16 de out. de 2011

Ipea realiza estudo sobre a malha ferroviária brasileira

O grande problema dos transportes no Brasil é que não existe um Planejamento Estratégico Nacional, enquadrando a ferrovia no mesmo nivel dos modais rodoviário e marítimo. O Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, como o próprio nome, é um programa, e não um planejamento estratégico que tem uma abrangência de longo prazo. Portanto, resolve em parte o problema ferroviário mas, esrá longe de atender a nossa realidade territorial.
Observação:Vejam todos os vídeos desta postagem pois,  se constituem em  bom material para pesquisa, como também, mostra a grande importância de um sistema ferroviário para o desenvolviment sócio-econômico de um país.

19 comentários:

DINAR ALVES disse...

O sistema ferroviário é para o desenvolvimento do país.Porém não é o estamos vendo acho que o governo tem que investir mais

Anônimo disse...

O transporte ferroviário no Brasil é extremamente carente de investimentos, seja de manutenção ou de aquisição. São poucos os números existentes, e para aqueles que já se encontram em curso, percebe-se um grande défict na qualidade do transporte. A dificuldade de acesso, em relação aos outros meios, também culmina neste baixo índice de procura, muito embora a malha ferroviária comporte grandes quantidades e com um custo abaixo dos demais. [Luciana N7]

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O transporte ferroviário no Brasil é bastante antigo.
Falta investimentos,causando principalmente,má qualidade no transporte.

Heber JUDSON disse...

As ferrovias seria o meio de transporte ideal para ser utilizado no Brasil, pois no país existem a predominância de terrenos baixos e relativamente planos e as grandes distâncias a serem percorridas. Só que infelizmente aqui no Brasil, o sistema ferroviário é desorganizado e eternamente inacabado. Aí olhamos para as estradas do país e nos deparamos com rodovias cheias de buracos. Com o sistema ferroviário diminuiria o valor final da mercadoria, porque o frete seria bem mais barato.

http://gestorcritico.blogspot.com.br/

Unknown disse...

A Malha ferroviária no Brasil é de fato bastante desvalorizado no nosso pais,segundo o estudo do IPEA,eles diagnosticaram que a nossa malha ferroviária esta abaixo do desejável,o que não nos surpreender,apeasr do volume da demanda por transportes ferroviários ter aumentado,não melhorou em nada nossas ferrovias.Vamos esperar que o governo cumpra o que diz no PAC, que prometem investir mais dinheiro para adequar e melhorar a infraestrutura de nossas ferrovias.Enquanto houver promessas,haverá esperanças.

Unknown disse...

Volto ao mesmo comentário que fiz sobre o texto "Sistema Ferroviário Brasileiro".
Reitero, o custo de produção de uma malha ferroviária é muito alta e o retorno financeiro muito baixo, como podemos perceber no video.

Marcos Paulo Correia disse...

Mais uma vez fica claro a falta de planejamento que há no Brasil em relação aos modais de transporte, especialmente ao ferroviário. É mais do que necessário que urgentemente o Brasil desenvolva um planejamento estratégico que aborde de forma séria as deficiências logísticas, que não são poucas, afim de sanar os problemas existentes. Pensar no transporte com os modais cooperando de forma integrada é o melhor caminho.

fabian felix disse...

O transporte ferroviário no Brasil anda sem incentivos, caso fosse efetivados como meio principal para adequação de uma logica eficiente tínhamos como fatores de sobra para poder optar por esses meio de transporte tais com: grande capacidade de carga, adequado a grandes distâncias, elevada eficiência energética, alto custo de implantação, baixo custo de transporte e Baixo custo de manutenção.

aluno fabian felix
turma n6

Unknown disse...

Mais uma vez, é abordado o sistema de transporte ferroviário do Brasil, no qual necessita de investimentos e melhor adequação de sua malha, cujo é de grande importância para o transporte de longas distancias e alta capacidade de carga.

Francielly Braga n6 disse...

Infelizmente o transporte ferroviário do Brasil não é valorizado, isso acaba causando um alto custo nas distribuições de produtos já que os produtores optam pelas rodovias.

Unknown disse...

A utilização de hidrovias e cabotagem é considerada uma melhor opção,quando disponível, que a implantação de uma ferrovia
Assume-se que sempre será necessário implantar rodovias nas regiões candidatas à implantação de uma ferrovia, para a movimentação de pessoas e cargas não adequadas ao transporte ferroviário
Desta forma, se não há volume de carga que justifique uma ferrovia, propõe-se a construção apenas da rodovia, cuja capacidade será suficiente para o transporte, e garantindo o acesso ao transporte regional na região.
Tem que se fazer subtilização de alguns trechos recuperando e ampliaram á capacidade.
A construção da via é o maior custo da ferrovia
Necessário grande volume de carga para viabilizar, Região atendida por ferrovia não prescinde da rodovia,Investimentos públicos para ampliar a malha,Planejamento integrado multimodal necessária priorização entre os projetos ferroviários.

Unknown disse...

o nosso transporte ferroviário esta precisando de investimento, manutenção. Sabemos sim que é um investimento grande mais os resultados viram a curto ou alongo prazo.

Unknown disse...

A malha ferroviaria do Brasil é muito precaria,velha,pequena em relação ao tamanha do Brasil,paises bem menores conseguem possuir uma malhar bem maior que a nossa.
Hoje temos melhorias,mais mesmo assim deixa a desejar.

Anônimo disse...

O Transporte Ferroviário do Brasil é muito antigo. O país precisa em carater de urgência desenvolver um planejamento estratégico, para identificar as deficiência logísticas existentes e tentar solucionar os problemas. Como um país que busca crescimento pode ter uma ferrovia acabada, velha e precária.

Gabriela Regina
N6

Flávio Bonifácio disse...

A Pesquisa do IPEA é de 2010, porém continua atual e traz como resultado aquilo que, para nós, já está mais do que claro: existe espaço para que o transporte de carga seja feito por trens, mas é preciso investimento no setor. Porque não dá para utilizar as ferroviárias que estão sem manutenção, é preciso investir nelas!!

Unknown disse...

O transporte de carga por rodovias, só faz aumentar os preços dos produtos. O mercado tem o espaço para as ferrovias, o mercado mostra essa carência e o governo não tem a coragem de fazer o investimento necessário para que a evolução do escoamento de produtos no País aconteça.

Unknown disse...

Falta investimento atrativo nas nossas ferrovias que vem sendo sucateada e assim dificultando um dos melhores transportes do nosso país na atualidade. Não adianta estudar nossa malha e o investimento não acontecer pois assim os números só tende a piorar.