21 de set. de 2013

A MOBILIDADE URBANA

  Novamente,abordaremos a problemática da chamada "mobilidade urbana", isto é, a Logística Urbana, de entendimento mais amplo.
   Esse modismo de "mobilidade urbana" se tornou popular face aos eventos  internacionais que serão realizados em nosso país - a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - eventos esses que induziram os governantes nacionais na construção das chamadas "arenas",  em destaque na mídia, e que  pouco contribuirão para uma eficiente e eficaz Logística Urbana.
   No Diário de Pernambuco de 18/08/2013, na página C6 - vida urbana, foi publicada uma matéria intitulada "O legado da Copa para a mobilidade". Essa matéria da jornalista Tânia Passos faz alusão a "conclusão dos dois corredores de tráfego que dependem de obras  como  faixas de BRT* e terminais de integração". A matéria aborda ainda, as construções de viadutos e demais obras de infraestrutura viária, etc..
   Em 15/09/2013, o Diário de Pernambuco publicou na página C6 - vida urbana, a matéria intitulada "O desafio de ser intermodal", mostrando  a conclusão de um teste realizado com várias modalidades de locomoção no percurso entre a Praça da Independência, no bairro de Santo Antonio até o Shopping Recife, em Boa viagem, de aproximadamente, 9,5 Km. Na classificação final o ônibus ficou em penúltimo  e o carro em último lugares, de um total de  quinze modos de locomoção.
   Entretanto, no que pese a qualidade  das duas publicações, o cerne da questão não foi abordado que é a falta de um Planejamento Estratégico para a cidade do Recife, onde deveria ser incluido um Plano Diretor atualizado para o município de Recife. Nesse Plano, deveriam ser contemplados regulamentos e normas referentes às construções de imóveis residenciais( prédios ), nos bairros e ao longo dos principais corredores de tráfego.
   Considero debalde  os esforços para melhorar o trânsito urbano, sem um
Pano Diretor coerente com a geografia física de Recife e com a Logística Urbana, onde a mobilidade é um dos seus componentes.
   Em suma: Não adiantam medidas paliativas  para essa problemática da "mobilidade urbana". Na verdade, Recife  está se tornando uma cidade cruel para se habitar e ter uma boa qualidade de vida.
*BRT( Bus Rapid Transit ) - "Trânsito Rápido de Autocarros/ônibus) - Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas.

42 comentários:

Shirley Rodrigues disse...

Pra mim a mobilidade urbana ultimamente tá muito complicada no Recife,mas tenho fé que um dia tudo isso mude,e possamos sim ser felizes na nossa cidade.

Unknown disse...

Recife esta vivendo um verdadeiro caos na mobilidade urbana, certas obras e uma piada, tipo a da avenida conde da boa vista, quando passa um ciclista ou carroceiro na faixa de carros complicando o trânsito por completo, falta sim e vontade politica!

Unknown disse...

Também vale ressaltar a falta de velocidade na realização dessas obras, uma vez que são aprovadas e não realizadas em tempo abio. Os planejamentos são feitos (melhor, mal feitos) e ao invés de sociedade se adaptar as mudanças, pelo tempo que elas iram ser concluídas, as mudanças que iram ter que se adaptar com a sociedade.

Poliana Santos disse...

Esse é um tema bastante polêmico para os recifenses, pois estamos vivendo na pior época no que se diz respeito a Mobilidade Urbana, enfrentamos enormes engarrafamentos, os meios de transportes não comportam os cidadãos, além da falta de estrutura em nossa cidade... Precisamos de um plano de ação eficiente para melhorias em nossa cidade.

Anônimo disse...

Anderson nogueira N5
Sabemos que a mobilidade urbana é um problema mundial mais em Recife se tornou um colapso em certos horários,não temos ruas e avenidas adequadas para o grande numero de veículos, não temos um transporte publico de qualidade, e o mais grave é a falta de planejamento e Administração do dinheiro publico dos nossos governantes temos um grande exemplo que chama-se Via mangue.uma obra com falhas na sua implantação e depois de pronta será a obra com metro quadrado mais caro do Brasil.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É difícil entender a lentidão que são realizadas obras tão importantes e necessárias para nossa cidade. Infelizmente quem sofre com tudo isso somos nós que temos que pagar tão caro por nenhum resultado plausível.

Shyrlen Daher disse...

Recife está acostumado com um conceito incorreto para mobilidade urbana, onde utiliza-se obras de viadutos para diminuir o fluxo de veículos, ou terminais integrados para evitar a espera por transportes coletivos, porém o que se vê atualmente é o aumento do período em que passamos no engarrafamento e ônibus extremamente lotados, piorando assim a mobilidade na Região metropolitana do recife, é necessário obras de planejamento estratégico e utilização de novos meios de transporte como: marítimo e estações de metrô novas.

