16 de abr. de 2013

O PROBLEMA DA MOBILIDADE URBANA

O  modismo da atualidade em todo o Brasil e , em particular , no Estado de Pernambuco, é a mobilidade urbana. Os nossos governantes só agora se preocuparam com esse assunto, em vista dos futuros eventos internacionais que serão realizados no território brasileiro, como: a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo de Futebol, em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Isto demonstra que os nossos governantes, em qualquer esfera de governo -  municipal ,estadual ou federal -  não têm preocupações com o futuro da sociedade brasileira. O Planejamento Estratégico nunca foi  e nunca será prioridade dos governos pois, a maioria dos políticos e politiqueiros deste país, administram no imediatismo para angariar votos da maioria inculta da nação. O tema em epígrafe é um exemplo patente desta minha assertiva.  A chamada mobilidade urbana que eles vivem aos quatro cantos do pais falando e tomando medidas paliativas, nada mais é  do que  a Logística Urbana que deve ser encarada com seriedade e profundidade pois, repercutirá nas gerações futuras do  país. Portanto, para se elaborar um projeto de Logística urbana é necessário elaborar um Planejamento Estratégico levando em conta as realidades regionais, bem como, tomar decisões técnicas, políticas e administrativas  honestas .  sem coluio com as empreiteiras  que estão tornando a vida urbana das principais cidades brasileiras num verdeiro inferno, com uma qualidade de vida  inferior aos países de primeiro mundo. Não se pode falar em mobilidade urbana  em Recife, permitindo  desregradas   construções de prédios e mais prédios em Recife e Região Metropolitana. Então, não adiantam construirem  viadutos, túneis  e passarelas  pois , essas ações são meramente paliativas. Acabaram praticamente, com a vida urbana do Pina , de Boa Viagem, de Piedade e de vários bairros . A propina é muito grande  e a ganância para cargos eletivos é maior ainda.  Esses pseudos líderes de hoje, estão preocupados em  se elegerem para outro mandato pois, usam o assistencialismo e o paternalismo para isso.
 Em resumo: A mobilidade urbana, isto é, a Logística urbana deveria ser implementada através de um Planejamento Estratégico e criar condições estruturais para que a sociedade de hoje e do futuro tenham uma vida urbana digna e saudável.

8 comentários:

Unknown disse...

As pessoas que leram este assunto e tem uma mente aberta, certamente concordam com todos os aspectos abordado pelo Professor Enio, ainda vou mais além, nossos políticos só importam-se com os votos que possam ser capturados das pessoas para seu próprio benefício, utilizando todos os subterfúgios para enganar a população e assim garantir o seu emprego através do sofrimento das pessoas menos esclarecida e mais necessitada.
Júlio Campos Neto
Aluno da Fama GC01 noite

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

STEFHANY FURUYA DA SILVA


O PROBLEMA DA MOBILIDADE URBANA

Professor Enio, concordo com todos os assunto citados, penso que nosso país possa ter uma melhoria de vida e os nossos representantes governamentais invista ou conclua o prometido com projetos bem elaborados, que possamos ter um retorno de crescimento e não de egoísmo e sofrimento.

DESCRIÇÃO:

STEFHANY FURUYA DA SILVA
N6 ENIO GARRETT

DINAR ALVES disse...

O PROBLEMA DA MOBILIDADE URBANA
A CULPA É DOS NOSSOS GOVERNANTES QUE SÓ PESSAM NELES E SE ESQUECEM DO POVO QUE TANTO PRECISA

Anônimo disse...

O problema da Mobilidade urbana, está presente em todas as grandes capitais do Brasil. Problema gerado por um Governo que só se preocupou em mostrar que o brasileiro passou a ter maior poder aquisitivo,facilitando e dando a possibilidade de todos terem o seu veículo particular,sem se preocupar em criar novas vias, ou seja, temos mais veículos na rua, e com o mesmo número de vias, e por sinal, vias mal estruturas e mal conservadas.

Anônimo disse...

O problema da Mobilidade urbana, está presente em todas as grandes capitais do Brasil. Problema gerado por um Governo que só se preocupou em mostrar que o brasileiro passou a ter maior poder aquisitivo,facilitando e dando a possibilidade de todos terem o seu veículo particular,sem se preocupar em criar novas vias, ou seja, temos mais veículos na rua, e com o mesmo número de vias, e por sinal, vias mal estruturas e mal conservadas.

MARYCLEIDE MACIEL MONTEIRO
FAMA ADM N5

Unknown disse...


O caos que vemos no transito do recife, além dos problemas já citados, podemos atribuir o fato de tudo estar centralizado aqui, todos executam tudo aqui suas mias diversas atividades, desde uma consulta medica a uma simples compra em uma loja de departamento, desloca pessoas do interior ao centro do recife, essas pessoas tomam essa atitude acreditando que se ela não encontrar o que procura aqui não o encontrara em lugar algum, se faz necessário também que as empresas comecem a descentralizar seus pontos comercias indo atrás desse clientes, não fazendo com que eles busquem seus serviços e produtos em um único e especifico local. por exemplo se eu e tantas outras centenas de alunos que estuda na numa mesma instituição, não tivesse que que se deslocar de suas casas até especificamente o centro do recife, o quanto isso diminuiria o transito nos horários de pico?

Unknown disse...

Em nosso País é muito difícil discutir esse assunto, pois se trata de um problema generalizado, onde não se tem o controle de nada. Nosso País é muito extenso e como ainda temos tanto problema com mobilidade urbana, como temos índices diários de qual o estado possui o maior congestionamento. A falta de pessoas qualificadas...mas não só pessoas, mais os POLÍTICOS que colocamos para administrar nosso País, que por sinal não são administradores em sua grande maioria, são "cidadãos comuns", vereadores, prefeitos, governadores e etc. A falta de planejamento, e pequisa de modelos praticados em Países de primeiro mundo dificulta ainda mais a solução para a mobilidade urbana... e como vai ser daqui a 10 anos, rodizio....metrô...estradas.. será que um dia conseguiremos sair de casa para o trabalho?