande porte como a varig não ter condições de pagar as suas contas, de repente ser afundada em dívidas. Talvez se a empresa tivesse um trabalho mais inovador . Acredito que se existissem bons profissionais administrativos como existe hoje e que tomasse a empresa como uma responsabilidade, a varig estaria sendo um sucesso na aviação até hoje.

Anônimo disse...

Yasmim Silva N4- Fama

A empresa varig Uma empresa de grande porte era bem vista, mas devido a sua falta de administraçao ela foi forçada a fechar as portas.A Varig é mais uma das centenas de milhares de empresas brasileiras que deixa de ser brasileira ou deixa de existir, nos últimos 50 anos. Como quase sempre, em mais um negócio forçado por “governos” que fazem questão de dar os patrimônios do País a grupos estrangeiros

Unknown disse...

A Varig tinha tudo para se tornar uma grande potencia no mercado de aviação civil, mas não conseguiu acompanhar o avanço da população que apenas queria viajar de avião, por isso foi esmagada pela concorrência que deram essa oportunidade a nova classe media e com bons serviços, simples mas de qualidade.

Unknown disse...

Uma tristeza ver uma empresa do porte da Varig chegar ao final, e nesse mesmo ritmo a Vasp pagou caro também. Varig pagou por não se atuliazar e no caso da Vasp pela sua privatização.

Unknown disse...

A Varig era uma das maiores companhias aéreas do Brasil, porém ela perdeu o espaço por conta de uma má administração e a não conscientização de que a mudança tem que ser necessária em alguns momentos até numa grande organização.

Unknown disse...


A Varig fechou por uma série de razões, mas principalmente pela incompetência administrativa e dívidas acumuladas durante décadas. Quando a empresa era "guiada" pelos alemães, tudo ocorria bem. A partir do momento que mudaram a administração, o tempo foi passando e viajar de avião não era mais prioridade de que tinha uma melhor condição social, e sim passou a ser a necessidade muitos. Logo, a nova administração não soube se adaptar aos novos tempos, e evidentemente perdeu a inovação e a adaptação no mercado.

Unknown disse...

Mudanças no cenário internacional, decisões erradas de negócio e simples desperdício, o peso de cada um desses fatores foi refletido no modelo de gestão ultrapassado, onde a diretoria não tomava qualquer atitude para evitar a crise e reduzir os custos da empresa. Além disso, a Varig vinha perdendo muito espaço no mercado mediante ao crescimento dos concorrentes que adotaram um novo modelo do serviço oferecido e conquistou o público brasileiro, com suas passagens baratas. A empresa Varig teve oportunidade de mudar sua estratégia competitiva, mas devido à má administração, prevaleceu a ótica atrasada continuando a atuar como se estivesse no cenário do passado. Att: Rosângela Atroch / Fama N5 / 02.03.16

Unknown disse...

A Varig sempre foi um sonho de empresa, pois valorizou o público interno, um verdadeiro exemplo de administração de pessoas. Ao reconhecer as necessidades do funcionário e atendê-las torna o ambiente interno mais leve e satisfatório ao se trabalhar. A Varig realmente deixa saudades em muitos por sempre os surpreender com seus serviços e qualidade em todas as áreas e setores. Devemos selecionar e aprende com os melhores gestores para implantar uma forma de gestão mais adequada com o momento vivido dentro da empresa.
Laryssa Millena N5

Unknown disse...

Os erros dentro de suas dependências foram muitos, causados tanto pelos administradores, quanto pelos diretores da companhia. Analisando mais sobre isso, percebemos que o maior erro da gestão foi, não abrir os olhos para o futuro, deixando de agregar a economia globalizada na organização. Desta forma foi ficando para trás. Por exemplo: O fato de nos anos 1990 a Varig continuar a operar como se estiver nos anos de 1970 foi um dos maiores erros na gestão.
Flávio Teixeira N5

Unknown disse...