Douglas Bezerra disse...

Se não houver uma conscientização do governo do estado, prefeitura e da população a tendência é piorar. É necessário um novo planejamento onde possa estabelecer novas formas de tráfegos em nossa cidade, uma delas seria a utilização Rio Capibaribe que passa nos principais pontos do Recife. Podemos tomar como exemplos algumas cidades dos países Europeus que já utilizam este forma trafegar a muito tempo, amenizando o trânsito nas principais avenidas. Graças as oportunidades de financiamento de veículos automotivos e ciclomotores, no Recife tem se intensificado os congestionamentos gerando impaciência entre alguns condutores que acabam causando acidentes, um exemplo é o número de motos sem emplacamento conhecidas como "cinquentinhas" que sem nenhuma noção e educação do trânsito trafegam entre as principais vias de nossa cidade sem nenhuma vistoria por parte dos órgãos públicos.

Anônimo disse...

vffffff

Anônimo disse...

Rosane Maria N5
A mobilidade urbana prioriza a implementação de sistemas de transportes coletivos de qualidade, para melhorar o deslocamento dos cidadãos, porém não é o que estar ocorrendo em Pernambuco, a cidade estar um caos,engarrafamentos intermináveis, que também comprometem o trânsito, e as estão obras congeladas. Por outro lado estão sendo gastos milhões na preparação para copa.

Rosangela Maria N5 disse...

Rosangela Maria turma n5
falar sobre a mobilidade urbana do Recife remete a um grande estresse, os responsáveis por esses serviços demonstram um grande despreparo, com obras intermináveis e quando são concluídas apresentam defeitos trazendo transtornos para a população, o trânsito estar a cada dia um caos com engarrafamentos gigantescos que atrapalham o dia a dia das pessoas.

Cibelli Gonçalves disse...

Realmente a mobilidade urbana no Recife está um caos, são obras intermináveis que dificultam a vida do cidadão. Todo o projeto de melhoria para a cidade deve ser revisto.

Mauro Alves disse...

Falar da mobilidade urbana no Recife é algo extremamente desafiador, pois o grande problema é o crescimento da frota de veículos muito acima da população recifense.

Unknown disse...

É fato o problema da mobilidade urbana em Pernambuco,onde o dia a dia da população vira um caos devido ao trânsito e a má qualidade do transporte público. É um aspecto muito importante para o bom desenvolvimento de uma cidade e o governo implementa ações paliativas quando deveriam estruturar essas mudanças em ações estratégicas para a melhoria da qualidade de vida da população. O que falta realmente é planejamento e acima de tudo respeito ao povo.
Cláudia Rafealla N5

Unknown disse...

No contexto da implementação, há ainda a atuação de grupos externos à esfera governamental, que tiveram uma ação significativa a partir de grupos organizados, como os ciclistas, por exemplo. Também houve atuação direta de empresas relacionadas ao tema, como sindicatos patronais e de trabalhadores. De modo geral, esses e outros atores buscam se posicionar, participando de espaços de poder ou construindo outros, e exercendo em níveis diferenciados o seu poder sobre as políticas públicas. São esses espaços de influência sobre as políticas públicas que revelam seu desenvolvimento no contexto de uma gestão democrática. FAMA N-5

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Na minha opinião o grande problema da mobilidade urbana é ter um transporte público tão caotico que não estimula o cidadão, não há linhas suficientes, existe insegurança e desconforto e para completar a cidade está repleta de obras que vem se arrastando e nada de serem finalizadas, isso torna trânsito um verdadeiro caos

Rafaella e Ana disse...

O crescimento acelerado da capital trouxe novas necessidades para o sistema de transporte e trânsito. Assim, a modernização da infraestrutura de mobilidade é um desafio para a cidade e um dos maiores anseios de sua população, fazendo com que esperemos melhoras e boas condições de viagens. Mas sabemos que a cada dia isso vem piorando e sem prazos para a nossa melhoria.

Unknown disse...

Recife vivendo um caos! A mobilidade humana vem vivendo momentos cada dia mais difícil...Engarrafamentos, meios de transportes que não oferecem conforto nenhum para os seus usuários, avenidas e ruas que não comportam a quantidades de carros que nela trafega, enfim,uma desorganização!

Unknown disse...

