assim, uma sigla/logotipo de uma empresa pode deixar uma marca indelével no espírito do ser humano, e a REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S/A-RFFSA foi essa empresa, deixando a sua marca cravada indelevelmente no coração e na mente de brasileiros e funcionários, como uma empresa que soube dignificar o trabalho ferroviário , o companheirismo, a amizade e a dedicação dos seus funcionários e colaboradores. A RFFSA representou um marco no transporte ferroviário de passageiros e cargas do país, e ainda mantem uma ténue imagem através das empresas ferroviárias que a sucederam.
WARREN G. BENNIS já dizia: "O desenvolvimento organizacional é uma maneira de agir que capacita a Administração a passar a dispor de mais conscientização no que se refere à inovação e à revitalização de modo que respostas novas e mais inovadoras passem a ser desenvolvidas pelas organizações que irão se defrontar com a extraordinária turbulência das próximas décadas."
Sendo assim, todas a empresas/organizações sofrem um processo de desgaste e envelhecimento, necessitando de fazer a chamada entropia negativa, desenvolvendo a organização objetivando a inovação e a revitalização. Processo que, infelizmente, não ocorreu com a RFFSA, fato esse agravado pela politicagem e corporativismo enraizado dentro da empresa.
Apesar de tudo, o ferroviarismo continua vivo e perene dentro de mim e dos autênticos ferroviários do Brasil.
Enio José Barbosa Garrett
Administrador-CRA 410
Nenhum comentário:
Postar um comentário