A Varig realmente foi uma empresa de grande porte, no entanto errou nos termos administrativos e evolutivos, onde os gestores não tomaram atitudes necessárias para acompanhar as diversas mudanças ocorrida no mercando, tanto na tecnológicas, quanto no crescimento dos concorrentes. Dessa forma ficou desatualizada, devido a falta de estratégias e alternativas na administração.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Interessante é que, um alemão viu no Brasil a possibilidade de crescer criando a Varig, empresa esta que se tornou a maior empresa de aviação das Américas, trazendo qualidade, levando segurança, requinte no preparo dos alimentos, sempre tendo cuidado em manter a qualidade de seus serviços, cada funcionário envolvido com o único pensamento, uma única voz, eles amavam o que faziam, ou seja, pessoas que gostam de pessoas, sempre se colocando no lugar do outro. Felizes foram aqueles que a conheceram e usufruíram de seus serviços, como ouvir as musica que mais gosta em uma viajem, ver filmes enquanto voa, isso significa mostrar que realmente a empresa Varig se preocupava com seus clientes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Foi de um sonho que nasceu a Varig,cumprindo seus objetivos como a praticidade,conforto,qualidade no atendimento e o menor tempo durante as viagens.infelizmente a má administração veio a causar sérios problemas a empresa.Ela se destacou entre as outras mas a má visão de futuro causou sua falência.
Thaís Barros N/5 FAMA

Unknown disse...

Era sim um sonho, por ser na época uma das maiores empresas e mais conhecidas companhias aéreas do mundo em excelência e satisfação dos funcionários e clientes. Mais infelizmente tornou-se um grande pesadelo após sua falência causando desemprego a muitos brasileiros, ficando apenas na história.Josiane N5 FAMA

Unknown disse...

Um sonho que depois de muita luta, se tornou realidade. Na época uma das maiores empresas de aviação, pela sua qualidade, segurança e conforto. Sabe qual seu diferencial, seu foco não era só o capital, era mais que isso: era conforto, competência técnica e segurança. E tudo isso para seus clientes e funcionários. Deixou um mistério com sua falência, deixou uma icognita. Talvez uma visão do futuro meio distorcida, ou errada mesmo, tenha causado isso. Mais o que temos agora é saudades, aos que conheceram, trabalharam, utilizaram dos serviços acredito que tenha muita coisa boa a falar.
Artur Gomes - N5

Unknown disse...

Varig, do sonho ao pesadelo.
A empresa que foi um dos maiores orgulhos nacionais, sinônimo de excelência, conforto,qualidade e gastronomia. Sonho para muitos que desejavam utilizar seus serviços, como também de muitos que almejavam trabalhar na mesma. Infelizmente em 2006 esse sonho se tornou em um "pesadelo".

Thiago Lima/N5

Carlos Anderval disse...

A Varig era uma referência Nacional em companhia área, Portanto sua gestão não acompanhou a evolução do mercado e não implementou ações no que fizeste seus clientes permanecer consumindo seus serviços. No entanto mas um sonho que foi embora , deixando pra trás varias família triste.
Carlos Anderval FAMA/N5

Unknown disse...

Um sonho que se tornou realidade, porem a sua administração lhe trouxe a um caminho não muito agradável. Ela não soube ficar lado a lado com a tecnologia e por isso deixando clientes que eram fieis, decepcionados. Ficou apenas lembranças.

Jaqueline Montenegro N5

Unknown disse...

A Varig realmente prestava um serviço de alta qualidade para seus clientes, porem não conseguiu acompanhar a evolução do mercado e deixou que a falta de administração terminasse com o sonho dos vários funcionários e clientes que acreditavam na Varig.

Carolina Mello N5

Unknown disse...

A Varig era considerada uma das melhores empresas de aviação civil, mas infelizmente os administradores não souberam dar a devida atenção aos seus concorrentes e as novas tecnologias que estavam surgindo na época, e acabaram perdendo espeço no mercado.