Outro ponto que pode ser destacado é o crescimento da frota de veículos, que está muito acima do crescimento da população recifense e acaba agravando ainda mais o problema de mobilidade urbana, gerando um transtorno para que precisa locomover-se durante o dia para trabalho, faculdade; em termos de tempo perdido, poluição e acidente e investimento, que é de fato gigantesco. O problema do nosso estado e consequentemente quem administra o nosso país é querer "resolver" os problemas da cidade em pouco tempo, tentando mostrar um país que não somos. Com toda certeza esses projetos criados recentemente como a arena, viadutos, "metrô sobre rodas" entre outros só foram criados devido a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O que é mais impressionante é que o governo retira dinheiro milagrosamente para essas obras, mas falta em termos de saúde, moradia e educação, que são muitos mais importantes para a população brasileira.

Anônimo disse...

CAMILA FERNANDA: FAMA (N4)

A maior parte das pessoas que necessitam de uma boa mobilidade é o trabalhador brasileiro, que necessita utilizar o transporte público e as vias de acesso diariamente. O que acontece é que, com o crescimento da população, da maior oferta de carros e do "inchaço urbano", ter um carro atualmente não é mais um sinônimo de autonomia, velocidade e conforto, pois ficar parado num trânsito se tornou total perda de tempo e de qualidade de vida. Com as obras criadas para a sediar a Copa e as Olimpíadas, a mobilidade está piorando cada vez mais, pois junta a questão dos engarrafamentos diarios e as obras nas vias que são as principais para chegar ao centro, onde concentra-se o maior número de trabalhadores. É necessário incentivar a população a utilizar o transporte coletivo e deixar o carro em casa, e respeitar o espaço do pedestre, também necessitado de calçadas mais confortáveis e seguras, protegidas por sinalização, sem buracos ou qualquer tipo de obstáculo.

Anônimo disse...

Rafael Paulo - n4 / FAMA

As Obras que estão sendo implementadas à nossa cidade graças ao Início da Copa, que são intermináveis, junto com o trânsito que já era caótico, se tornaram uma das maiores dores de cabeça para a população. O acúmulos de veículos nas ruas e ocupação com essas obras nas principais vias da cidade vem gerando stress, acidentes e muita poluição, e tende a piorar nos próximos anos, caso não sejam adotadasm políticas mais eficientes. O problema agravou-se nas últimas décadas graças à concentração de pessoas nas cidades, à falta de planejamento urbano, aos incentivos à indústria automotora e ao maior poder de consumo das famílias. Isso é o que acontece quando o Estado não tem condições de oferecer melhores formas das pessoas se deslocarem das cidades.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acredito que o problema da mobilidade urbana no recife passa (ou engarrafa) na má condição do transporte público, em corredores que de fato priorizem os ônibus, na construção de ciclofaixas fixas e com segurança aos usuários.Deixando para população novas alternativas de deslocamento pela cidade.

LUCIANA COSTA disse...

EM MEIO A TANTOS TRANSTORNOS PRINCIPALMENTE EM NOSSA CIDADE RECIFE É VISÍVEL VER QUE ESTÃO DE REPENTE AS AUTORIDADES QUEREM MOSTRAR
QUE A CIDADE ESTÁ SE DESENVOLVENDO,MAS QUE NA VERDADE ELES QUEREM FAZER TUDO DE UMA VEZ SÓ SEM CIDADE ESTÁ ESTRUTURADA PARA REFORMAS E A MOBILIDADE URBANA ESTA CADA VEZ PIOR,PARA CADA PROJETO DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO A ESTRUTURA E MUITO PLANEJAMENTO-LUCIANA N5-FAMA

Unknown disse...

Robson Barbosa - Fama- Turma N5.
Com toda certeza, a mobilidade urbana em Pernambuco se tornou um caos. Com o grande crescimento de frota de veículos,transportes que não oferecendo conforto para população alem das obras intermináveis gerando com isso grandes engarrafamentos tornando a cidade um caos.

DINAR ALVES disse...

Na minha opinião a
mobilidade urbana no recife
tem muito a deseja,falta muito pra o recife melhorar,especialmente no transporte público.

Anônimo disse...

Clécia Melo N4
A mobilidade urbana é um grande problema em Recife com as obras interminávelde resultado de um conjunto de enormes engarrafamentos, onibus lotados e transformando num verdadeiro caos

Anônimo disse...

Yasmim Silva N4 Fama
A mobilidade urbana é um grande problema no recife pois ficou cade veis mas difícil andar no recife devido a grande quantidade de carros nas ruas com isso gera grandes engarrafamentos nos horários de mais movimentação que e pela manha que as pessoas estão indo trabalhar e principalmente a noite que as pessoas estão voltando do seu trabalho e muitas delas passam hora pra chegar em sua residencia.Alem de que esta piorando ainda mais esses engarrafamentos devido as obras que o governo esta fazendo em grande parte do recife.

Unknown disse...

