12 de nov. de 2011

Varig , você faz falta ...


     COMO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS TENHO A CONSCIÊNCIA QUE AS ORGANIZAÇÕES  SÃO CRIADAS POR SÊRES HUMANOS , QUE TÊM UM CICLO DE VIDA EFÉMERO, CONSEQUENTEMENTE, AS  EMPRESAS ACOMPANHAM ESSE CICLO. ENTRETANTO, APRENDI QUE ,TODO SISTEMA TENDE AO DESGASTE ATRAVÉS DO FENÔMENO DA ENTROPIA  MAS, ESSE DESGASTE PODE SER COMBATIDO UTILIZANDO-SE DE TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS,  OBJETIVANDO A INOVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS DAS EMPRESAS, ISTO É, FAZENDO A ENTROPIA NEGATIVA.
     COMPETE AOS ADMINISTRADORES DINÂNICOS E SENSÍVEIS, FAZEREM COM QUE AS EMPRESAS TENHAM SOBREVIDAS QUE TRANSCENDAM GERAÇÕES , PORQUE  ELAS FAZEM PARTE DA SOCIEDADE QUE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA.
     INFELIZMNTE, NOSSOS DIRIGENTES, COM RARAS EXCESSÕES, TÊM  OBJETIVOS LIMITADOS  E  NÃO  VISUALIZAM  O  FUTURO  DAS  EMPRESAS/ORGANIZAÇÕES, DESCOMPROMETIDOS COM  O TREINAMENTO  DE  EQUIPES  MULTIDISCIPLINARES, QUE SÃO  O  MAIOR  PATRIMÔNIO  DAS  EMPRESAS  DO  PRESENTE/FUTURO.
     AS EMPRESAS AÉREAS TÊM UM SIMBOLISMO,UMA MÍSTICA, MAIS PAUPÁVEL, MAIS SENSÍVEL A NOSSA ALMA. AS DECOLAGENS, AS ATERRIZAGENS, O CÉU AZUL, AS NUVENS, O VÔO EM SI, E TODO ESSE ENCANTO, PENETRAM NO ÂMAGO  DAQUELES QUE,TRABALHARAM E TRABALHAM  NAS ORGANIZAÇÕES  COM  DEDICAÇÃO  E DESPRENDIMENTO. OS  AUTÊNTICOS ADMINISTRADORES DE EMPRESAS, SABEM O GRANDE SIGNIFICADO QUE UMA ORGANIZAÇÃO TEM  PARA   O  CENÁRIO  ECONÔMICO E SOCIAL  DE  UMA  NAÇÃO.

22 comentários:

Paula Fernanda disse...

As organizações são criadas e gerenciadas por pessoas que têm que tomar decisões e não tomam, e quando isso chega acontecer nem sempre a decisão é correta. Muitos dirigentes sem ética, e sem visão de futuro, se preocupam apenas com eles mesmos e neste caso, acabou colocando uma das maiores empresas de voos nacionais e internacionais em decadência por não ter feito a entropia negativa...

Glauce Carvalho disse...

A incompetência e más gestões seguidas de mas gestões, acabaram com uma empresa tão grande como foi a Varig. Aqueles aviões DC-10 com a pintura bem antiga, foram um dos aviões mais bonitos de toda a frota que a Varig já teve.

Não sobrou nada...

Varig, você faz falta...

GC 1 N

REGINA BEZERRA disse...

DECORRENTE DA FALTA DE ATITUDES DOS GESTORES DA VARING E OUTROS FATORES FOI QUE VEIO A FALIR UMA DAS MAIORES EMPRESA AERIA. SE TIVESSEM ELES INOVADO,PROCURADO DE ADAPTAR AS SITUAÇOES EXISTENTE NA EPOCA NO MEIO DE UM MERCADO TAO COMPETITIVO PODERIAM TE EVITADO GRANDIOSA CATASTROFE.

REGINA BEZERRA GC1

REGINA BEZERRA disse...

DECORRENTE DA FALTA DE ATITUDES DOS GESTORES DA VARING E OUTROS FATORES FOI QUE VEIO A FALIR UMA DAS MAIORES EMPRESA AERIA. SE TIVESSEM ELES INOVADO,PROCURADO DE ADAPTAR AS SITUAÇOES EXISTENTE NA EPOCA NO MEIO DE UM MERCADO TAO COMPETITIVO PODERIAM TE EVITADO GRANDIOSA CATASTROFE.

Anônimo disse...

Uma empresa que busca crescer e continuar no mercado, precisa ter potencial de enxergar tendências, investir no novo e motivar a equipe. Uma equipe motivada se une, em pró de um bem comum. O funcionário tem que ter a ciência de que – se a empresa em que trabalha cresce, ele cresce também. Isto é fundamental para o desenvolvimento. Thiago Guimarães GC 1N

Unknown disse...

A Administração de uma organização é o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar tanto os objetivos da instituição, quanto de seus membros, sendo que os objetivos somente são alcançados por meio de ações coordenadas. Em vista disto, sobrevivem as empresas que têm a capacidade de reagir aos desafios provocados pelas mudanças ambientais, transformando-se para manterem-se competitivas nos seus setores de atuação. Mas para que isso seja posto em prática com assertividade, é necessário um bom gestor que tenha em vista sua integração, crescimento e desenvolvimento à medida que as necessidades e oportunidades mudam, tornando-se capazes de apresentar um desempenho em equipe e comprometidos com os objetivos, missão e valores organizacional. Sendo assim a empresa deve ser capazes de mudar de direção rapidamente em território incerto, reagindo às mudanças de mercado, concorrência e necessidades dos clientes. Porém, não basta só participar da corrida para o futuro com novas organizações, é necessário ter uma visão de onde queremos estar amanhã, para onde vamos e que direção tomar hoje para chegar lá sem problemas. Porque, sem planejamento, sem uma visão, pode-se acabar vagando sem rumo para o futuro, perdendo oportunidades e tropeçando em crises. Att: Rosângela Atroch N5 / 29.02.16

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Através do vídeo, percebi a importância e o tamanho da satisfação dos funcionários para com a Empresa Varig. Ela foi uma empresa que servia as pessoas com qualidade e ótimos serviços, com o passar dos anos sofreu diversas variações em suas economias. Um bom administrador, percebe as necessidades da empresa e faz de tudo para recuperar o seu bem(mesmo que não seja seu). Nas empresas privadas trabalhamos para manter a empresa bem no mercado, foi assim com os funcionários da Varig, e por diversos fatores realizaram suas tarefas com satisfação.
Sendo assim, faça o que você é apaixonado a fazer, faça o seu melhor independente da posição/função.
Laryssa Millena N5

Unknown disse...

Realmente tivemos uma grande empresa no Brasil, Mas infelizmente a falta de visão do futuro seguida da incompetência dos órgãos deu fim a Varig. Até hoje sofremos com problemas relacionados a administração das grandes empresas no Brasil... muita corrupção! A Varig que nos deu tanta alegria nas prestações de seus serviços, foi uma vítima da falência programada.
Flávio Teixeira N5

Unknown disse...

É lamentável ver como uma das empresas mais antigas de aviação Brasileira, que durante muitos anos sobreviveu no mercado competitivo, enfrentando varias dificuldades e ate mesmo processos judiciais teve o fim tão dramático. Nunca viajei de avião, mas tenho uma lembrança que marcou minha mente, assistindo ao jornal na TV no ano de 2006, vi milhares de funcionários reunidos no aeroporto chorando pelo fim da empresa que durante tantos anos vestiram a camisa da mesma, e perceber que o próprio governo não teve a coragem de lutar por um patrimônio que um dia foi nosso.

Unknown disse...

A Varig cresceu e ocupou seu lugar dentre as melhores empresas aéreas,mas foi difícil se manter por muito tempo.Ela tinha tudo para permanecer e liderar,porem não teve uma base sustentável diante das mudanças ocorridas ao longo do tempo.O que antes era a alegria por parte de muitos funcionários e clientes,hoje se tornou saudade para quem um dia pode desfrutar de seus serviços.É Varig você faz muita falta.
Thaís Barros N5/FAMA

Unknown disse...