Infelizmente a população esta pagando mais uma vez pela falta de compromisso dos nossos governantes com um caos terrível no transito. e uma verdadeira sacanagem o descaso que nossos governantes fazem conosco a mobilidade esta uma porcaria, transito em todos os lados nao estamos conseguindo locomover-se em bem em Recife e em outras cidades da RMR, mas obras estão sendo feitas para poder melhorar essa situação.

Unknown disse...

a mobilidade urbana não esta só ruim aqui em recife, mais em outras cidades de outros estados também, o que vai ficar melhor é as paradas fluviais, pois acho que vai desafogar um pouco os trânsitos de recife. gleice kelly N5

Unknown disse...

A mobilidade urbana é um problema serio para as grandes capitais. A principal saida seria na minha opinião o metro e trens. Porem Sao`Paulo que a maior capital da America, tem um pouco mais de 100 km de metro. Nova York, Toquio e Londres, tem mais de 400 km. Acontece que sem um tranporte publico descente, fica complicado

Unknown disse...


O caos que vemos no transito do recife, além dos problemas já citados, podemos atribuir o fato de tudo estar centralizado aqui, todos executam tudo aqui suas mias diversas atividades, desde uma consulta medica a uma simples compra em uma loja de departamento, desloca pessoas do interior ao centro do recife, essas pessoas tomam essa atitude acreditando que se ela não encontrar o que procura aqui não o encontrara em lugar algum, se faz necessário também que as empresas comecem a descentralizar seus pontos comercias indo atrás desse clientes, não fazendo com que eles busquem seus serviços e produtos em um único e especifico local. por exemplo se eu e tantas outras centenas de alunos que estuda na numa mesma instituição, não tivesse que que se deslocar de suas casas até especificamente o centro do recife, o quanto isso diminuiria o transito nos horários de pico?

Unknown disse...

Waldeane Nascimento disse...
A mobilidade urbana em Recife é um caos, onde sabemos que o transporte público não são de qualidade e temos que esta nos submetendo a trânsito horríveis, obras intermináveis, e nada muda. Não há um planejamento dos políticos e setores responsáveis bem realizado para mudar a situação da cidade.

Anônimo disse...

Raissa Cerqueira- N5 FAMA . É uma realidade nítida, o problema da mobilidade urbana. Em que os programas de Mobilidade Urbana promovidos pelo governo federal visam a fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e das ações estruturantes para o sistema de transporte coletivo urbano, apoiando a qualificação e ampliação de infraestrutura. E infelizmente, a população sofre, enfrentando obras constantes e resultados ineficientes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A mobilidade urbana sempre foi um dos problemas em Recife. Sempre houve um trânsito infernal e sabemos que os transporte público não é de boa qualidade e não que não é suficiente para toda a população, principalmente em horários de pico. A situação agravou ainda mais devido as obras para sediar a Copa de 2014, além de começar com bastante atraso, são intermináveis e a situação piorou,aumentando o engarrafamento, a lotação de transporte público e a falta de conforto,causando o maior caos na cidade.

Anônimo disse...

RUBENITA OLIVEIRA N-05
A mobilidade urbana exerce uma importante influência sobre a sociedade, pois permite o acesso ao trabalho e aos serviços públicos e privados. A falta de um plano de desenvolvimento urbano é um problema que causa a concentração desordenada de pessoas nas grandes cidades e o prolongamento do tempo e distância dos trajetos usuais, o que cria a necessidade de qualificar as prioridades econômicas, sociais e culturais relativas ao espaço populoso. Afinal, o transporte público deveria funcionar como um meio facilitador e acessível à população.


MARCONE GOMES DE VASCONCELOS disse...

A vida no grande recife tem se tornado cada dia mais difícil. Os projetos de governo que visam à mobilidade urbana tem movimentado bastante o dia-a-dia. É difícil pensar em um Brasil com meio de transporte público de qualidade, além de atividades culturais voltadas à melhoria de qualidade de vida porque esse talvez nunca tenha sido o objetivo da política brasileira.

Anônimo disse...

Nossa população sofre todos os dias com esse problema, a MOBILIDADE URBANA em nosso país é um assunto sério e que deve ser tratado como uma das prioridades para mudar esse caos que encontramos todos os dias, os governantes falam muito sobre esse problema, mas isso é a flata de planejamento dos governos passados e a politicagem, que se utilizam desse tema para camnpanhas políticas. Com a chegada dos eventos como COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS, o nosso país esta passando pela "prova de fogo", pois exige paciência da população devido as obras de ultima hora nas ruas, a falta ainda de transportes alternativos para desafogar o trânsito e entre outros problemas.

PAULA SOUZA
FAMA - TURMA N5