A Varig foi a primeira companhia aérea do brasil. Acredito que na época fazer parte desta empresa era um verdadeiro orgulho. Mais infelizmente Não se podia imaginar que este céu azul passaria, para mergulhar em nuvens negras e com turbulências severas devido às más administrações, com a total carência administrativa e com a ganância do maléfico corporativismo, a estrutura da empresa foi-se corroendo e o que era bom passou a ser retrogrado, e ficou evidente, que o descaso levaria a empresa ao caos até porque havia a competitividade acirrada. Infelizmente perdemos uma das melhores empresas que deu tanta alegria beneficiando tanto os trabalhadores da Varig quando os clientes que saiam satisfeitos.

Unknown disse...

É possível ver o quanto está empresa lutou para chegar ao topo, chegar a ser uma das melhores empresas de aviação do Brasil. É bonito ver uma massa de funcionários que vestiam a camisa de sua empresa e quando ela chegou ao fim entraram em prantos e pelo que noto não por ficar desempregado mais por amar a empresa, por gostar do seu trabalho ali naquele local, e ela chega ao fim. O motivo real de seu fim ainda não cheguei a está conclusão mais vejo o quanto faz falta uma empresa assim nos tempos de hoje. Como queria ter conhecido mais dela e poder ter um contato com ela, despertou esse desejo em mim, no período de seu fim ainda era uma criança não tenho muitas lembranças, mais lembro desse nome forte que ela carrega e que mostra que não é só um nome, é bem mais que isso.
Artur Gomes - N5

Anônimo disse...

A gestão e o gestor só evolui quando solucionam os problemas de uma organização ou empresa,Portanto é lamentável o que fizeram com a Varig, deixando varias família desempregadas,um dos fatores que fez com que a Varig abriu falência foi a má gestão dos administradores. Diante do cenário ocorrido com a Varig, para se resgatar a companhia, deveriam se fazer um planejamento de acordo com a realidade da empresa, reduzindo custos e despesas.
Carlos Anderval N5/FAMA

Carlos Anderval disse...

A gestão e o gestor só evolui quando solucionam os problemas de uma organização ou empresa,Portanto é lamentável o que fizeram com a Varig, deixando varias família desempregadas,um dos fatores que fez com que a Varig abriu falência foi a má gestão dos administradores. Diante do cenário ocorrido com a Varig, para se resgatar a companhia, deveriam se fazer um planejamento de acordo com a realidade da empresa, reduzindo custos e despesas.
Carlos Anderval N5/FAMA

Unknown disse...

É impossível falar de aviação e não associarmos a "Varig". Pois, foi uma empresa que tínhamos como referência em aviação. O conforto, qualidade e segurança era um diferencial. Todos os funcionários trabalhavam motivados e sentiam realmente orgulho de fazer parte desse time. Mas, infelizmente a gestão pública influenciou bastante no declínio da "Varig" que hoje nos faz muita falta.

Thiago Lima/N5

Unknown disse...

Foi uma empresa muito bem conceituada,mais perdemos uma das melhores empresas pois é necessário ter uma visão de onde queremos estar amanhã, para onde vamos e que direção tomar hoje para chegar lá sem problemas,infelizmente não foi isso que aconteceu com a Varig.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A falta de organização, é o retrato de empresas maus sucedidas. A Varing era uma empresa grande, de forte índice no mercado, porem pela falta de competência dos gestores, fez com que isso acontecesse, o povo sentir saudades. Uma empresa de qualidade, de referencia, e que foi esquecida e removida do mercado por culpa da gestão

Jaqueline Montenegro N5

Unknown disse...

As organizações são criadas e gerenciadas por pessoas, que deveriam tomar decisões coerentes e muitas vezes não as tomam, fazendo com que a falta de ética prejudique uma grandes empresas, como ocorreu com a VARIG.
Uma empresa com muito sucesso e uma marca grande no mercado, veio falir prejudicando vários trabalhadores que perderam seus empregos e viram uma grande empresa fechar as portas.

Carolina Mello N5

Unknown disse...

A empresa VARIG infelizmente não soube se adequar as mudanças do mundo assim foi ficando para traz e sendo sugada pelas inovações, se caso tivesse administradores com uma visão melhor de futuro poderiam estar até hoje no mercado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.